21/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estratégias: atividades em duplas; discussões coletivas.
Recursos: tutorial; sala de computação com recurso à Internet e hipermídia disponível; podcast, videocast.
Aula 1
Atividade 1
Todas as aulas que tratem do gênero blog terão de ser desenvolvidas no laboratório de informática com acesso à internet. O professor terá de dispor de um computador só para si bem como de um data show, a fim de orientar os alunos na navegação. Ainda, para todas as aulas propostas, os alunos trabalharão em duplas. Nesta primeira aula, o aluno terá seu primeiro contato de forma sistematizada com o blog a partir da orientação de um tutorial. Cada dupla receberá um tutorial:
TUTORIAL
Por meio deste tutorial, vocês conhecerão o gênero blog.
1. Acessem os links abaixo e sintam-se à vontade para explorar os blogs disponíveis. Será dada para esta atividade o tempo de 10 minutos.
http://perfillegal.spaceblog.com.br/745963/_/
http://madruga.blogger.com.br/
http://girlnaadolescencia.blogspot.com/
http://bloglog.globo.com/danielesuzuki/
http://noticias.r7.com/blogs/edu-guedes/
2. Depois, pesquisem na internet as respostas aos questionamentos que seguem. Se quiserem, seguem alguns links para procurarem as informações. Os alunos terão 20 minutos para realizar esta atividade.
http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/viewFile/1378/1077 (ver página 6)
http://www.ufpe.br/nehte/artigos/blogs.pdf
3. Depois de respondidos os questionamentos acima, verifique-os em blogs diversos. Para isso, os alunos estarão livres para procurar por blogs na internet. O tempo é de 10 minutos.
Atividade 2
Depois de realizado o tutorial, o professor discutirá oralmente com os alunos as questões levantadas, polemizando-as em um blog qualquer. Sugestão de blogs:
http://bloglog.globo.com/angelica/
http://www.cristaonarede.blogspot.com/
http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/03/e-preciso-aprender-economizar-melhor-o.html
http://ritiiiiinha.blogspot.com/2009/01/corrente-das-educadoras-que-amam-os.html
Aula 2
Atividade 1
Para retomar a discussão do que seja um blog, os alunos assistirão ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0
Depois do vídeo, o professor explanará brevemente sobre o gênero blog. Para auxiliá-lo, professor, leia dissertação de Cláudia Rodrigues, capítulo 2, p. 39 a 56, disponível em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs).
Atividade 2
Em seguida, o professor disponibilizará a entrevista de uma dentista que é uma das mais famosas blogueiras, Beatriz Kunze. Esta entrevista aconteceu na rádio CBN Curitiba. Nesta atividade, os alunos terão de anotar no caderno, para posterior discussão, os argumentos que a dentista blogueira levanta acerca da relevância da criação do blog para ela.
http://www.odontopalm.com.br/podcast/cbn-low.mp3
(Ainda, caso tenha tempo, o professor poderá na rede mostrar aos alunos o blog da dentista, http://www.garotasemfio.com.br/blog/ e seu site:
Tendo escutado a entrevista da blogueira, o professor problematizará a discussão sobre a relevância de um blog (função social). E para deixar a discussão ainda mais “apimentada”, o professor exibirá aos alunos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3_TjZg1_Nhc&feature=related
Atividade 3
Os alunos, em duplas, produzirão um texto argumentativo no programa Word defendendo a utilização do blog como ferramenta de interação social e divulgação. Esse texto, após passar por revisões, será postado no blog produzido pelos alunos (ver aula “Criando um blog”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=20258
Importante: para dar continuidade ao gênero BLOG, o professor deverá visitar a aula “Criando um blog”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias - site acima.
Para leitura do professor:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/viewFile/1378/1077
http://www.ufpe.br/nehte/artigos/blogs.pdf
http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/revista_famecos.pdf
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2008/ju419_pag08.php
http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html
http://asoutrasmargens.blogspot.com/2009/08/blog-e-um-genero-ou-um-espaco-de.html
DISSERTAÇÃO
RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o usa da escrita na escola. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP. UNICAMP, 2008. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs
Os alunos serão avaliados nessa aula conforme atividades:
Enfim, é importante que os aluno nessa aula compreenda o funcionamento do blog e sua utilização.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/04/2012
Cinco estrelasParabéns! Palno de aula excelente. Abrangente, dentro do que se propões, bem organizado, satisfatório. Um desafio interessante para o professor e envolvente para os alunos!
18/03/2012
Três estrelasAchei muito interessante a aula envolvendo o genero blog. Contudo, eu aprimoraria a produção textual deles. Um texto argumentativo pode ser uma artigo de opinião ou uma discussão de forum. Como o texto será postado em um blog, eu trabalharia o gênero que já está em questão, o qual pede um tipo textual mais narrativo, informativo, do que argumentivo. Há também a questão do tema do blog em questão, que também direciona melhor a produção textual deles, que precisa ser contextualizada.
28/11/2011
Cinco estrelasParabéns! A aula é excelente.Mas ainda tenho algumas dúvidas,mas pretendo me aprimorar.
22/11/2011
Cinco estrelasadorei era tudo q eu precisava no meu trabalho
01/04/2011
Quatro estrelasBem interessante a forma que foi montada a aula sobre blog's. Os blog's utilizados de exemplos são os mais variados temas abordando o cotidiano de forma engraçada até mesmo como um verdadeiro documentário de sua própria vida, como se fosse nosso antigo e velho diário. Esse tipo de aula prende a atenção do aluno e oferece recurso como o passo-a-passo para que não se percam e sigam a cronologia proposta. APROVADO!!!!!