17/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Aula 1 – 50 minutos
A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.
Professor, esta sugestão de aula visa discutir com os alunos alguns conceitos introdutórios sobre Genética. A proposta de atividade é permitir que os alunos resolvam o desafio lançado pelo objeto de aprendizagem “O caso do rebanho de Jacó”. Nele os alunos devem escolher qual é o cruzamento dentre cabras pretas que mais beneficiaria Jacó, de modo que, dentre as crias, seja maior o número de cabras malhadas.
Dica! Explore o objeto de aprendizagem antes dos alunos. Caso sua turma seja grande, divida-os em grupos. Para a resolução do problema nenhum conhecimento prévio é necessário, os alunos podem resolvê-lo pela tentativa e erro. Note que, dentre todos os cruzamentos, duas são as soluções possíveis: os cruzamentos Bila x Rúben e Bila x Levi. Fique atento e observe como os alunos tentam resolver o problema. Será que algum grupo tentará alguma estratégia diferente da tentativa e erro com todos os cruzamentos?
Dica! Quantos serão os cruzamentos possíveis? Peça aos alunos que resolvam este pequeno problema de análise combinatória e oriente-os, depois de resolverem o problema, a testarem todos os cruzamentos possíveis. Oriente-os também a tentarem responder ao questionamento proposto ao final da atividade: se todas as cabras são pretas e tão parecidas, como é possível a ocorrência de crias malhadas? Oriente-os a lhe entregarem a resposta por escrito.
Após a resolução do problema proposto discuta com seus alunos quais as possíveis soluções e verifique as hipóteses levantadas pelos alunos. Logo a seguir fica a sugestão de duas perguntas que podem auxiliá-lo nesta discussão. O que há de diferente entre as cabras pretas? Como a característica da cor da cabra é passada de uma geração à outra?
Que hipóteses os alunos formularam para responder os questionamentos? Aproveite as respostas como gancho para expor os conceitos de fenótipo e genótipo, assim como a diferença entre os mesmos. Sal iente aos alunos que uma característica estudada no problema (a cor das cabras) representa um caractere herdado, sendo sua transmissão possível por meio dos gametas parentais.
Atividade para casa – Oriente os alunos a trazerem para a próxima aula exemplos de outros caracteres que eles acham que tem o comportamento parecido com o da cor da cabra.
Material de aprofundamento para o professor:
Site:
http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/index.htm - Esta é a página da revista “Genética Na Escola”. Nela você encontra uma série de textos, roteiros de atividades e artigos sobre o ensino de Genética para o Ensino Médio.
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Site:
http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/index.htm. Página da revista “Genética Na Escola”.
Nome | Tipo |
---|---|
O caso do rebanho de Jacó | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/05/2011
Cinco estrelasÓTIMA!!