20/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Construção do espaço: os territórios, os lugares, o campo e a cidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o tema “trabalho”:
Sugestão de leitura: O texto Trabalho, práticas culturais e educação aborda a origem da palavra “trabalho” e seu significado na história em diversas culturas.
Referência: BESSA, D. D. Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/03_hom_pens_cul.pdf Acesso em: 05.05.2010
Convide os alunos a desenhar uma linha do tempo no quadro, descrevendo as variações do significado do trabalho em diversas culturas, conforme explicado no texto.
Instrumentalização:
Aula 1:
Agora relembre com a turma como era o período de escravidão no Brasil, as condições de moradia, o trabalho, as relações entre fazendeiros e escravos, entre outros. Durante a discussão, questione os alunos sobre o que caracteriza o trabalho escravo.
Para complementar as discussões sugerimos que a turma realize uma pesquisa sobre os seguintes temas:
O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo deverá pesquisar um tema. O resultado da pesquisa deve ser apresentado na próxima aula.
Os alunos poderão explorar a apresentação: A história da colonização e imigração no Brasil - Disponível em: http://www.ferraracidadaniaitaliana.com.br/animacao/historia_colonizacao.swf Acesso em: 13.05.2010
Sugerimos que os alunos utilizem o Google Docs para criar as apresentações. Em caso de dúvidas indicamos o tutorial: Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm Acesso em: 08.05.2010
Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para auxiliar na pesquisa.
Aula 02:
Os grupos deverão apresentar para turma o resultado da pesquisa. É importante que todos fiquem atentos ao conteúdo apresentado, pois ele servirá de base para o debate da próxima aula.
Durante as apresentações o professor deverá complementar o conteúdo, quando necessário, e articular com os outros temas pesquisados. Ao término da aula os alunos deverão anotar no caderno os principais pontos discutidos durante as apresentações e suas percepções sobre o tema.
Aula 03:
O professor deverá apresentar para a turma o vídeo: “Aprisionados por promessas: a escravidão contemporânea no campo brasileiro” – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16771 Acesso em: 08.05.2010
Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro
E a música: “Que país é esse?” do Legião Urbana. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html Acesso em: 08.05.2010
Proponha a reflexão sobre o trecho:
No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz Na morte eu descanso mas o sangue anda solto Manchando os papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrão |
Agora convide a turma para formar um grande círculo para debater o conteúdo do vídeo e da música e suas possíveis relações. O tema central do debate é: “Como combater o trabalho escravo no Brasil?”
O professor deverá ser o mediador do debate, inserindo aos poucos as questões conforme o desenvolvimento da discussão. Os alunos deverão apresentar as soluções com base nos temas discutidos na aula anterior, respeitando sempre a opinião dos colegas.
Aula 04:
Agora os alunos deverão analisar se existe trabalho escravo na sua comunidade. O professor deverá questionar a turma se alguém conhece alguma história sobre o tema, já presenciou ou tem parentes/conhecidos que vivenciaram essa situação e como foi solucionado o problema.
Atenção professor! Devido à periculosidade do tema, não indicamos que a pesquisa seja feita in loco. Nesse caso, sugerimos que seja realizada em jornais, revistas, na biblioteca pública da cidade, na secretaria do trabalho, em ONGs, etc.
Caso não haja nenhum caso de trabalho escravo na comunidade os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema: O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil? Os alunos deverão apresentar para turma uma reflexão sobre o tema.
Sugestão de leitura: O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil? Revista Nova Escola - Maio 2009 - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/caracteriza-trabalho-escravo-hoje-469810.shtml Acesso em: 13.05.2010.
Prática social final do conteúdo
Os alunos deverão apresentar o resultado da pesquisa para a turma. Para complementar as apresentações o professor poderá utilizar o vídeo “Erradicação do trabalho escravo”. Disponível para download em: http://www.mte.gov.br/imprensa/videos/galeria_videos.asp Acesso em: 08.05.2010
Atenção Professor! Nessa página aparecerão vários vídeos do Ministério do Trabalho, clique no vídeo indicado “Erradicação do trabalho escravo” duração 02:54, e na próxima página que irá carregar digite o código de segurança indicado. Em seguida aparecerá a mensagem para salvar o vídeo.
O vídeo aborda as ações do governo para erradicar o trabalho escravo no Brasil. Após o vídeo o professor deve lançar a seguinte questão para reflexão: a legislação existente contribui efetivamente para erradicação do trabalho escravo?
Após a discussão os alunos deverão comentar como foi a experiência de discutir o tema, qual a sua opinião sobre o assunto, suas dificuldades durante a pesquisa, etc.
Catarse:
Com base na discussão e compreensão dos alunos sobre o tema, eles deverão criar imagens, músicas, poesias, artigos, entre outras técnicas para expressar sua opinião sobre o trabalho escravo. Eles deverão apresentar para a comunidade escolar o resultado das produções.
Nome | Tipo |
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Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro | Vídeo |
Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro | Vídeo |
Repórter Brasil. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=4 Acesso em: 08.05.2010
Legislação sobre o trabalho escravo. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/trabalho_escravo.htm Acesso em: 08.05.2010
Ministério do trabalho. Disponível em: http://www.mte.gov.br/trab_escravo/default.asp Acesso em: 08.05.2010
Organização Internacional do Trabalho. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/index.php Acesso em: 08.05.2010
O professor deverá construir em conjunto com a turma os critérios de avaliação, para que todos fiquem cientes dos objetivos da avaliação. Lembrando que a avaliação deve levar em consideração a compreensão do aluno sobre o tema abordado e as relações com seu contexto social e cultural. Sugerimos alguns critérios a serem observados durante o desenvolvimento das aulas:
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