14/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Reconhecer que as atividades são desnvolvidas na sucessão do tempo.
Atividade 1 – Discutir a rotina
1º Momento: O professor pergunta as crianças o que fazem na escola no horário da aula e solicita que um grupo de alunos registrem as respostas dadas. Solicita que a turma se organize em pequenos grupos e registre as atividades, em seguida cada grupo expressa a rotina, um dos grupos faz o registro e verifica se há alguma diferença entre as falas dos grupos.
2º momento – O professor orienta as crianças para desenhar a seqüência de atividade do dia e escrever sobre as coisas que fazem na escola durante o período que encontra-se no local. Em seguida, compartilham na grande roda, da experiência de trazer para o desenho a sequência do que faz no cotidiano.
Atividade 2 - Pensar em uma rotina diferente
1º momento - O professor questiona as crianças sobre o que podería acontecer se fosse colocado o lanche no início, a roda no meio etc., pedindo para que eles justifiquem se essa ordem de atividades seria coerente. Após a estruturação da rotina em roda inicial, primeira atividade, lanche, parque, história, segunda atividade e roda final, o professor poderá então pedir que as crianças registrem o que é feito em cada um desses momentos já vivenciados na escola. O passo seguinte é a disscusão do rotina que delimita o tempo e a ocupação das pessoas (coisas que devem ser feitas durante o dia), tanto em casa como na escola. E que a junção de todos esses dias formam os meses, os anos surgindo assim o calendário.
Atividade 3 – Reconhece o calendário como orientador da rotina.
1º momento - O professor promove um debate e as crianças defendem a importância do calendário para medir o tempo, destacam que ele está dividido em meses, semanas e dias. Em seguida, as crianças podem lançar mão de calendários para ilustrar seus argumentos, mostrando quantos dias tem uma semana, quantos dias tem um mês e quantos dias tem um ano.
Obs.1 - O professor desenvolve o hábito de todos os meses fixar um calendário do mês vigente, renovando a folhinha do calendário todo início de mês. Todos os dias após a construção da rotina, as crianças poderão então realizar a marcação do dia no calendário. O professor também poderá entregar um calendário a cada criança para que em casa possa realizar também essa marcação.
CELENDÁRIO: JULHO - 2010
DOMINGO |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
SÁBADO |
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Obs 2 - Na sala o professor poderá está questionando as crianças: Que dia é hoje? Ontem foi dia 12 e hoje? Ainda poderá realizar atividades escritas para que as crianças possam escrever os dias do calendário vigente, observando o calendário da sala.
Obs. 3 - Outra atividade importante é a criação de um quadro onde o professor poderá estar registrando momentos importantes da rotina como: brinquedoteca, dia do vídeo, dia da culinária, de artes, educação física, biblioteca e fixar na parede da sala para que as crianças possam estar percebendo em quais dias da semana essas atividades acontecem e quando for marcar o calendário falar: Hoje é quarta, dia de______________.
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
MULTIMÍDIA |
ARTES |
CULINÁRIA |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
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INFORMÁTICA |
EDUCAÇÃO-FÍSICA |
BIBLIOTECA |
ARTES |
BRINQUEDOTECA |
Livro: Por amor e por força: rotina na Educação Infantil - Maria Carmem Silveira Barbosa. Editora Artmed
Analisar se as crianças tomam como referência as atividades seqüenciadas do cotidiano e se a sua presença diária na escola, é regulada pela rotina.
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