07/07/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Através das atividades propostas o aluno poderá conhecer os sintomas da Dengue e os cuidados necessários, bem como conscientizar e informar a comunidade escolar sobre os cuidados que se deve ter para se evitar a Dengue.
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno as formas de transmissão da doença e as fases de vida do mosquito, sugeridas na aula do Portal de Professor: “Dengue conhecendo seu transmissor”.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, converse com a turma sobre os conhecimentos já construídos sobre a Dengue: transmissor, formas de transmissão e as fases de vida do mosquito Aedes aegypti. Faça com a turma uma pesquisa na escola, descobrindo quem já teve Dengue. Para isso, organize os alunos em duplas, sendo que cada dupla poderá ficar responsável por colher os dados de uma turma da escola. Depois, organize os dados em um gráfico e exponha-o na mural da escola.
Explique para a turma a importância de conhecer os sintomas da doença para tomar os devidos cuidados. Para isso, leve a turma para a Sala Multimídia da escola e assistam ao vídeo sugerido abaixo:
Turma da Mônica Contra a Dengue
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&feature=fvw
Após assistirem ao vídeo, proponha à turma a escrita no caderno, dos sintomas da doença. A organização do registro poderá ser feita coletivamente com a turma.
Os sintomas da Dengue podem ser:
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Para esta aula organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Disponibilize para os alunos folhas de papel em branco. Cada grupo deverá criar uma história em quadrinhos, com personagens e falas cuja mensagem da história consista em apresentar os sintomas da doença “Dengue”. Aproveite o momento para auxiliar os grupos na construção da história, na escrita das palavras e na organização das ideias. Depois de todos terminarem a história, troque as mesmas entre os grupos e possibilite um momento de leitura e de correção da história pelos grupos. Após este momento, as histórias devem retornar para o grupo que escreveu, para que possa fazer as alterações sugeridas pelo outro grupo. Professor, providencie uma entrevista com um agente da saúde com o intuito de que os alunos possam ter mais dados sobre a doença, expondo suas preocupações e dúvidas.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Professor, para esta aula, organize a turma em grupos, sendo os mesmos integrantes da aula anterior. Com as histórias em quadrinhos escritas pelos grupos, converse com a turma sobre a importância da divulgação das ideias e aprendizagens construídas pelos grupos. Sendo assim, proponha que cada grupo organize uma dramatização com base na história criada. Confeccione, com a participação dos alunos, um convite contendo a data e o local para que as dramatizações sejam apresentadas à comunidade escolar. Fixem o convite em um mural da escola. No dia da apresentação, faça filmagem de todos os grupos no momento da apresentação e depois assista com a turma.
Para outras informações acesse o sítio: http://www.combatadengue.com.br/
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das vivências nas atividades propostas e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre os sintomas da doença e a necessidade de sua prevenção.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/04/2013
Cinco estrelasesse texto e eselente