18/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor (a),
É bastante freqüente observarmos nas produções de textos iniciais das crianças a escrita de verbos no infinitivo sem o R no final (escrever, ler, desenhar). Estamos usando a categoria gramatical “verbos no infinitivo” para identificar para o professor o tipo de erro que a criança comete quando deixa de escrever o R final nesses casos. Desde já, ressaltamos que não se trata de ensinar aos alunos dos anos iniciais categorias de palavras ou gramática; todo o trabalho pode ser desenvolvido sem que seja necessário usar as palavras verbo no infinitivo.
Quando o aluno deixa de grafar o R final nos verbos no infinitivo, ele está cometendo um erro ao estabelecer a relação entre fonema e grafema de natureza regular, do tipo morfológico. A partir desta compreensão, podemos elaborar propostas didáticas que promovam a conscientização, por parte do aluno, desta relação entre som e letra.
Outro aspecto que concorre para esse tipo de erro é a relação entre a oralidade e a escrita. Em algumas variedades lingüísticas, os falantes não pronunciam o R final ( Eu vou “escrevê” uma carta.) e isto leva os alunos a escreverem da forma como falam.
Uma das estratégias para que os alunos tomem consciência da diferença entre grafar verbos no infinitivo (Eu gosto de desenhar.) e na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo (Ele desenha carros e aviões.) é desenvolver atividades que promovam a observação dos aspectos fonológicos, como por exemplo a tonicidade das palavras. Os alunos podem ser incentivados a pensar qual é a sílaba forte da palavra, trabalhando primeiro oralmente.
Após essa etapa, pode-se contrastar com a escrita, escrevendo no quadro, ou solicitando às crianças que escrevam as palavras e questionar a escrita, caso tenham deixado de grafar o R final. Algumas perguntas podem ser feitas: As palavras são iguais? Elas podem ser escritas iguais? De que maneira falamos? Quando falamos vocês pronunciam o R? De que maneira escrevemos? Se escrevermos da mesma maneira, o leitor do nosso texto saberá exatamente qual palavra tínhamos em mente ou ele terá dúvidas? O que podemos fazer para saber quando devemos escrever a palavra com ou sem o R?
Você pode solicitar aos alunos que digam coisas que eles gostam de fazer e registrar no quadro. Seguem abaixo alguns exemplos de palavras para análise na escrita.
Atividade 1
O que acontece com as palavras abaixo quando retiramos a última letra?
BRINCAR BRINCA
NADAR ____________
CORRER ____________
DANÇAR ____________
PEGAR ____________
ESCONDER ____________
PULAR ____________
Em relação à palavra, é importante chamar atenção para o que muda, ou seja, a alteração na quantidade de letras da palavra e da tonicidade (BRINCAR / BRINCA). Ampliando a análise da palavra para o contexto de uso na frase, pode-se solicitar aos alunos que façam frases com cada um dos pares de palavras apresentados na atividade acima.
Outra possibilidade é apresentar aos alunos um texto, produzido ou não pelos alunos da turma, para que façam a revisão deste aspecto. Também pode-se trabalhar com um “texto lacunado”, como será apresentado a seguir. Esta é uma forma de se trabalhar os aspectos relativos ao sistema de escrita em contextos significativos e de uso real: ler para aprender uma brincadeira.
O texto abaixo pode ser apresentado aos alunos para que, em primeiro lugar leiam e preencham as lacunas com as palavras (esconde/ esconder), fazendo o exercício dos aspectos trabalhados nesta aula. Em seguida, é importante propiciar às crianças a reflexão sobre o que orientou a opção por uma ou outra palavra e propor a formulação da uma regra de uso. E finalmente, BRINCAR!!
Atividade 2
Texto
Complete o texto abaixo usando as palavras esconde ou esconder.
Esconde-esconde sardinha
Origem: Santana do Parnaíba (SP)
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Jeito de brincar:
Uma pessoa se _____________ e todas as outras a procuram.
Sempre que alguém achar a criança que está escondida, tem que se _____________ junto dela.
A brincadeira acaba quando todos encontram o escondido.
Quem encontrou primeiro pode se _____________na próxima rodada.
http://www1.folha.uol.com. br/folha/treinamento/mapadobrincar/
Atividade 3
Encontre no Caça-palavras abaixo o “nome de coisas” que podemos fazer na escola. Depois escreva as palavras que você encontrou.
ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.
O professor poderá realizar ditados de pequenos textos em que apareçam os dois casos trabalhados (verbos no infinitivo e verbos na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo).
Cinco estrelas 2 classificações
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24/06/2013
Cinco estrelasamei :)
14/04/2013
Cinco estrelasAula eficiente, metodologia excelente! Além disso, a orientação ao professor foi um carinho a mais, que merece ser destacado.