12/07/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Nesta aula será discutido e refletido com os alunos sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que se organizem em duplas, de forma a utilizarem um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem (Fig.1), conforme postada abaixo, para os alunos.
Figura 1: Tirinha sobre Violência em sala de aula
Disponível em: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html Acessado em: 31 Maio 2010.
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro postado abaixo, fazer os seguintes questionamentos:
Roteiro de Discussão:
É fundamental que neste momento todos aqueles que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões!
Atividade 1
Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra “Violência”.
Violência:
1. Qualidade de violento.
2. Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade.
3. Ação violenta.
4. Opressão, tirania.
5. Intensidade.
6. Veemência.
7. Irascibilidade.
8. Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa.
9. Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=viol%EAncia Acessado em: 16 Jun. 2010.
Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão. É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é afetada. Além disso, o professor poderá questionar os alunos em quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente observada (exemplos: família, escola etc.).
Desta forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites da internet reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.
Roteiro de Pesquisa:
Abaixo sugerimos alguns links de sites para a realização da pesquisa.
Sugestões de links para a pesquisa
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u737571.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u735505.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u693065.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u462101.shtml
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u540054.shtml
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u656609.shtml (Fig.2)
Figura 2: Reportagem do jornal “São Paulo Agora”
Quando todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento, o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o ato violento etc.
Atividade 3
Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying” (Fig.3), com duração de 02 minutos e 07 segundos.
Link do vídeo “Bullying”: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec&feature=related Acessado em 01 Junho 2010.
Figura 3: Imagem do vídeo “Bullying”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo abordado pelo vídeo. Para isto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão sobre o Vídeo:
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituoso possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.
Atividade 4
Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem (Fig. 4) abaixo.
Figura 4: Tirinha sobre violência contra o professor
Disponível: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html Acessado em: 31 Maio 2010.
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que, atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar tais problemas no âmbito escolar.
Neste sentido, sugerimos que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de ocorrência, e as soluções que eles propõem para esta problemática.
Sugestão de Atividade:
Sugestão 1
O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos se eles já ouviram, em algum momento, o termo “Bullying”. Desta forma, quando todos tiverem manifestado as suas opiniões, o professor deverá pedir para que os alunos em duplas leiam a reportagem (Fig. 5) abaixo:
Link da reportagem “Bullying”:
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Acessado em: 08 Jun 2010.
Figura 5: Imagem do site Brasil escola
Sugestão:
Sugerimos que o professor imprima a reportagem e distribua a mesma para cada dupla, de forma que os alunos possam realizar a atividade com maior autonomia.
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.
Os links abaixo se referem ao conceito de Violência na escola:
http://www.scribd.com/doc/504439/Agressividade-ou-falta-de-limites
http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/agressoes-na-sala-aula.htm
http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=1761&Itemid=155
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto escolar, bem como o que é Bullying (um tipo de violência comum no ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática.
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/09/2014
Cinco estrelasGostei muito destss atividades. É importante que se fale sobre isso na escola, não adianta fazer de conta que isso não é grave, porque é, e muito. Por isso é preciso discutir-se sobre este assunto em sala de aula, quem sabe, assim, esta situação de violência na escola diminua.
23/07/2014
Cinco estrelasBem construtiva ,com objetividade,clareza . *Aula interagem professor x aluno.
05/06/2014
Cinco estrelasEXCELENTE
19/05/2013
Cinco estrelasTodo o trabalho foi assim de suma importância, pois me ajudou bastante com um projeto que estava realizando sobre esta área em uma das escolas de meu bairro. Muito obrigado pela divulgação e desejo sucesso a equipe! Parabéns!!!!
08/10/2012
Cinco estrelasexcelent
20/09/2012
Cinco estrelasadorei essa aula dimais
11/05/2012
Quatro estrelasacho que estão boas vai do aluno
29/04/2012
Cinco estrelasGOSTEIMUITO DA AULA E.E.ALMIRANTE TAMANDARE CIDADE EXTREMOZ RN
14/04/2011
Cinco estrelasGostei muito, estou levando esse trabalho para meus alunos, parabéns, pelo contúdo e por dividir conosco. Abraços, Cris Mendonça.
16/03/2011
Cinco estrelasOlá Bruno, achei excelente o seu trabalho. Eu estava procurando algo para relacionar com o filme "Entre os muros da escola". Este plano de aula me auxiliou no trabalho que estou realizando com turmas do 9º Ano. Parabéns e obrigada! Suely
10/01/2011
Cinco estrelasgostei muito dessa aula, tanto que vou realizar em minha sala de aula
30/09/2010
Cinco estrelasGostei muito desta aula, pois é um tema que precisamos trabalhar dentro de sala, pois hoje estamos refem dos alunos que não querem compromisso em estudar. Parabéns por esta aula.
13/07/2010
Três estrelasgostei das idéias e da interatividade, vou tentar adaptar e usar aqui na escola