10/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-Resolver problemas utilizando uma ordem lógica “criada” pela turma.
-Apontar, numa situação-problema, o que se quer saber, os dados fornecidos necessários e os desnecessários para resolvê-lo.
-Exercitar o cálculo mental.
-Domínio dos fatos fundamentais.
-Conhecimento dos sinais de pontuação (:) (.) (,) (?) (!)
▲Na aula anterior, a turma poderá ter assistido ao filme “Simbad e a princesa”- Columbia Pictures (The 7th Voyage of Sinba).EUA-1958- Dirigido por Nathan Juran.
→Na impossibilidade do filme, o professor lerá com a turma ou contará para ela a história de Simbad, o marujo.
▲A partir da história ouvida, será apresentada para a turma a seguinte situação-problema :
Simbad viveu muitas aventuras! Viajaram com ele 350 marujos. Durante a viagem, muitos fatos aconteceram com eles: 130 realizaram o desconchavo de abandonar o navio, 85 desembarcaram em busca da lâmpada mágica e não voltaram, 73 foram elevados nos ares pelos pássaros gigantes e desapareceram e 15 se incumbiram da limpeza do navio. Quantos marujos chegaram com Simbad ao fim da viagem?
▲A turma fará a leitura silenciosa, seguida da leitura oral do problema.
▲Contará oralmente, com suas palavras, o que o problema narra.
▲O professor, utilizando do giz de cera de cores diferentes, analisará o problema, destacando:
A- O que ele quer saber .
B- As palavras desconhecidas pela turma, descobrindo seu significado.
C- Os dados fornecidos que ajudarão a solucioná-lo.
D- Os dados fornecidos, mas desnecessários.
▲A turma apontará soluções. Cada uma delas será anotada no mural da turma ou no blocão. Nesse momento, as crianças farão comentários sobre a facilidade e a dificuldade encontrada em cada uma delas.
▲Com todas as soluções encontradas anotadas, o professor fará o levantamento com a turma do que foi importante na sua resolução.
▲Cada passo apontado como importante para a turma será anotado numa tira de papel. Neste momento, os alunos falam livremente e os passos poderão não obedecer a uma ordem lógica. O professor deverá orientar a turma, caso perceba que passos fundamentais foram esquecidos.
A turma, em roda, realizará a ordenação lógica dos fatos, utilizando as tiras de papel anotadas.
Passos que poderão ser destacados:
-Ler o problema mais de uma vez;
-Procurar entender o significado de palavras desconhecidas;
-Tentar lembrar de outras situações parecidas;
-Às vezes, fazer um desenho pode ser importante;
-Identificar o que ele quer saber;
-Destacar os dados que ele fornece;
-Resolver parte por parte;
-Tentar pensar de trás para frente;
-Conferir os cálculos;
-Verificar se a resposta combina com a pergunta.
▲Depois da ordenação, a turma cola as tiras de papel numa folha do blocão ou as prende no mural, deixando-as em destaque na sala.
Livro: Simbá, o Marujo - Coleção "As mil e uma noites"- Ed. Rideel.
Filme: Os trapalhões-Simbad,O Marujo Trapalhão (1975).
O levantamento dos passos e de sua ordenação possibilitarão ao professor a avaliação do pensamento lógico da turma em relação à resolução de problemas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/05/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante a proposta do problema. O número de marujos que ficaram limpando o navio estão incluídos no total dos 62 marujos q ficaram, certo? Foi colocado esta informação para nos confundir, não é mesmo?