29/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Estabelecer relações de confiança entre os alunos.
Realizar deslocamentose saltos sem o auxílio da visão.
Compreender as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência visual.
Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.
Figura 1: Atleta paraolimpico.
blogdodortaesporteclube.blogspot.com
Atleta deficiente visual nas Paraolimpiadas.
www.cpb.org.br/comunicacao/fotos
Figura 2: Atleta brasileira deficiente visual.
www.uberlandia.mg.gov.br/noticia
Figura 3: Atleta deficiente visual participando de uma competição de salto em distância.
As pessoas portadores de necessidades especiais conquistam a cada dia um espaço maior na sociedade, mas,não foi sempre dessa forma, durante muito tempo viveram a margem da sociedade. Esse quadro de exclusão diminui a cada ano, por exemplo, podemos observar a inclusão dos portadores de necessidades especiais inseridos no mercado de trabalho formal realizando diversas funções.
O preconceito e a exclusão não deixaram de existir, mas, aos poucos vem perdendo força nos diversos segmentos sociais. A discussão sobre a maneira mais adequada de incluir estas pessoas na sociedade também deve passar pela escola.
A oportunidade de debater juntos aos nossos alunos questões ligadas a esse tema, é fundamental para a formação de uma futura geração de adultos conscientes da importância da inclusão de todos na sociedade.
Nas aulas de educação física poderemos debater este tema com os alunos, e realizarmos atividades em que eles possam vivenciar situações semelhantes as vividas pelos portadores de necessidades especiais.
Nesta aula trabalharemos com atividades dirigidas aos portadores de deficiência visual.
O tema da aula será o atletismo e o salto em distância, modalidade praticada por deficientes visuais nas Paraolímpíadas.
O trabalho com saltos pode beneficiar os portadores de deficiência visual em diversos aspectos, como o desenvolvimento de força nos membros inferiores que ajudará na marcha, o equilibrio estático e dinâmico diminuindo o risco de quedas, a consciência corporal e a percepção espacial que ajudará no deslocamento e desvios de obstáculos, e o estímulo ao desenvolvimento da auto-confiança.
A primeira atividade realizada será "Saltar no Colchão".
Nesta atividade todos os alunos deverão estar vendados e dispostos em duas grandes filas, eles deverão colocar a mão sobre o ombro do colega que está a frente, dessa forma todos se deslocarão juntos pela quadra com o auxilio do professor.
Esta atividade servirá para que os alunos se familiarizem com esta nova forma de deslocamento, que não permite utilizar a visão para guiar os seus passos.
Na segunda parte desta atividade, coloque dois colchões a frente de cada uma das filas, peça que um aluno de cada vez venha até o colchão para realizar o reconhecimento do espaço de salto. Oriente o aluno a tocar no colchão para descobrir a sua altura, a sua densidade (macio ou duro), qual o tamanho do colchão, todos esses indicativos ajudarão o aluno no momento do salto.
Peça que o aluno, realize um salto frontal caindo de pé em cima do colchão. Depois de realizar o salto o aluno será encaminhado pelo professor até a sua fila de origem. Permita que os alunos que não estão saltando, observem os colegas (para isso precisarão retirar as vendas por um instante) no momento do salto.
Dica: Professor, ofereça a sua ajuda direta aos alunos que tiverem maior dificuldade, peça a esses alunos que realizem o salto de mão dadas com você.
Dica: Profesor, você está conduzindo uma aula para pessoas que não enxergam por isso a comunicação entre vocês não deve ser somente oral, em alguns momentos será preciso conduzir este alunos pela quadra, possibilitar que o aluno "toque" nos objetos, nos colegas, dessa forma ele terá mais confiança para realizar as atividades.
Segunda atividade " Pisando nos Balões".
Nesta atividade os alunos devem formar duplas e apenas um aluno da dupla estará vendado.
O professor deverá distribuir pela quadra vários balões de gás cheios. Os alunos terão que se deslocar de mãos dadas pela quadra e ao encontrar um dos balões apenas o aluno vendado deve saltar sobre o balão com objetivo de estourá-lo. O aluno "guia" deverá orientar o deslocamento e o salto do colega vendado.
O jogo termina quando todos os balões forem estourados. Os alunos devem mudar de função antes do início de um novo jogo.
Dica: Os alunos que apresentarem muita dificuldade em realizar a atividade, devem ser auxiliados por dois colegas (um de cada lado) no deslocamento pela quadra.
A terceira atividade será " Salto de Campeão".
Nesta atividade os alunos terão que saltar o mais longe que conseguirem, a distância do salto deve ser marcada com uma trena flexível. Os alunos terão que correr de olhos vendados até o colchão e saltar sobre ele. O professor será responsável pela marcação da distância atingida no salto.
Peça que os alunos sem a venda façam a contagem de quantas passadas serão necessárias, para percorrer o trajeto do ponto de saída até o ponto de salto, localizado na frente do colchão, esta contagem é fundamental para que o aluno saiba quando estará se aproximando da área de salto e do colchão.
Organize os alunos em fila, apenas um aluno por vez deve realizar o salto. Para maior segurança da turma, peça para um colega se pocionar junto ao colchão e bater palmas durante todo o trajeto percorrido pelo aluno que irá saltar, essas palmas ajudarão a manter o saltador na direção correta do colchão.
Dica: Peça para um dos alunos com maior desenvoltura na atividade, que acompanhe o colega com mais dificuldade correndo ao seu lado e transmitindo informações que facilitem o salto.
A avaliação será feita da seguinte maneira:
Peça para que os alunos formem duplas, um deles deve estar vendado e o outro será o aluno "guia".
Os alunos deverão se deslocar pela escola percorrendo o trajeto da quadra até a sala de aula, ao chegarem na sala anotarão todas as suas dificuldades em realizar esse deslocamento.
Deverão comparar as atividades vivenciadas na aula com o deslocamento feito pela escola.
Deverão responder se as atividades realizadas na aula ajudaram no momento do deslocamento pela escola de olhos vendados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Parabens