21/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Ellen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Com as atividades propostas o aluno poderá desenvolver o raciocínio lógico-matemático, observar os padrões e sequências numéricas a partir de situações cotidianas bem como interpretar e produzir escritas numéricas levantando hipóteses sobre elas com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a importância e a função dos números em nosso dia a dia.
Atividade 1 - aproximadamente 60 minutos
Professor nesta atividade sugerimos que você trabalhe com a turma a ideia do número um, através da observação do corpo de cada um. Organize a turma em duplas ou mesmo na frente de um espelho, e solicite que façam observações do que há em seu corpo e que aparece apenas uma vez: nariz, boca, dentre outros. Após alguns minutos de observação, faça uma roda de conversa e peça aos alunos que socializem os resultados. Aproveite para trabalhar a singularidade de cada um. Falando das nossas diferenças e explicando que existem muitas semelhanças e muitas diferenças entre as pessoas, mas que cada um é único. Instigue a turma a falar para os colegas o que é só dele e de mais ninguém. Como exemplo: o sorriso, a impressão digital, a maneira de pensar e outras.
Agora, disponibilize para a turma uma cópia da letra da música abaixo e faça a leitura da mesma. Vocês podem inventar um ritmo ou ouvir o CD com a música original.
UM É UM!
UM É UM SÓ!
UM NARIZ, UMA BOCA,
UM PESCOÇO, UMA
BARRIGA, UMBIGO?
SÓ UM EU SOU UM...
BATO UMA PALMA,
DOU UM PULO,
ESCONDO UMA MÃO...
E COM A OUTRA UM BEIJÃO!
Fonte: Pirralhada: Jogos e Canções para a Educação Infantil, de Thelma Chan e Thelmo Cruz. São Paulo: Via Cultura Edições Musicais, 2002.
Professor após o trabalho com a letra da música, elabore um registro escrito com a turma sobre o que significa o número um. Depois solicite que cada aluno faça desenhos das partes do corpo que apareceram na música.
Atividade 2 - aproximadamente 60 minutos
Professor retome a ideia do número um e faça um momento de contação de história a partir da sugestão a seguir, utilizando a sala multimídia da escola:
"Um porquinho incomoda muita gente..."
Sitio: http://www.monica.com.br/index.htm
Após contar a história, converse com a turma sobre como cada um percebe o significado do numeral um. A turma poderá organizar uma dramatização da história contada. A partir das vivências das personagens, as crianças perceberão o valor atribuído à quantidade um. Faça com a turma uma produção de texto coletiva, em que relatem uma história que envolva a quantidade um.
Atividade 3 – aproximadamente 60 minutos
Nesta aula professor procure conversar com a turma sobre a idade de cada um. Faça uma roda de conversa e solicite que cada aluno procure demonstrar a quantidade da sua idade utilizando gestos variados. Aproveite para instigar a turma a pensar nas diferentes maneiras de representarmos quantidades. Leve a turma para a sala multimídia da escola e faça a contação da história abaixo para a turma.
Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm
Depois de ouvir a história desafie a turma a descobrir a quantidade total de convidados da festa de aniversário da Magali, lembrando-se dos gatinhos e dos amigos da personagem. Organize grupos de quatro a cinco alunos e distribua um cartaz com um ou dois números de 0 a 9 para que cada grupo recorte de revistas, jornais e outros portadores, imagens que representem os numerais da ficha entregue pelo professor. Em seguida organize uma apresentação dos grupos e fixe os cartazes na sala para consulta e observação constante da turma.
Atividade 4 – aproximadamente 60 minutos
Professor construa com a turma uma linha do tempo. Para isso, solicite que tragam de casa, fotos que representem cada ano de vida da criança. Faça um painel utilizando a ordem cronológica de data e organize um belo painel com as etapas de vida de cada aluno para expor na sala de aula. Aproveite o momento para que todos conheçam a história de vida de cada um da turma e observe as semelhanças e diferenças nas etapas de vida representadas.
Professor para maiores informações sobre o numeral um acesse o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=JQN7Eclg4rM
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. Professor procure observar a compreensão da turma sobre a ideia de números e o registro de sua quantidade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!