27/11/2010
Charlene de Oliveira Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Desenvolver noções básicas de limites e concentração.
Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.
Caso a escola possua um laboratório de informática ou uma sala de vídeo, reserve-a para a apresentação do vídeo:
Limite http://www.youtube.com/watch?v=dt0g6AkiIx4
Após a apresentação do vídeo acima, convide os alunos a assistirem ao vídeo :
Pedagogia certa? http://www.youtube.com/watch?v=3MsmyuiivGE
Ao finalizar a apresentação dos vídeos acima, proponha a organização de uma roda para que possa desenvolver um debate com os alunos. Depois, sugira uma discussão em que avalie o castigo punido (aplicado) com a agressão e o conversado, fazendo com que o adolescente ou a criança entenda o porquê de não poder fazer determinada ação.Lance questões, tais como: A responsabilidade deve ser da família ou não? Pode-se encontrar respostas na formação de um cidadão, ou cidadã, dentro da família? Como? Como ter maior quantidade de atos pensados durante o dia na proposta de uma vida socialmente mais adequada?
Professor, não perca o foco, pois discussões a este respeito tendem a voltar-se para questões como: julgar a educação do colega ou a maneira que alguns pais utilizam ao educar os seus filhos. No entanto, o ponto discutido aqui não é este, mas possibilitar que o aluno compreenda , quando a situação ocorrer, as melhores alternativas para resolver o problema, independente da forma em que foi criado, levando em consideração aspectos sobre a vida em sociedade.
Fontes das imagens: www.planetasustentavel.abril.com.br / www.convivenciaepaz.org.br
Após exporem suas opiniões, discutirem e estabelecerem as conclusões da discussão, encaminhe a turma para o ginásio, ou para uma quadra de esportes, e proponha a seguinte brincadeira:
Divida a turma em dois grupos, sendo: um grupo com 2 ou 3 alunos e outro com o restante. Vale destacar que o grupo menor irá, temporariamente, deixar que o grupo maior tenha uma reunião entre os membros.
Neste pequeno espaço de tempo, o grupo que sair irá apenas dar espaço para que o professor combine com os alunos a brincadeira. A brincadeira consiste em mostrar os pontos de vista de uma mesma história.
No grupo maior, que estará com o professor, os alunos combinarão uma série de atitudes a serem feitas, de forma ordenada, para que sejam demonstrados pontos de vista diferentes, mesmo que não condiza com o que o aluno pensa realmente.
Neste grupão então existirão muitos subgrupos, de 3 ou 4 alunos, dependendo do tamanho da turma. Pode-se formar duplas se o número for reduzido de alunos. O importante é que os alunos do mesmo subgrupo tenham o mesmo objetivo.
O grupo menor será instruído a determinar a melhor forma de resolver o conflito.
O grupo menor pensará que deverá ajudar na resolução do conflito entre duas ideias, mas lembre-se, o grupo grande estará dividido em vários subgrupois, por isto serão na verdade várias idéias, não apenas duas.
Avaliar a aula dada de forma que cada aluno exponha o que percebeu. Dar chance para todos falarem, todos se colocarem em como se sentiram defendendo um ponto de vista que não acreditam e tentando entender o ponto de vista do outro.
A avaliação dependerá da maturidade dos alunos em questão. A avaliação poderá ser feita em forma de teste prático/teórico colocando várias situações e colocando opções para a finalização do contexto. Quanto mais madura a faixa etária trabalhada, mais discursiva se torna a prova.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!