03/08/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor para introduzir o conceito de paisagem natural e construída com crianças do Ensino Fundamental Inicial – 1º ciclo, é importante resgatar os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema. Os conceitos ou (pré) conceitos dos alunos têm como origem à vivência de cada um, pois a Geografia tem estreita ligação com a realidade e o lugar em que vivemos, assim a região em que você trabalha, se é um grande centro urbano, uma pequena cidade ou uma zona rural, implicará nos conceitos de paisagem natural e construída, por isso é fundamental que você possa partir dos conhecimentos trazidos por eles.
Professor, nossa aula está estruturada em três atividades e propõe alcançar os objetivos a partir das seguintes atividades:
- Desenho de uma paisagem em que a natureza esteja presente.
- Debate e registro sobre os desenhos elaborados.
- Recorte e colagem de paisagens construídas.
- Análises e registros relativos às imagens coladas.
Professor, você vai precisar dos seguintes materiais:
- Caderno.
- Lápis preto e coloridos.
- Revistas, jornais ou livros usados com imagens de paisagens: natural e construída (para recorte).
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, pergunte aos seus alunos quem já foi em uma chácara ou fazenda? Peça que descrevam a paisagem. Questione os alunos que nunca foram a uma zona rural se já viram na televisão, em filmes, no telejornal ou em imagens (livros, revistas ). Solicite que façam um desenho da paisagem que viram ou imaginaram, em uma folha de papel ou no caderno. Para isso, peça que façam uma moldura na folha, ou seja, um quadro do tamanho da página do caderno com lápis de cor e régua. Veja a sugestão do registro:
Imagine um passeio em uma chácara, sítio ou fazenda. Faça uma moldura e desenhe no caderno a paisagem que você imaginou. Utilize a folha toda do caderno:
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Depois que todos fizerem o desenho, solicite que mostrem para os colegas e façam um comentário sobre o que representaram.
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Professor estimule os alunos a ler e comentar suas respostas.
CONFECCIONANDO UM MURAL COLETIVO
Professor, leve para sala um papel de 1 m de largura por 1,5 m de comprimento.
Cada aluno deverá desenhar no mural um elemento da sua paisagem rural que imaginou e desenhou anteriormente.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor resgate a paisagem que os alunos fizeram no mural. Explore o desenho e solicite que escrevam no caderno um pequeno texto contendo os seguintes itens:
- Classificação da paisagem representada (natural ou construída).
- Nome dos elementos naturais, construídos ou humanizados representados na paisagem.
Em seguida solicite que preencham o quadro abaixo com os nomes dos elementos desenhados no mural de acordo com as suas características.
NATURAL |
CONSTRUÍDA |
|
|
ATIVIDADE DE CASA
Professor, solicite que os alunos façam em casa:
NATURAL |
CONSTRUÍDA |
COMUM |
|
|
|
Professor, se considerar que os alunos podem ter dificuldade em realizar esta atividade em casa, solicite que tragam as duas gravuras para a sala de aula e façam a atividade sob sua orientação.
http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm
Professor, verifique se seus alunos conseguiram representar, por meio dos desenhos, os elementos que compõem as paisagens natural e construída, para isso acompanhe de perto o trabalho. Para avaliar se eles conseguem diferenciar paisagem natural de paisagem construída observe o quadro que eles fizeram.
Professor, ao longo desta atividade observe se seus alunos conseguem conceituar o que é paisagem, para isso questione-os sobre os elementos que caracterizam cada paisagem trabalhada, observe as atividades realizadas por eles (quadros e desenhos), pois ao longo do trabalho eles estarão construindo este conceito.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2012
Cinco estrelasADOREI!!!
17/10/2011
Cinco estrelasmuito boa essas sugestões. me ajudarão muito. obrigada