02/06/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– QUESTIONANDO AS CAUSAS DAS CHUVAS E ENCHENTES.
1º Momento: Na roda inicial o professor deverá questionar os alunos sobre o que já sabem sobre a causa das chuvas, como também, o que provoca as enchentes.
Nesse momento o professor deve registrar as falas das crianças e suscitar do grupo o que querem aprender sobre o assunto. No final da aula deve ser colocado no mural os registros em dois blocos:
O QUE JÁ SABEM e o QUE QUEREM SABER.
Atividade 2 – DISCUTINDO AS QUESTÕES.
1º Momento: O professor deverá levar para sala vários matérias que falem sobre o assunto e no momento da roda ler com as crianças para começar a responder as questões que foram evocadas. Depois dividir as crianças em grupos e a cada grupo entregar uma das questões. Cada grupo deverá ler o material e responder a sua questão.
Obs: O professor deverá ter o cuidado de dividir as crianças nos grupos, prestando atenção em colocar em cada grupo crianças que já são alfabéticas para que possam ajudar as que ainda são silábicas, no momento de ler e interpretar cada questão. O professor deverá circular entre os grupos quando as crianças estiverem realizando as atividades.
Obs: O professor deverá preparar fichas contendo cada questão e o espaço para o grupo responder.
Sugestão abaixo.
questão: O QUE CAUSA AS ENCHENTES?
____________________________________________ ____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________
Grupo:_______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ |
Atividade 3: REPRESENTANDO OS APRENDIZADOS
1º Momento: O professor deverá ler as questões e as respostas de cada grupo na roda. Depois entregar uma das fichas para cada grupo e este fará um cartaz representando a questão lida.
Obs: O professor deverá disponibilizar às crianças vários materiais, como: gravuras, lápis de cor hidrocor e/o madeira, lápis piloto, cola. Sugerir às crianças que utilizem as gravuras ou registrem com desenhos.
Atividade 4: FAZENDO UMA EXPOSIÇÃO
1º Momento: O professor deverá combinar com as crianças como organizar a exposição.
Exemplo:
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!