07/06/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
- Compreender o fenômeno da violência presente nos espetáculos esportivos.
- Debater o paradoxo presente nas práticas esportivas entre agregação e desagregação.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende apresentar atividades alternativas e interdisciplinares para trabalhar o tema da Copa do Mundo. Nessa aula, o objetivo é debater sobre a violência presente entre torcedores e jogadores nos espetáculos esportivos.
Atividade 1:
Caro professor, recomendo que a aula seja realizada no laboratório de informática da escola ou em uma sala equipada com recursos audiovisuais. Na abertura da aula, o professor deverá apresentar os valores sociais como atributo do esporte moderno como visto em algumas pesquisas acadêmicas.
http://www.efdeportes.com/efd112/esporte-educacao-e-inclusao-social.htm
Após breve explanação, o professor deverá utilizar vídeos que acentuem a diferença existente entre os valores sociais atribuídos ao esporte e alguns dos fatos que contrastam com eles – também presentes na formação do espetáculo esportivo.
Violência entre jogadores e torcedores:
http://www.youtube.com/watch?v=HLCdhQCM0So
Violência entre torcedores:
http://www.youtube.com/watch?v=zAlojDIMol0
Vídeo com cenas de fair play ou “jogo limpo”:
http://www.youtube.com/watch?v=mpZuKAFFhkU
http://www.youtube.com/watch?v=EWdf5ZLbtYo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zLmQxB8NbPQ
Dica: O professor poderá utilizar vídeos que mostrem a violência presente nos campos esportivos. Indico algumas opções que mostram a violência no futebol tanto no campo de jogo, quanto nas arquibancadas entre os torcedores. Uma terceira opção é um vídeo que apresenta a prática do fair-play ou “jogo limpo”.
Atividade 2:
Após o vídeo, o professor irá mediar um debate com o grupo. Nesse momento é importante que os alunos se posicionem sobre o tema da violência presente nas práticas esportivas. O professor deve elaborar um roteiro de perguntas que permita uma discussão ampla, na qual a experiência cotidiana dos alunos seja objeto de reflexão.
Algumas opções de perguntas para iniciar o debate:
1) Vocês já presenciaram cenas de violência em jogos de futebol ou outros esportes?
2) Na opinião de vocês, por que as torcidas brigam?
3) Alguém gostaria de contar alguma experiência concreta que viveu como jogador ou torcedor que envolve violência no esporte?
4) Vocês conhecem o estatuto do torcedor? Quais são as suas prerrogativas?
Atividade 3:
Na terceira parte da aula, os alunos deverão, de forma individual, elaborar um pequeno texto/ redação. A produção textual seguirá um roteiro de perguntas. Lembremos que até esse momento da aula, os alunos já assistiram alguns vídeos sobre o tema da violência no esporte e apresentaram algumas idéias sobre os motivos que levam torcedores e jogadores a atos de violência. Agora cabe ao professor debater de forma mais ampla os valores de agregação e desagregação presentes na prática esportiva. A pergunta é: como o esporte pode ser um fator de agregação e desagregação? E como a violência presente nessas práticas esportivas contribui para esses processos?
Instigue os alunos a destacarem o que eles entendem por fatores de agregação nas práticas esportivas. É possível que as respostas caminhem na direção de apontar: 1) esporte é educação, 2) esporte inclui os desfavorecidos socialmente, 3) trabalho em equipe, 4) disciplina etc.
Sobre a desagregação presente nas práticas esportivas os alunos podem apontar: 1) a violência presente nos estádios, 2) as torcidas organizadas que supostamente afastam as famílias dos estádios, 3) construção de rivalidades entre grupos ou países, 4) a exclusão dos menos habilidosos etc.
Ao final da aula, os alunos deverão, em grupos pequenos de cinco ou seis alunos, socializar suas produções textuais para fomentar um debate final sobre as ideias construídas nos textos.
Textos para o professor sobre a violência no futebol
http://www.efdeportes.com/efd113/a-violencia-nos-estadios-de-futebol.htm
http://www.uff.br/esportesociedade/pdf/es201.pdf
Texto para o professor sobre representações sociais do esporte:
http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewArticle/6937/6000
Estatuto do torcedor:
Na parte final da aula, o professor deverá explorar a compreensão dos alunos sobre os casos de violência nos espetáculos esportivos e os valores sociais a eles atribuídos, destacando o paradoxo presente nas práticas esportivas entre agregação e desagregação. A redação, realizada na terceira atividade da aula, poderá servir como instrumento de avaliação sobre a compreensão dos alunos dos conceitos trabalhados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!