14/07/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Estabelecer a relação numeral/quantidade.
1º MOMENTO:
A título de motivação, o professor iniciará a aula com perguntas do tipo: ¿Cuántos años tienes?, ¿Cuál es tu número de teléfono? ou ¿Cuál es el número de tu casa? À medida que os alunos forem respondendo, o professor vai anotando o(s) numeral(is) na lousa/no quadro negro.
Em seguida, o professor exibirá o vídeo Los números en español - disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RsWsoYJPcmU> e acessado em: 18 de maio de 2010 -, quando os alunos tentarão registrar no caderno, por extenso, os numerais que aparecerem.
2º MOMENTO:
O professor fará, juntamente com os alunos, a correção dos números que apareceram no vídeo. Nesta correção, convide alguns, aqueles que desejarem, para ir ao quadro/a lousa escrever um dos números ditados. Os demais alunos, em suas cadeiras, o ajudarão, se necessário, e conferirão se a resposta do caderno está igual à que foi escrita pelo aluno-escriba.
Outra possibilidade para a correção da atividade é pedir que os alunos troquem entre si os cadernos e confiram a resposta uns dos outros, após a escrita no quadro/na lousa.
Será apresentada, ao final, uma lista com os numerais em espanhol, que poderá ser escrita na lousa/no quadro negro, bem como trazida na forma de uma fotocópia. O professor lerá o nome dos números e os alunos repetirão, em seguida, para que tenham a referência de pronúncia e escrita do referido vocabulário.
3º MOMENTO:
Os alunos receberão a cópia de um calendário do mês atual, no qual terão que escrever, por extenso, as data presentes em cada dia da semana, abaixo ou ao lado do numeral. Em caso de dúvida quanto à escrita, poderão consultar a lista entregue no 2º momento ou um dicionário eletrônico de espanhol.
Outra possibilidade de atividade é a realização de um bingo, quando o professor chamará os números e os alunos, a partir do reconhecimento sonoro, marcarão os numerais na cartela.
4º MOMENTO:
Divididos em grupos com quatro ou cinco componentes, os alunos criarão uma situação-problema ou uma adivinha em espanhol, utilizando os números aprendidos, para que o restante da turma possa dar a resposta.
Outra opção é utilizar o software Valgetal, disponível na área de Recursos Educacionais deste Portal, cujo objetivo é desenvolver procedimentos de cálculos mentais, por meio da resolução de situações problemas de forma dinâmica e lúdica.
Se o bingo não foi utilizado enquanto estratégia no 3º momento, poderá ser utilizado neste, ao invés das outras duas sugestões acima.
Outras canções e/ou vídeos em espanhol sobre os números, para utilizar em turmas menores:
Textos para a fundamentação teórica do professor:
Dicionário Virtual Escolar Michaelis - Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/index.php?typePag=apendice&languageText=espanhol-portugues>. Acesso em: 13 de junho de 2010.
O professor discutirá com os alunos sobre as situações nas quais se usa os números no dia a dia, solicitando que sejam dados exemplos concretos. Por fim, reforçará a importância dos alunos incorporarem esse vocabulário nas aulas de espanhol, a partir de agora.
Outra opção é realizar um bingo de números, caso essa estratégia não tenha sido contemplada no 3º ou 4º momento da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/05/2012
Cinco estrelasOtimo Trabalho, Me ajudou muito. Obrigada por postar.