14/05/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
- Expressar dúvidas oralmente;
- Organizar recitais de poesias, repentes e canções;
- Fazer intervenções nas falas dos colegas, complementando ou contrapondo posições;
- Observar a configuração de texto de música, reconhecer e nomear seus elementos: título, verso, estrofe.
Mesmo que o aluno não saiba ainda ler correntemente, ouvindo a canção poderá identificar se já a conhece ou não. Colegas e educador cantarão. Cantando ficará mais fácil a aprendizagem. O aluno que tiver dificuldades para ler, não será impedido de cantar.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa, cantada com auxílio de um aparelho de som/CD, se possível.
1º passo:
- Apresentar o CD para que os alunos possam ouvir a música e cantar juntos, caso já conheçam a letra dessa música. Caso o professor queira, o texto escrito (letra da música) poderá ser individual ou copiado num cartaz para todos acompanharem a leitura do mesmo.
- A música deverá ser ouvida mais de uma vez.
OBS: Se o professor desejar tocar a música, a letra com cifra poderá ser encontrada no link de música cifrada indicado nos recursos complementares.
Tocando em Frente
Almir Sater
Composição: Almir Sater e Renato Teixeira
1
Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei
2
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.
3
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou
4
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
5
Todo mundo ama um dia.
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
e no outro vai embora
6
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz
7
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
8
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz.
http://letras.terra.com.br/almir-sater/44082/
2º passo:
- Após a audição da música, o professor propõe que os alunos discutam:
1- Quem são os autores da música?
Biografia e foto de Renato Teixeira: http://www.renatoteixeira.com.br/biografia.asp
Biografia e foto de Almir Sater: http://www.mpbnet.com.br/musicos/almir.sater/
2- Alguém conhece outras canções desses autores? Quais?
3- Qual mensagem que os autores quiseram passar com essa letra?
4- Como o texto de uma letra de música é escrito? (Discutir o gênero textual destacando sua forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação).
3º passo:
- O professor retoma a letra da música numerando cada uma das estrofes. -
Em seguida, discute com os alunos cada uma das estrofes, buscando saber o que cada aluno entendeu delas.
Nesse momento não se faz esse trabalho com a última estrofe.
4º passo:
- O professor chama a atenção dos alunos para a última estrofe, solicitando que alguém faça a leitura da mesma. - Solicita que os alunos opinem sobre:
Qual a lição que podemos tirar desta estrofe?
Qual é a nossa responsabilidade apontada nos três últimos versos?
O que é ser feliz? O que cada um de nós está fazendo para ser feliz?
Quem aqui se considera feliz? Por quê? O que podemos fazer para sermos mais felizes?
5º passo:
- O professor propõe a seguinte questão:
Vamos ser felizes cantando? Quem gosta de cantar em casa, na rua, no banheiro?
O que costumam cantar?
- O educador poderá perguntar aos alunos que outras músicas eles gostariam de ler (a letra) e cantar na sala de aula.
Quem tiver a letra poderá trazer para futuros planejamentos do educador.
Ele poderá fazer uma lista das músicas mais cantadas (ou cantaroladas) pela turma e planejar, ao longo dos meses, trazê-las para a sala de aula, para serem lidas e cantadas.
6º passo:
- O educador propõe que a turma cante novamente a música Tocando em Frente novamente.
Se o educador souber tocar algum instrumento também poderá apresentar-se com seus alunos, tocando e cantando juntos.
Música cifrada: http://www.cifraclub.com.br/almir-sater/tocando-em-frente/
A Importância da Música
Presente na vida de todos, a música tem vários papéis na vida dos seres humanos. Apesar de ter sido considerada como arte apenas na Idade Média, as primeiras canções surgiram na pré-história, e, desde lá, vêm mudando a vida do ser humano de diversas maneiras, frequentemente para melhor.
Músicas lembram momentos, expressam sentimentos, têm o poder de mudar o nosso humor, entre outros. A pessoa que (... ) ouve uma música que a alegre ou acalme, transforma completamente seu dia, pois se estressa bem menos.
O rádio ligado na cozinha ajuda a cozinheira a fazer eu serviço com mais alegria, e, consequentemente, fazendo a refeição mais saborosa.
A música, desde os primórdios da civilização, é de extrema importância na vida das pessoas. Ela faz parte da cultura dos países, identifica e molda pessoas e pensamentos, revoluciona, marca fatos históricos, motiva, dá apoio, enfim, participa da vida de toda a humanidade.
Mais sobre o assunto importância da música:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1496893
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como falar do que entendeu da letra da música, o esforço mostrado para cantá-la, bem como as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/03/2015
Cinco estrelasmuito bom obrigada por deixarem esse link
26/02/2013
Cinco estrelasMuito boa. Gostei d +