01/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
O aluno poderá:
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que o aluno saiba o alfabeto da língua portuguesa e também consiga utilizar letras maiúsculas e minúsculas. Talvez o aluno já deva saber o que é alimento e selecioná-los/ classificá-los dentre diversos objetos.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, para a primeira atividade estabeleça um diálogo com os alunos, a fim de integrá-los e abordar o tema desta aula: “Ser humano, saúde e alimento para a vida”. Como é uma atividade para sondagem do assunto não há necessidade de cobrar respostas corretas, o mais importante é estimular a participação de todos. Este momento contribuirá para você fazer um levantamento dos conhecimentos prévios acerca do assunto abordado. Comece indagando:
a - O que aconteceria se tomássemos somente água durante um dia inteiro?
b- O que aconteceria se comêssemos somente balas e bombons durante uma semana?
c- Será que conseguiríamos nos alimentar apenas de coisas doces?
d- O que aconteceria se não utilizássemos sal?
Se você preferir poderá registrar as respostas da turma com o objetivo de retomá-las ao final das atividades propostas neste planejamento, a fim de compará-las com o que foi apreendido. Para ilustrar a temática, sugerimos que utilize as seguintes imagens:
Imagem 1 http://2.bp.blogspot.com/_HODslUZgTHc/St7SO_KGJaI/AAAAAAAAAHc/TAtCkYvi6co/s320/Roda-Fulldef.gif
Imagem 2 http://www.nossadica.com/fto_saude/fto_lanche.jpg
Peça que os alunos as observem e digam o que perceberam. Questione se eles: têm o hábito de comer alguns dos alimentos que aparecem nas imagens e com qual regularidade os comem; se comem legumes, verduras, e frutas e de quais mais gostam; se já experimentaram algum tipo de alimento e que não gostaram.
Após o diálogo, se em sua escola você tiver oportunidade de utilizar computadores com seus alunos acompanhe-os ao Laboratório de Informática para realizarem alguns jogos sobre o tema alimentação. Sugerimos os sítios:
http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos_aventura.html
Você poderá também confeccionar jogos sobre o tema alimentação, sugerimos o jogo “Montando palavras- quebra-cabeça” postado no portal do professor sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4849
Professor, ao finalizar as atividades que você selecionou, faça uma rodada de conversa, pedindo que os alunos falem sobre o que aprenderam e o que mais gostaram.
Atividade 2: aproximadamente de 60 minutos
Professor, retome a atividade realizada anteriormente, questione a turma sobre quais alimentos consideram saudáveis. Em seguida, peça que tentem dizer se há diferença entre as palavras "comer" e "alimentar", se necessário solicite que procurem no dicionário os seus significados.
Você poderá utilizar o texto “Por que temos de comer?”.
Fonte: Revista Ciências Hoje das crianças, ano 18, nº 163- novembro de 2005
Faça a reprografia deste texto e entregue uma cópia para cada aluno, ou se preferir trabalhe em duplas. Primeiramente, solicite aos alunos que leiam silenciosamente o texto assinalando as palavras cujos significados desconhecem. Após a leitura, instigue os alunos a dizerem o que entenderam, faça interferências através de questionamentos, que contemplem a leitura, por exemplo:
a - O que significa ser bom de garfo?
b- Alguém desta turma é bom de garfo? Por quê?
c- O que significa alimentação deficiente?
d- O que é nutrição?
e- O que significa plano alimentar?
f- Alguém da sala tem plano alimentar?
g- O que é guloseima?
Após o diálogo, faça uma leitura oral do texto. Solicite que alguns alunos continuem a leitura sempre que falar seu nome. Durante a leitura você poderá pedir que os alunos grifem as frases que considerarem importantes.
Em seguida, peça que colem o texto no caderno de Ciências e registrem sua opinião sobre a relevância do que leram.
Para finalizar esta atividade, converse com os alunos sobre as seguintes questões:
a- Como anda a alimentação de vocês? Ela está saudável?
b- Listem no caderno de Ciências os alimentos que mais consomem.
c- Comparem a lista individual com as de outros três colegas: a alimentação de vocês está variada ou há alimentos que não estão consumindo?
d- Quais alimentos esta turma está precisando consumir mais? Vamos fazer uma lista para fixarmos no mural da sala e lembrarmos sempre desses alimentos?
e- Observem as refeições abaixo:
Imagem 2 http://media02-ak.vivastreet.com/classifieds//1a/a/346077/large/1.jpg
Imagem 3 http://www.planetalondrina.com.br/imagens/img_conteudo/C_20089161622241.jpg
Imagem 4 http://www.salamelada.com.br/imagens/conteudo/foto_barraquinhas.jpg
Após a observação respondam:
Qual refeição pode ser considerada saudável? Por quê?
Atividade 3: aproximadamente de 60 minutos
Professor, retome o significado da expressão alimentação saudável e procure esclarecer aos alunos que alimentação saudável não é um fator importante apenas para o crescimento, mas também, para a manutenção da saúde do corpo, em qualquer fase da vida.
Indague quais são os hábitos alimentares da família de seus alunos.
Peça que eles elaborem juntamente com seus pais e/ou outros responsáveis uma lista dos alimentos que geralmente consomem no café da manhã, no almoço e no jantar.
Aproveite a oportunidade para saber qual comida seus pais e/ou outros responsáveis mais gostavam quando tinham a idade de vocês.
Para a realização dessa atividade agende uma data que possibilite aos alunos e aos seus familiares o cumprimento da tarefa.
Faça a atividade abaixo a fim de verificar quais alimentos a sua turma conhece.
Providencie a reprografia com o diagrama sugerido ou elabore outro, não se esqueça de excluir as respostas apresentadas no final da página. Entregue uma folha em branco para cada aluno, ou se preferir trabalhe em duplas. Aproveite a oportunidade para destacar a importância de cada alimento para nossa alimentação.
1- Preencha com atenção o diagrama abaixo. Utilize a letra de forma maiúscula.
Fonte: http://lh3.ggpht.com/_EkGdKaeRYYE/Su-DowvA8MI/AAAAAAAAALw/u1B4EQIGGn8/s512/Digitalizar0016.jpg
2- Releia os nomes dos alimentos que você completou no diagrama do exercício anterior e em seguida elabore duas frases interrogativas e duas exclamativas utilizando os nomes de alguns desses alimentos. Atenção! Você não poderá repetir os nomes dos alimentos.
3-Responda: Você gosta de comer todos os alimentos que estão representados no diagrama? Justifique sua resposta.
Atividade 4: aproximadamente de 60 minutos
Professor, reforce com a turma as ideias de que toda criança se desenvolve devido aos alimentos que consome e que enquanto está na barriga da mãe, cresce por meio dos dos alimentos que a mãe consome.
Informe que nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno é a maneira mais saudável de alimentar o bebê. Após os 6 meses de idade, a alimentação das crianças deve ser variada e conter alimentos de origem animal, vegetal e mineral. Essa fase é importante, pois a criança começa a conhecer diferentes sabores e a formar seus hábitos alimentares.
Aproveite este momento para saber se algum aluno da turma foi alimentado com leite materno. Caso não saibam responder, solicite que busquem esta informação com seus familiares.
Quando terminar o diálogo retome a atividade de pesquisa sugerida na aula anterior, ou seja, pesquisar junto aos pais e/ou outros responsáveis, listando, os alimentos que geralmente consomem no café da manhã, no almoço e no jantar e também a comida que mais gostavam quando tinham a idade deles.
Agrupe os alunos em duplas ou trios para que possam comparar suas listas.
Peça que conversem e descubram o que têm em comum. Em seguida faça uma roda de conversa com todos os alunos, peça que apontem os alimentos que são mais ou menos consumidos pelas famílias das duplas ou trios.
Registre na lousa os alimentos citados em cada refeição.
Aproveite para comparar os alimentos que os pais dos alunos comiam quando eram crianças e os que seus filhos comem hoje.
Para finalizar esta atividade, você poderá solicitar que os alunos produzam um texto individual ou coletivo relatando o que foi possível aprender sobre o tema alimentação. Se for coletivo os alunos vão falando as ideias enquanto você as registra na lousa formando o texto. Depois, juntos, façam a revisão da produção e, finalmente, peça aos alunos que copiem a versão final. Solicite que ilustrem o texto.
Professor, você também tem a opção de pedir que os alunos produzam um cardápio, contendo os alimentos necessários para uma alimentação saudável. Utilize as discussões realizadas e instigue sua turma a trabalhar em duplas para a construção desse cardápio.
Imagens de alunos confeccionando o jogo “Montando palavras: quebra-cabeça” cujo tema era Alimentação - realizado por alunos do 2º ano “B”- 2006 (3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, professora Eliana Aparecida Carleto Fonte: Acervo da autora
Para informações sobre leite materno consulte o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Leite_materno
No sítio http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=06781 você encontrará um texto que ressalta a diferença entre comer e se alimentar.
Neste sítio você terá acesso de um vídeo sobre vida saudável http://www.youtube.com/watch?v=0ziPV55CedA&feature=related
Professor, a avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta. Analise a compreensão dos alunos sobre a importância de consumir, diariamente, alimentos que contém diferentes nutrientes em todas as fases da vida. Observe ainda se os alunos conseguem nomear a qualidade e a utilidade dos diferentes tipos de alimentos. Essas observações poderão ser feitas através dos diálogos e registros das atividades realizadas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2013
Quatro estrelasGostei!!!
31/05/2012
Quatro estrelasAmei essa aula !! Estava em dúvida de como inserir esse cnteúdo e vc me deu a dica correrta .Obrigada
25/03/2011
Cinco estrelasgostaria de respostas para as minhas perguntas A-o que e alimento B-origem como classifica-lo C-alimento e fundamentalpara nossa vida E-cada ttipo de alimento tem uma função diferente tenho 9 anos tenho de entregar seg.feira obrigada