31/05/2010
Cláudia Regina M. Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Nutrição e Dietética |
• Distinguir a diferença entre os conceitos de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.
• Promover mudanças de hábitos alimentares.
• Aplicar técnicas relativas ao pleno aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.
• Praticar e usufruir dos conhecimentos de educação ambiental..
Não há necessidade de conhecimento prévio.
O Professor deverá dividir o texto abaixo em 3 partes (início, meio e fim) e distribuirá aleatoriamente para todos os alunos da sala, sendo que cada aluno receberá uma parte do texto. Logo depois formará 3 grupos de acordo com a parte do texto que foram distribuídos. Em seguida, o professor estimulará o debate dentro de cada grupo formado e depois irá juntar as partes do texto e discutirá juntamente com os grupos, o texto na íntegra. Nesta atividade, os alunos poderão perceber que apesar de cada grupo ter trabalhado com uma parte do texto, o seu envolvimento no debate dentro de seu grupo permitiu fazer uma leitura maior da outra parte do texto que eles não haviam trabalhado e com isso poderão ampliar seu conhecimento e descobrir como é importante a formação de um grupo para fortalecer a discussão de um determinado assunto.
Texto: Aproveitamento Integral dos Alimentos: Melhor sobrar do que faltar?
Camila Badawi Acadêmica de Nutrição da FSP – USP, – para saber mais acesse: www.nutrociencia.com.br
Cascas, talos, sementes...
Pouca gente sabe, mas as partes vistas como “menos nobres” dos alimentos têm grande valor nutritivo! São ricas em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem apenas ao meio ambiente e à sociedade, mas também ao corpo e à mente. Estima-se que 30% da produção mundial de alimentos sejam desperdiçados devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. No Brasil, aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que torna esse lixo um dos mais ricos do mundo, sendo o Brasil considerado o país do desperdício. Nós brasileiros perdemos mais de 12 bilhões de reais por ano com o desperdício de alimentos. Os supermercados jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias. Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos chega a 20%. A forma mais comum de desperdício caseiro é a distorção no uso do alimento. Talos, folhas e cascas são, muitas vezes, mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados a comer. Um quarto de toda produção nacional de frutas, verduras e legumes não são aproveitados. Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade.
LIXO PARA UNS, TESOURO PARA OUTROS
O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento integral dos alimentos, além do planejamento do que se coloca no prato (para não precisar jogar fora) e da programação do consumidor antes de ir ao supermercado (para comprar apenas o necessário). É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas. Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.
O BRASILEIRO APROVEITA OS ALIMENTOS INTEGRALMENTE?
Uma pesquisa realizada na Internet pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente mostra que o uso integral dos alimentos ainda está distante da realidade dos lares brasileiros. Das mais de 1200 pessoas que responderam à pergunta “O que você faz com restos de comida (cascas, sementes, etc.)?”, 57,3% afirmaram que simplesmente jogam no lixo. Apenas 8,3% disseram aproveitar talos, cascas e folhas em outras receitas. O consumidor aproveita apenas 40% dos alimentos vegetais, pois a princípio, as pessoas não vêem com bons olhos o uso de talos e cascas, porém, segundo a prática de nutricionistas do programa “Alimente-se Bem com R$ 1,00” do SESI-SP, conforme as pessoas vão aprendendo receitas criativas com esses ingredientes, entusiasmam-se com a economia e tornam-se multiplicadores da idéia. Portanto, melhor sobrar do que faltar? Nem um, nem outro! O importante, como sempre, é o equilíbrio. Saber utilizar todas as partes dos alimentos contribui para que, principalmente, não sobre comida para uns e falte para outros.
Conheça alguns alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
O texto acima, está disponível em http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/Artigo%208%20-%20Aproveitamento%20Integral%20dos%20Alimentos.doc
acessado em 19/05/2010.
Atividade 1
Depois da leitura do texto acima, pedir para cada aluno responder individualmente em seu caderno as seguintes questões abaixo. Quando o professor for corrigir coletivamente as respostas, é necessário que o professor fique atento, pois sempre que surgir uma dúvida o professor deverá esclarecê-la antes de iniciar a correção de uma nova questão.
Atividade 2
Imagem do vídeo 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo.
Esta atividade poderá utilizar o laboratório de informática ou a própria sala de aula se neste local for acessível um computador e data show. O professor deverá organizar a sala para que os alunos assistam ao vídeo do Instituto Akatu disponível em http://www.akatu.org.br/sites/desperdicio/ acessado em 19/05/2010 e logo depois os alunos em grupo deverão responder as perguntas no caderno e socializar com a turma na ora da correção dos exercícios. O professor poderá propor aos alunos para socializarem as respostas na forma de uma entrevista. Para organizar a entrevista, cada grupo deverá eleger dois alunos para serem os repórteres e o restante do grupo serão os entrevistados. Cada repórter fará uma pergunta para um entrevistado (aluno), as perguntas para a entrevista poderão ser da proposta desta atividade, ou se o grupo sentir necessidade, outras perguntas também poderão ser elaboradas pelo grupo. É importante que o professor converse com a sala a respeito de como se organiza uma notícia, entrevista etc. Esta atividade além de ser descontraída, o aluno poderá se deparar em uma roda de perguntas e respostas que vão além da proposta do trabalho e com isso eles poderão adquirir uma maior autonomia em discutir o assunto trabalhado na sala de aula e no seu cotidiano.
Espera-se com esta atividade que os alunos possam desenvolver melhor sua interpretação verbal e aumentar sua confiança e convicção em falar em público, bem como propor um melhor esclarecimento a respeito do Aproveitamento e Reaproveitamento dos alimentos.
Perguntas relacionadas ao vídeo:
Logo em seguida aproveitando que os alunos já estão conectados, pedir aos alunos para assistirem o vídeo do Insitituto Akatu disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gqMOu6kyyGs Acessado em 19/05/2010
Imagem do vídeo 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo.
Após terem assistido o vídeo, os alunos deverão juntamente com o professor desenvolver um debate em sala para dialogar as seguintes questões abaixo:
Os alunos deverão registrar em tópicos suas impressões a respeito das questões acima, e ao final da atividade entregar em folha separada para o professor avaliar suas produções.
Atividade 3 - Culinária
O professor deverá propor para cada aluno pesquisar na internet, em livros ou revistas especializados em culinária, algumas receitas que utilizam os alimentos integralmente e outras receitas que fazem o reaproveitamento dos alimentos. A pesquisa deverá ocorrer individualmente, após a escolha da receita por cada aluno, o professor deverá escrever o nome de cada receita no quadro e fazer uma votação entre os alunos para elegerem 2 receitas que utilizam os alimentos integralmente e 2 receitas que utilizará alimentos reaproveitados. Logo após a escolha, separar os ingredientes que cada aluno irá trazer para a próxima aula. Esta atividade poderá ocorrer no pátio da escola próximo a cozinha e com o auxílio das cantineiras da escola. Na preparação da receita, o professor deverá delegar funções para cada aluno e cuidar que nada sai errado, principalmente quando for manusear materiais cortantes e perigosos como faca e fogo (o professor que deverá fazer essa função). Na medida do desenvolvimento da atividade é importante que o professor retome as discussões anteriores a respeito da importância do aproveitamento integral e do reaproveitamento dos alimentos, cabe nesta atividade também abordar as formas de se evitar o desperdício de alimento e de dinheiro. O professor poderá também no momento da preparação do cardápio propor um debate a respeito desnutrição.
Obs.: Antes da escolha da receita que a sala irá elaborar, o professor deverá instruir os alunos para que eles escolham receitas fáceis de fazer e que não gastem muito tempo para serem realizadas, pois corre o risco de não dar tempo para finalizar a atividade no mesmo dia.
Esta atividade visa integrar a teoria com a prática além de ser um momento riquíssimo para explorar a criatividade e o trabalho coletivo com os alunos. A atividade pode ser desenvolvida por qualquer professor independente da disciplina, no final do trabalho, o professor de português poderá propor aos alunos que escrevam as receitas que pesquisaram na internet e organizem um livro de receitas envolvendo a utilização integral dos alimentos e o reaproveitamento de alimentos para entregar para as mães ou responsáveis por cada aluno.
Instituto Akatu: http://www.akatu.org.br/
Programa Mesa Brasil do Sesc: http://www.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/receitas/index.cfm
Tabela de frutas e legumes de época: http://www.ceagesp.gov.br/produtos/
Livro de receitas on-line: http://www.livrodereceitas.com/aproveita/index.html
Receitas on line: http://www.frohlich.com.br/receitas_listagem.php?id=3
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades de observação, o painel e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas e ao final das atividades, bem como o desenvolvimento de cada aluno na elaboração, participação e produção das receitas.
Quatro estrelas 10 classificações
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12/11/2015
Quatro estrelasamei o projeto e vou utilizar nas minhas salas de aula.obrigada!
12/11/2015
Quatro estrelasamei o projeto e vou utilizar nas minhas salas de aula.obrigada!
05/09/2013
Quatro estrelasmuito bom o material. parabéns. vamos utilizar no curso da horta escolar.
25/04/2013
Cinco estrelasÓtimo material Lindomar, gostaria de saber se vocês têm algum vídeo que possamos aplicar na turma sobre reaproveitamento alimentar,abç.
23/03/2012
Cinco estrelasLindomar,sou sua aluna no 7ºSigma do Nacional lembra?acho sua aula muito legal mas não estou achando sobre aproveitamento e reaproveitamento,só acho de aproveitamento interal ou coisa assim.Mesmo assim te adoro como professor e como tutor. Camila
20/03/2012
Quatro estrelasFOI BOM PORQUE ME AJUDOU
13/05/2011
Cinco estrelasadorei a aula, bem interessante, pois devemos ter esse conhecimento para não disperdiçar alimentos e sabermos reaproveitar também. Parabéns
28/03/2011
Quatro estrelasMuito interessante, ajudou muito pois estamos trabalhando o projeto educação alimentar na minha escola.
11/03/2011
Cinco estrelasÓtimo, muito pertinente a várias abordagens, é a interdisciplinariedade, super legal. Gostei mesmo.
01/11/2010
Quatro estrelasEsselente aula, muito criativa.Esta aula ajuda a assimilação do aluno e traz bons resultados na aprendizagem dos mesmos. Parabéns professor.