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Resolução de equações do 1º grau

 

13/05/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Resolver equações do primeiro grau
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cálculo algébrico
Estratégias e recursos da aula

              Olá professor, vamos conversar um pouco sobro resolução de problemas envolvendo equações do primeiro grau. Coloque uma situação simples para que seus alunos possam aplicar este conteúdo, como por exemplo: “A soma do triplo de um número com 5 é igual a 14. Qual é esse número?”.

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e mostre a eles a animação “Equação do 1º grau”, para isto faça o download do arquivo em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3813.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig01.jpg


               Trata-se de uma animação que aborda o assunto equações do 1º grau por meio de algumas situações nas quais pesos de valores conhecidos são colocados em um prato de uma balança, que tem no outro prato pesos de valores desconhecidos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig02.jpg

               Em um segundo, alguns problemas que objetivam a representação matemática do equilíbrio da balança serão discutidos.

               Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq1g/eq1g.htm e leiam até o tópico “Desigualdades do primeiro grau em 1 variável”. É importante que após a leitura, você Professor, explane que para resolver este tipo de problema que envolve calculo de um número desconhecido, seria bom proceder da seguinte forma:
                    • Escolha uma letra para representar o número desconhecido, ou seja, a incógnita do nosso problema.
                    • Explique a seus alunos o que é uma sentença matemática e como montá-la. 
                    • Fale também os membros da equação.
                    • E finalmente sobre raiz de uma equação.

               Para melhor construir o conhecimento sobre este assunto, peça aos alunos que acessem o sítio http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_201_g_4_t_2.html?open=instructions&from=category_g_4_t_2.html. O sítio tem uma aplicação on-line sobre o assunto. Após acessá-lo, o mesmo apresentará a seguinte tela:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig03.jpg


              Professor, o aplicativo apresentará uma equação para que os alunos possam resolvê-la utilizando o método das balanças. O procedimento será o seguinte:
                   a) Peça aos seus alunos que cliquem na caixa com http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig04.jpg e arraste-a para o lado esquerdo da balança. Repita o procedimento, neste caso quatro vezes que corresponde a 4x. Em seguida, peça a eles que cliquem na caixa http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig05.jpg e arraste-a para o lado esquerdo da balança. Pergunte a eles:
                         • A balança esta equilibrada ?
                         • O que aconteceu?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig06.jpg


                    b) Agora peça a eles que façam o procedimento com o segundo membro da equação. Comente o fato do equilíbrio da balança.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig07.jpg

                    c) Peça a eles que cliquem no botão “Continue”. Aparecerá a tela:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig08.jpg


                   d) Neste momento o aluno deverá escolher qual operação matemática e o valor do parâmetro desta operação, em seguida deverá clicar no botão “Go!”. Note que ao realizar esta operação será mostrado, caixa de texto abaixo da equação, uma equação equivalente à primeira.
                    e) Repita o procedimento até resolver a equação.
                    f) Para um novo problema, peça a eles cliquem em “New Problem”.
                   g) Para eles criarem o problema, basta clicar no botão “Create Problem” que aparecerá uma tela para que eles informem a equação.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig09.jpg

                   h) No sítio http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_324_g_4_t_2.html há uma aplicação parecida, mas com a possibilidade de trabalhar com números negativos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1951/imagens/Aula_2009_57_Fig10.jpg

               Professor, comente com seus alunos que no aplicativo não permitido colocar mais de 10 cubinhos em um prato da balança. Isto no caso não fará diferença, pois o que importa é que ele saiba o procedimento para resolução das equações do 1º grau.

               Após os alunos realizarem estas atividades, seria importante tirar as dúvidas que ainda exista e em seguida fazer uma verificação de como foi o aprendizado. Professor, elabore uma lista de exercícios, peça a seus alunos que a resolva e a recolha como avaliação. Com sugestão, veja as atividades propostas em http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=42882&tipo=ob&cp=994779&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Ensino%20Fundamental&n4=Matemática&b=s.
 

Recursos Complementares
•http://www.essm.pt/apoio/equacao.pdf - Lista de exercícios •Material para o professor - http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=42246&tipo=ob&cp=994779&cb=&n1=&n2=&n3=&n4=&b=s
Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
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