01/09/2010
Simone Alencastre, Glória Maria e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
1ª Atividade
Informe que aula tratará da catalogação, registro do nome e ilustração de um Almanaque sobre as brincadeiras típicas das Festas Juninas. Indague ainda sobre as partes que compõem um livro. A turma se estiver imersa em processos de letramento, dirá: Capa, contracapa, folha de rosto, prefácio, sumário, agradecimentos. Caso a turma não indique todos os itens citados, peça-os que folheiem livros observando os elementos existentes.
Exemplo de capa:
Exemplo de uma folha de rosto:
Definição de Folha de Rosto: Trata-se de uma página onde aparecem como itens obrigatórios o nome da instituição, o nome do autor, o título do trabalho, disciplina,orientador, local e data.
Exemplo de prefácio:
Definição para Prefácio: texto introdutório de uma obra (livro), onde o prefaciante descreve de forma sucinta o objetivo da obra, sua estrutura e conteúdos, bem como discorre sobre o autor.
Modelo de Sumário:
Definição de Sumário:Ele serve pra vc colocar no início de um trabalho, indicando as páginas e assuntos que vão estar contidas no trabalho..
Distribua três textos obtidos nos sites abaixo e faça com a turma uma leitura compartilhada, isto é, cada um lê um trecho do texto. Vá, ao longo da leitura, fazendo comentário e fazendo indagações.
Sites para obtenção do textos:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI146985-10526,00.html
http://criancas.uol.com.br/juninas/
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Fa%E7a+uma+festa+junina+na+sua+casa!
Organize a turma em duplas e solicite que cada dupla escolha uma brincadeira das lidas no texto para reescrever a forma de brincar e produzir uma ilustração. Circule entre as mesas, fazendo intervenções, esclarecendo dúvidas e propondo soluções.
Quando todos os trabalhos estiverem conclusos, organize uma roda para que as duplas apresentem para o grande grupo.
Novamente organize a turma em duplas para participação em concurso para a construção da melhor capa do Livro de Brincadeiras. Lembre-os das informações obrigatórias da capa: Título, autor, editora. Pode-se definir com o grande grupo tais itens ou permitir que isso esteja em aberto, para sugestão de cada dupla. A contracapa também tem a função de trazer uma pequena resenha sobre o conteúdo do livro e cada dupla fará a sua.
Leve-os ao laboratório de informática para produção das capas. O programa PowerPoint pode ser uma boa ferramenta para a construção dos projetos de capa porque oferece muitas alternativas gráficas, está acessível em todos os computadores Windows e não é necessária a conexão com a internet. Ele também permite a produção textual, podendo em um só arquivo estar a proposta da capa e da contracapa. Circule entre os computadores observando o entrosamento das duplas e tirando dúvidas ou fazendo sugestões. Solicite a impressão de todos os trabalhos, exponha no mural da escola, numere-os, prepare cédulas e urnas e convoque a escola a votar na melhor produção.
2ª Atividade:
Motive os alunos a fazer campanha de sua produção, seja em forma de cartaz, exposição oral nas salas ou até, no convencimento individual.Acompanhe os deslocamentos dos alunos pelos espaços escolares, sempre os orientando para a postura ética entre os candidatos e entre os candidatos e os eleitores. Em sala, leve-os a reflexão de como os diversos modos de se fazer campanha utiliza de articulações diferentes da linguagem, seja oral ou escrita, como a língua precisa de adequar para que se alcance o objetivo. Relacione, com ajuda deles, as caraterísticas de cada abordagem e o porquê delas. Por exemplo, para se falar para uma classe inteira, deve -se usar uma boa projeção de voz, clareza e síntese na mensagem, enquanto na abordagem individual, a voz deve ser baixa e os argumentos podem ser mais particularizados e extensos. No cartaz, pode-se fazer uso de imagens e utilizar de textos curtos. Sistematize os resultados dessa reflexão em um texto coletivo ou esquema.
Faça a apuração dos votos e anuncie o vencedor. A dupla que ficou em segundo lugar fica encarregada da folha de rosto não podendo esquecer-se dos elementos fundamentais, que o compõe como o nome do livro, autor, ilustrador, editora, data..
3º Atividade:
O sumário é o próximo passo na organização do Almanaque. Inicie com uma questão: Sumário ou Índice, qual é o termo mais adequado? Oriente-os a observar os materiais impressos em sala para definir o qual o termo devemos usar no manual. Anote na lousa as hipóteses da turma. Distribuir por duplas, exemplares de dicionários escolares e solicitar pesquisa sobre dois vocábulos. Solicitar que leiam a definição geral contida nos dicionários. O passo seguinte é delimitar entre as muitas definições ali estabelecidas, qual está relacionada com a pesquisa desenvolvida em sala da aula. Para melhor efetivação dessa dinâmica é interessante apresentar a reprodução das definições do dicionário em retroprojetor ou Data Show. Fazendo uma leitura compartilhada, leve-os a fazer um recorte em busca daquilo que é nosso objeto: a definição de sumário e índice, para descobrir qual é o termo adequado para relacionar os assuntos do nosso Almanaque de Festas Juninas.
O resultado deve ser, segundo do Michaelis Moderno Dicionário Da Língua Portuguesa - Walter Weiszflog, o seguinte:
Retorne a questão: Usaremos índice ou sumário? Reflita com eles para que chegue a a conclusão que o sumário é o mais adequado ao livro.
No quadro, relembrando as brincadeiras construídos,elabore o sumário coletivamente, refletindo sobre uma lógica ( o que é mais importante, o que precede, o que antecede) para a ordenação do almanaque.
Atividade 4
Construa com a turma dois textos:
O interessante é construir os textos no mesmo dia, marcando através de suas estruturas, o que os diferencia tais como os conteúdos, características, estilos e objetivos
Acrescente mais uma folha para que todos os alunos assinem todos os livros garantindo a autoria coletiva da obra. Encaderne o livro. Para organizar um seminário a comunidade escolar, onde os alunos poderão apresentar a produção e compartilhar com todos o que aprenderam com a elaboração do livro. Os alunos deverão produzir convites e cartazes, o que proporcioná mais oportunidades de leitura e escrita em reais contextos de uso. Ao final do Seminário faça doação formal para a biblioteca da escola.
Para estudo do professor:
A avaliação deve acontecer no processo e no final. Avaliar a participação do aluno, sua contribuição , seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.
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27/10/2010
Cinco estrelasexcelente sua aula, professora!