02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Antônio dos Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos reconheçam as principais características de textos poéticos e aprimorem ou desenvolvam habilidades de leitura, de interpretação e de produção de textos desse tipo. Primeiramente, propomos uma atividade que leva os alunos a compreender, em linhas gerais, o que é poesia e, em seguida, atividades que se concentram em dois gêneros poéticos: o poema e a música.
Além de conhecimentos básicos de leitura e escrita, seria importante que os alunos já conhecessem a seguinte nomenclatura: verso, estrofe, rima, poema e prosa.
Atividade 1
Para iniciar esta aula, o professor deve apresentar aos alunos o texto “Convite” e solicitar que eles respondam as questões propostas em seguida.
Convite
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes
Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html#convite, acessado em 08 de abril de 2010.
Questões:
a) O texto anterior pertence a que gênero textual? Por quê?
b) Explique o título do texto.
c) Segundo o texto, qual é a definição de “poesia”?
d) Por que o autor afirma que as palavras “quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam”?
Depois que os alunos tiverem respondido às questões, o professor deve solicitar a alguns deles que exponham as suas respostas, desenvolvendo uma discussão com a turma. Posteriormente, o professor deve promover uma reflexão propondo a seguinte questão: o que é poema e o que é poesia?
As hipóteses de diferenciação levantadas pelos alunos devem ser anotadas na lousa (quadro). Em seguida, o professor deve apresentar as definições de forma clara para que os alunos confirmem ou corrijam as hipóteses iniciais. Como base, apresentamos as seguintes definições:
POESIA é a linguagem subjetiva, que utilizamos para exprimir nossos sentimentos e nossas emoções, com elementos sonoros: ritmo, rima e verso. Até a Idade Média, a poesia era cantada. Só depois é que se separou o poema da música.
POEMA é a forma da poesia. Em geral, confundimos poema com poesia, porque escrevemos poesia em poema, embora se possa escrever também poesia em prosa. Um poema é composto de vários versos e estrofes. Vamos dizer que o poema é a roupa mais comum da poesia. É a parte concreta da poesia enquanto a poesia é a parte imaterial. Os poemas têm elementos sonoros importantes, como métrica, ritmo e rima, justamente porque eram acompanhados de música e dela guardam esses elementos.
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/254058, acessado em 08 de abril de 2010. |
Atividade 2
No segundo momento da aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos um fragmento do texto “Tentação” e demande que eles respondam as questões que se seguem.
Observação: Se o professor julgar interessante, ele pode tornar a aula mais dinâmica, conduzindo a atividade de modo que os alunos respondam apenas oralmente às questões relativas a este texto de Clarice Lispector.
Tentação
Clarice Lispector
Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.
Na rua vazia as pedras vibravam de calor - a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto de bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado, apertando-a contra os joelhos.
Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão do Grajaú. A possibilidade de comunicação surgiu no ângulo quente da esquina, acompanhando uma senhora, e encarnado na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um basset ruivo. [...]
Fonte: http://amorecultura.vilabol.uol.com.br/tentacao.htm, acessado em 07 de abril de 2010.
Questões:
a) Qual é o sentimento vivido pela personagem central da narrativa? Explique a razão deste sentimento.
b) O que a presença do cão pode significar para a personagem central da narrativa?
c) Retire do fragmento partes que revelem um trabalho criativo com a linguagem. Explique.
d) Em sua opinião, podemos classificar o texto de Clarice Lispector como poesia? Por quê?
Depois que os alunos tiverem respondido às questões de “a” a “d”, o professor deve solicitar que alguns deles socializem as suas respostas, propiciando uma discussão prévia à apresentação da definição a seguir:
PROSA POÉTICA, também chamada poesia em prosa, é a poesia escrita em prosa, isto é, sem as características do poema: métrica, ritmo, rima e outros elementos sonoros. Um texto escrito em forma de prosa pode ser considerado “poesia", se sua função for poética, ou seja, se exprimir emoções e sentimentos.
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/254058, acessado em 08 de abril de 2010. |
Atividade 3
O professor deve pedir que os alunos, reunidos em grupos de três, escolham uma letra de música brasileira.
Os alunos devem apresentar para a turma a canção, caso haja recursos de áudio na escola, e uma análise dos elementos que caracterizam a letra como texto poético - trabalho com a sonoridade, jogo com as palavras e expressão de sentimentos.
Atividade 4
O professor pode ainda desenvolver outras atividades de apreciação de poemas com os alunos, segundo o andamento das atividades anteriores e o interesse da turma. Sugerimos que o professor trabalhe, nesse caso, com a interpretação e com a produção de poemas concretos, como os que colocamos a seguir, solicitando que os alunos:
a) Identifiquem a relação entre o texto e a imagem.
b) Descrevam o trabalho com a sonoridade produzido nestes poemas.
c) Escolham um objeto a partir do qual eles queiram produzir um poema concreto e, a exemplo do "giro" e da "xícara de café", façam o poema desenhando com palavras a forma do objeto escolhido.
Fonte (Giro): http://www.antoniomiranda.com.br/ensaios/img/poeconcreta4.jpg, acessado em 08 de abril de 2010.
Fonte (Xícara) : http://pluralinguagem.autonomia.g12.br/wp-content/uploads/2009/07/x%C3%ADcara-fabio-alexandre-sexugi.jpg, acessado em 08 de abril de 2010.
Para encontrar informações sobre textos poéticos, o professor pode consultar o sítio <http://portalliteral.terra.com.br/artigos/a-criacao-poetica-algumas-consideracoes-sobre-o-texto-poetico-1>, acessado em 24 de maio de 2010
A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir da discussão em sala de aula de cada uma das atividades.
Para avaliar o desenvolvimento dos alunos no que concerne à interpretação de textos poéticos, o professor deve apresentar-lhes os textos a seguir e solicitar a eles que, mantendo os grupos formados para a realização da Atividade 3, respondam as questões de “a” a “f” propostas.
Observação: Recomendamos que o professor apresente a letra de música “País Tropical” acompanhada de seu áudio (Disponível em http://www.radio.uol.com.br/#/artista/jorge-ben-jor/21442?action=search, acessado em 05 de abril de 2010), caso haja recursos na escola.
País Tropical
Composição: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal
Moro num país tropical,
abençoado por Deus
E bonito por natureza,
mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Eu posso não ser um band leader
Pois é, mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois é, essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Do meu Brasil
Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza
Fonte: http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/, acessado em 5 de abril de 2010.
Canção do exílio
Gonçalves Dias (1847)
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Fonte: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/gdias.html, acessado em 5 de abril de 2010.
Lisboa: aventuras
José Paulo Paes
tomei um expresso
cheguei de foguete
subi num bonde
desci de um elétrico
pedi cafezinho
serviram-me uma bica
quis comprar meias
só vendiam peúgas
fui dar à descarga
disparei um autoclisma
gritei "ó cara!"
responderam-me "ó pá!"
positivamente
as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá
Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html, acessado em 5 de abril de 2010.
Questões:
a) Os textos “País Tropical”, “Canção do Exílio” e “Lisboa: aventuras” são textos poéticos. O que esses textos têm em comum do ponto vista formal?
b) Identifique fragmentos em que se revela um trabalho com a sonoridade (som e ritmo).
c) Levante uma hipótese: o que motiva a disposição dos versos em “Lisboa: aventuras”?
d) O Brasil é um tema comum entre o primeiro e o segundo texto. Qual é a imagem do Brasil que eles constroem?
e) Que sentimentos cada um dos eu-líricos revela em relação ao país?
f) Em cada um dos textos, podemos observar que os eu-líricos estão imersos em vivências diferentes. Explicite a situação em que se encontra cada um deles.
g) O poema "Lisboa: aventuras" estabelece uma relação de intertextualidade com o poema "Canção do exílio". Identifique a expressão intertextual e explicite o sentido da brincadeira feita por José Paulo Paes com as palavras de Gonçalves Dias.
h) Em sua opinião, qual destes textos se aproxima mais do que poderíamos chamar de “erudito” e qual se aproxima mais do que poderíamos chamar de “popular”? Justifique a sua resposta, caracterizando a linguagem utilizada em cada texto.
Sugerimos que o professor solicite, ainda como trabalho a ser avaliado, a seguinte produção de texto poético:
Observações: 1. Se for possível, o professor deve aproveitar uma ocasião festiva, como o aniversário da cidade ou da escola, para expor os trabalhos dos alunos, de modo a valorizar o trabalho realizado.
2. Caso o professor tenha optado por trabalhar também com poemas concretos, como foi sugerido ao final da seção anterior, ele pode sugerir que os alunos produzam o texto poético em forma de poema concreto, fazendo, com as palavras, o desenho de um monumento da cidade, por exemplo.
Quatro estrelas 16 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/01/2016
Cinco estrelasMaravilhoso!!! será muito útil.
22/07/2015
Cinco estrelasAchei ótima para um primeiro contato com a poesia. Parabéns!
23/07/2014
Quatro estrelasA atividade está completa e bem estruturada com uma diversidade textual excelente.
11/07/2014
Quatro estrelasGostei de mais
12/04/2014
Cinco estrelassuas ideias são maravilhosamente criativas
10/03/2014
Cinco estrelasmaravilhoso, este plano de aula!!
10/02/2014
Quatro estrelasO MATERIAL É MUITO INTERESSANTE E PERTINENTE PARA SER TRABALHADO NAS TURMAS QUE SE PROPÕE DESENVOLVER TAIS ATIVIDADES.
18/01/2014
Quatro estrelasMuito boa a sugestão. Vou trabalhar com meus alunos, com sua permissão!! Parabéns.
08/10/2013
Cinco estrelasAulas bastante consistentes e muito criativas. Adorei.
23/09/2013
Cinco estrelassou professora de portugues na frança e vou me inspirar dessa aula! obrigada
15/05/2013
Cinco estrelasGOSTEI MUITO, INDIQUEI PARA AMIGOS E ALUNOS DE VÁRIOS NÍVEIS, INCLUSIVE OS DA FACULDADE.
02/05/2013
Quatro estrelasachei bem legal, gostaria de receber as respostas, para comparar com as minhas.
19/02/2013
Quatro estrelasGostei muito me ajudou a fazer meu trabalho :)
27/08/2012
Cinco estrelasllllllllllllllllllllllllegal amei tuda a aula
27/08/2012
Quatro estrelasgostei muito, pois estava realmente procurando algo para me orientar melhor, achei bastante interessante.
01/02/2012
Cinco estrelasatividades bem expressiva e de facil compreensão.