25/02/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Olá, professor!
Uma aula antes de trabalhar este assunto solicite que os alunos façam, em duplas, o seguinte experimento em casa:
Materiais necessários: um saco plástico (leve) e 1 secador de cabelo.
O que e como fazer:
1- Ligue o secador
2- Abra o saco plástico e o coloque sobre o secador, enchendo o saco com ar (siga o próximo passo, realizando duas vezes, primeiro com ar frio e depois com ar quente)
3- Desligue o secador e solte o saco plástico (peça ajuda a um amigo para segurar e desligar o secador enquanto você segura o saco plástico).
4- Além de usar ar frio e quente realize este experimento em um espaço fechado e em um ambiente aberto.
Que anotações realizar:
Em qual dos dois espaços (espaço fechado e ambiente aberto) o saco subiu mais? E com qual tipo de ar subiu mais?
Apresente nesse momento as considerações téoricas do tema partindo das respostas trazidas pelos alunos sobre o experimento.
Quando aquecemos o ar no interior do saco de plástico ou de um balão, estamos dilatando o ar (massa gasosa) que se encontra dentro do balão. A dilatação dessa massa gasosa aquecida costuma ser usada para fazer um balão subir na atmosfera. Parte do ar aquecido escapa e o ar que fica dentro do balão tem sua densidade reduzida, logo, o ar de fora é mais denso que o ar de dentro do balão e nestas condições o empuxo sobre o balão é maior que seu peso, fazendo com que ele suba na atmosfera.
No caso dos balões utilizados na modalidade esportiva de balonismo, a temperatura do ar interno do balão é regulada, fazendo com que o balão suba ou desça conforme deseja o piloto/operador.
Um outro gás, além do ar, que também é utilizado para encher balões, é o hidrogênio, embora o hélio (mais caro e pesado) seja melhor pois, não possui características de combustível e oferece menos perigo que o hidrogênio.
Até que altura sobe um balão?
Um balão não sobe até o ponto máximo da atmosfera porque o ar em maiores altitures se torna mais denso, agindo como se anulasse o empuxo, pois o ar de dentro e fora do balão se tornam de igual peso, desta forma o balão não alcança o topo da atmosfera.
Assista com os alunos ao seguinte vídeo de aproximadamente seis minutos com o título: O mundo que não vemos: como se comporta o ar?
Professor, se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de informática, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
Para revisarmos os conteúdos trabalhados solicite aos alunos que em duplas realizem a atividade proposta no seguinte recurso:
Nome | Tipo |
---|---|
O balão | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 classificações
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04/10/2010
Cinco estrelasGostei muito. Muita criatividade na elaboração.
24/03/2010
Cinco estrelasExplicacao excelente ! Parabens