30/04/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ao concluir esta aula o aluno deverá estar apto para explicar o ciclo do enxofre, descrever a Lei de Gay-Lussac e definir lei dos gases perfeitos.
É necessário que os alunos tenham conhecimento sobre as grandezas do Estado Gasoso (pressão, volume e temperatura); conversão de unidades, comportamento dos gases; as Leis que relacionam as variáveis P, V e T. Saibam caracterizar matematicamente as Leis do Estado Gasoso e ainda determinar os valores das variáveis nas diferentes leis.
Obs: Esta aula deverá ser utilizada para revisar e complementar o estudo das Leis dos Gases. Inicialmente a partir da problematização, serão trabalhados os conceitos da lei dos gases.
Professor questione os alunos de forma a levantar o conhecimento prévio sobre Pressão, Volume e Temperatura Será importante porque você terá informações para saber que curiosidades estão presentes sobre o conteúdo e que gostariam de saber mais. Como sugestão você pode por perguntar:
Você pode citar outros exemplos. A medida que apontam situações estas podem ir se constituindo em palavras chaves a serem inseridas em um mapa conceitual as quais serão objeto de estudos na instrumentalização, ou seja, durante o desenvolvimento da aula. Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o endereço eletrônico abaixo:
Link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
O homem vem desenvolvendo ações que interfere no ciclo global do enxofre. Que ações são essas?
Nesta aula será necessário fundamentar os conteúdos por meio de pesquisas e atividades. Assim, organize a turma em equipes de no máximo 5 pessoas. Oriente para que acessem o site a seguir além daqueles que incluímos em Recursos Complementares para que pesquisem sobre a Lei de Gay Lussac.
Link: http://www.stefanelli.eng.br/webpage/p_gay_lc.html
Roteiro
2ª Aula
Na sequência continue a fundamentar os conteúdos por meio de pesquisas e atividades. No laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem a animação Draculamania que trata do ciclo do enxofre e respondam as questões disponíveis no recurso. Desta forma, poderão refletir os questionamentos e fazer a relação entre o conteúdo teórico e vivências no cotidiano.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12401
3ª Aula
Nesta aula os alunos farão atividades para fixar o entendimento e após realizarão a avaliação final. Indicamos a animação “Pressão de um gás” para que ao acessar desenvolvam testes afim de compreender melhor sobre o conteúdo PVT. Ao manusearem a animação terão melhor entendimento sobre a equação de Clapeyron pois poderão verificar a influência das demais variáveis do estado gasoso (número de moléculas, volume e temperatura) na pressão.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10648/zip/pressao%5B1%5D.swf
A partir das pesquisas solicite às equipes que criem um blog contendo os seguintes itens:
Ao concluir as anotações os alunos deverão disponibilizar as informações em um blog. Para que criem o blog sugerimos o link: www.blogger.com/start
Sugerimos o uso do modelo abaixo para avaliar a apropriação de novos saberes.
Nome | Tipo |
---|---|
Pressão de um gás | Animação/simulação |
Draculamania | Animação/simulação |
Biografia de Gay Lussac:
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Joseph_Gay-Lussac
Este site aborda a Lei de Gay Lussac
Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/leis-gay-lussac.htm
O site indicado trata da Leis: Geral, Boyle, Gay-Lussac, Charles e Clayperon
Link: http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u14.jhtm
Nos links abaixo é possível explorar o clico do enxofre.
Link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-ciclos-biogeoquimicos/ciclo-do-enxofre.php
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_enxofre
Explore nos sites abaixo informações sobre o dióxido de enxofre
Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u10950.shtml
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_enxofre
Site que trata do estudo dos gases:
Link: http://dlresende.vilabol.uol.com.br/
No site a seguir pesquise sobre gases.
Antes de iniciar as avaliações informe aos alunos os critérios presente na Rubrica pelos quais serão avaliados. Utilize a Rubrica para avaliar se:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!