04/05/2010
SUELEN FERNANDA MACHADO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
O aluno deve dominar o conceito de região.
AULA 1
Professor, investigue o que os alunos já ouviram falar sobre o assunto; você pode fazer uma atividade de Tempestade Mental, registrando no quadro, ou papel (grande e exposto para todos).
Questione sobre as palavras separadamente: o que é um bloco? O que é econômico? E, depois, o que é um "bloco econômico"?
AULA 2
Professor, faça essa aula no laboratório de informática, inicie apresentando aos seus alunos alguns endereços eletrônicos, pedindo que eles acessem e realizem, em grupos, as atividades dispostas a seguir.
1. Acessar os endereços abaixo:
Endereço 1: Mercosul - http://parlamentodelmercosur.org/;
Endereço 2: União Europeia - http://pt.wikipedia.org/wiki/União_Europeia ;
Endereço 3: Nafta - http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/geo_on_line/imagem/nafta_mapa.jpg;
Endereço 4: Alca - http://pt.wikipedia.org/wiki/área_de_Livre_Comércio_das_Américas ;
Endereço 5: Mapa-mundi - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1933/marjoriemapa.jpg.
Mapa Mundi: projeção de mercator
2. Fazer a leitura dos textos e das imagens. Como as imagens buscam representar um espaço, aproveite para conversar com os alunos sobre a linguagem cartográfica e peça que verifiquem se os seguintes elementos estão presentes:
3. Localizar, no mapa-múndi (endereço 5) a região onde estão os blocos econômicos indicados nos demais endereços.
4. Escrever, no caderno, breve texto indicando sobre o que versa cada página, explicitando se a imagem auxilia o entendimento do assunto proposto. (Pode ser escrito no editor de texto Google docs e compartilhado para todos da turma. Você pode obter mais informações sobre o Google docs em: http://pt.wikipedia.org/wiki/União_Europeia).
5. Anotar dúvidas e pontos que não ficaram claros sobre os Blocos Econômicos visitados. Eles devem entregar, em folha separada, este último item para você, é a base de preparo de conteúdo para sua próxima aula.
6. Coletar informações, na imprensa, sobre os blocos econômicos que foram explorados nessa pequena pesquisa. Esta coleta deve ser feita semanalmente, a partir dessa aula.
AULA 3
Inicie com a leitura dos textos feitos pelos alunos. Cada grupo lê seu texto e coloca as dúvidas no quadro.
Dê início a discussões sobre o tema, a cada texto, buscando sanar as dúvidas apresentadas. Você coordena a discussão e insere os conteúdos necessários ao entendimento do tema Blocos Econômicos. Nesta discussão vocês devem esgotar o tema "bloco econômico", esclarecendo o que é um bloco econômico, por que os países agrupam-se em blocos, quais as vantagens e desvantagens dessa união.
Ainda na discussão deve ser tratada a presença do Brasil em Blocos Econômicos: de quais blocos o Brasil participa? Importante deixar claro para os alunos que participar de um bloco econômico não fere a soberania do país. Você decide sobre a apresentação, ou não, do processo de unificação econômica entre países, mas é necessário dizer que a formação de um bloco não se dá de um dia para outro bem como que a entrada de um novo país a um bloco exige atendimento de diversos critérios.
Ao final você pode utilizar o vídeo sobre Blocos Econômicos (http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9218 - acesso em 10/abr. Duração: 19:42 minutos) .
Este vídeo é uma revisão de tudo o que os alunos já estudaram sobre o tema, trazendo detalhes de alguns blocos. Peça que os alunos comentem o vídeo, falando do conteúdos que já sabiam e os que eles desconheciam e acharam interessantes.
AULA 4
Fazendo um mapa com os blocos econômicos dos quais o Brasil participa. De fato, seus alunos não farão um mapa, utilizarão um mapa-mudo (http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/geografia/mapa_mundi.jpg).
Para auxiliá-los na tarefa utilize Atlas, onde os alunos poderão localizar os países e poderão transpor as informações para o mapa que estão organizando. O livro didático que você utiliza em sala-de-aula também é fonte para esta atividade.
Como vocês já conversaram sobre os principais elementos que devem estar presentes em um mapa, solicite aos alunos que:
a) Coloquem título no mapa;
b) identifiquem os países membros de cada bloco econômico com uma cor diferente;
c) façam a legenda.
Chame atenção dos estudantes sobre a ausência de escala no mapa.
Organização de Painel com informações sobre as ações do Brasil relacionadas aos Blocos Econômicos dos quais participa e/ou de relações comerciais firmadas entre o Brasil e esses Blocos Econômicos. É uma tarefa para casa, e os painéis podem ser complementados no decorrer do semestre.
Este painel pode ser fixado na sala de aula e/ou em algum espaço de circulação da escola, essa segunda opção permite que mais pessoas tenham acesso às informações coletadas.
Se a turma tiver um blog, podem ser feitos links para notícias pertinentes ao tema. Essa ação pode ficar a cargo dos grupos, para isso deve ser feito um cronograma. A cada mês, dedique um tempo para discutir as informações.
Nome | Tipo |
---|---|
Mapa Mundi: projeção de mercator | Mapa |
Sobre os principais Blocos Econõmicos (acesso em 18/03/2010):
- Sua pesquisa: http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/; (acesso em 18/03/2010)
- Canais de Blocos Econômicos e Organizações Internacionais: http://www.brasilescola.com/geografia/acordos-economicos.htm; (acesso em 18/03/2010);
- Sítio da ALCA - http://www.ftaa-alca.org/alca_p.asp; (acesso em 21/03/2010);
- Sítio da União Europeia - http://europa.eu/index_pt.htm; (acesso em 21/03/2010);
- Sítio do Parlamento do Mercosul - http://www.parlamentodelmercosur.org/. (acesso em 21/03/2010);
- Para criar Blogs 1 - http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm;
- Para criar Blogs 2 - http://querocriarumblog.blogspot.com/.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo. Eleja os critérios e converse com os alunos sobre eles, já no iníco da proposta de trabalho. Considerando os critérios pré-estabelecidos, você pode, ao final de cada aula, fazer a avaliação coletivamente, cada grupo apresentando sua opinião sobre o próprio trabalho.
1) o aluno integrou-se ao grupo trabalhando harmoniosamente;
2) o grupo elaborou o texto com informações pertinentes ao tema;
3) o grupo entregou ao professor a lista com as dúvidas;
4) o grupo apresentou seu texto e escreveu suas dúvidas no quadro;
5) o aluno contribuiu nas discussões sobre os textos;
6) o grupo trabalhou com o mapa-mudo, inserindo nele as informações sobre os blocos econômicos.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/08/2012
Cinco estrelasAdorei, é tudo que preciso...
26/04/2012
Cinco estrelasFoi excelente o conteúdo em classe, pois, era vago o conhecimento sobre Blocos econômicos e a turma interagiu ativamente.
17/05/2011
Quatro estrelasfaço magisterio e adorei seu trabalho
26/04/2011
Cinco estrelasotima
17/06/2010
Quatro estrelasUma aula prática, com informações realistas e claras sobre "blocos econõmicos", onde o aluno consegue conhecer o que está por trás desses acordos e quem realmente são beneficiados.