16/05/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
1- Distinguir no lixo embalagens que podem ser reaproveitadas e/ou recicladas
2- Descobrir possibilidades de reciclagem/reutilização das embalagens PET
3- Compreender a importância da coleta seletiva
Não pressupõe conhecimentos prévios específicos
AULA 1
Motivação:
1- Você já ouviu falar em embalagens do tipo PET?
2- Quais são os produtos consumidos em sua casa que vêm em embalagens de plástico do tipo PET?
3- O que é feito dessas embalagens após o uso dos produtos?
4- O que é o plástico PET?
Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o texto diretamente no computador. Caso não seja possível o/a professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Se não houver essa possibilidade, pode imprimíl-o ou digitá-lo e oferecer uma cópia a cada aluno/a.
Momento de busca de informações por meio da pesquisa e discussão de informações presentes no texto apresentado, no qual o professor/a atuará como mediador.
No Brasil, o uso das embalagens PET (politereftalato de etileno) está crescendo e substituindo embalagens como: latas de flandres, vidros, multilaminados (tipo "longa vida" ou "caixinha") e até de outros plásticos. Hoje é comum observar o PET em garrafas de suco, refrigerantes, óleos vegetais, água mineral.
Os plásticos são polímeros produzidos a partir de processos petroquímicos. O PET é um deles, e foi desenvolvido em 1941 pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson. Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser utilizado na fabricação de embalagens de bebidas e alimentos no início da década de 1980. Em 1985 cerca de 500 mil toneladas de vasilhames já haviam sido produzidos, somente nos Estados Unidos.
EM CASA
DATA |
Nº de embalagens plásticas |
Descrição das embalagens; tamanho; continham qual produto? Foram utilizadas mais de uma vez? |
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AULA 2 - EM SALA
Sugestão: Na aula de ciências cada grupo fechará a sua tabela, no papel. Na aula de matemática o mesmo grupo, com orientações do/a professor/a, contrói os gráficos a partir dessas tabelas. O professor/a poderá utilizar programas como o "EXCEL" que é mais simples. Se houver laboratório de informática, esse seria o espaço ideal para esse momento de construção, leitura e confecção de tabelas e gráficos utilizando o referido programa.
Discussão:
Algumas informações importantes que podem socializadas pelo/a professor/a nesse momento:
PET - (polietileno tereftalado): Frascos de refrigerantes, produtos farmacêuticos, produtos de limpeza, mantas de impermeabilização e fibras têxteis, etc.
Trata-se de plásticos classificados como temoplásticos. Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondem a 80% dos plásticos consumidos. Ex: polipropileno, polietileno. http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3 Acesso em: 18/04/2010.
1) Por questões nutricionais, os refrigerantes devem ser substituídos por sucos;
2) Normalmente os refrigerantes são comercializados em garrafas PET que são descartadas, muitas vezes no lixo, o que aumenta muito o volume do mesmo.
3) Informar que há refrigerantes oferecidos em frascos de vidro, retornáveis, que devem ser priorizados na compra.
4) Ao adquirir produtos, dar preferência àqueles que venham em embalagens que possam ser recicladas e destina-las à reciclagem e não ao lixo.
Suporte para essa discussão: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=2&SubEditoria=2. Acesso em 18/04/2010
Se houver possibilidade, os alunos/as poderão acessar diretamente essa página, fazendo as conexões pertinentes entre as suas observações, os dados coletados, a discussão e o suporte teórico.
AULA 3-
PLÁSTICOS - PET .
Texto: <http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3> . Acesso em 18/04/2010. Acessar diretamente ou projetar com data show.
Questões para discussão em grupo
1) Por que se tem utilizado tanto as embalagens do tipo PET nos últimos anos?
2) Por que reciclar os PET?
3) Como é o processo de reciclagem dos PET?
4) Cite alguns produtos derivados da reciclagem dos PET?
5) Por que é importante que se faça a coleta seletiva?
Espaço para participação espontânea dos/as alunos/as que socializarão seus conhecimentos a respeito de produtos fabricados a partir de PET reciclado.
Após ouvir os/as alunos/as, o/a professor/a poderá encaminhar o acesso a sites que tratem desse tema.
Sugestão de acesso: http://www.temaseiros.com/35854842248-camisa-da-copa-e-feita-com-garrafas-pet. Acesso em 18/04/2010 .
Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o site diretamente no computador. Caso não seja possível o/a professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Se não houver essa possibilidade, pode imprimí-lo ou digitá-lo e oferecer uma cópia a cada aluno/a.
AULA 4
Fechamento
Cada grupo deverá:
1) Construir um painel com imagens e frases que ilustrem todo o trabalho de pesquisa e discussão teórica realizados nas aulas anteriores. Esses painéis deverão se afixados em locais estratégicos da escola, onde possam ser vistos pelo maior nº. possível de pessoas a fim de sensibilizar a comunidade escolar a respeito da necessidade de se praticar os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) em relação às embalagens PET. Ao confeccionar o painel procure exercitar a reutilização de materiais a fim de reduzir o consumo de novos produtos.
2) Produzir um texto sintetizando todo o trabalho realizado, apontando problemas e possibilidades de superá-los a respeito do consumo e do descarte inadequados de embalagens do tipo PET. Nesse texto deverá ser enfatizado também as utilizações possíveis desse tipo de plástico após a reciclagem.
http://www.temaseiros.com/35854842248-camisa-da-copa-e-feita-com-garrafas-pet Acesso em 18/04/2010
http://www.reciclevidas.org.br/duvidas.html#pet. Acesso em 18/04/2010.
“Curiosidade” - cabe uma análise crítica: http://lista.mercadolivre.com.br/Garrafa-Pet_DisplayType_G. Acesso em 18/04/2010.
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades de observação, o painel e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas e ao final das atividades.
Quatro estrelas 1 classificações
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27/08/2010
Quatro estrelasMuito bom.