09/07/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Para motivação, o professor pedirá, em aula anterior, que os alunos assistam a propagandas veiculadas na televisão, folheiem revistas e jornais à procura de anúncios, tragam recortados para a sala o que for possível e mais interessante para um trabalho em classe.
Aula 1
Atividade
Nessa aula, os alunos apresentarão os anúncios que levaram para a sala, contarão sobre as propagandas que assistiram e guardarão o material recortado para ser usado em atividade da aula 3. Na sequência, o professor deverá levar os estudantes à sala de informática para conhecerem diversos textos sobre o que é publicidade, o que o publicitário precisa saber e, ainda, para analisarem algumas peças publicitárias. O professor dirá que, ao final deste estudo, deverão criar uma peça publicitária e que o resultado final do trabalho depende da apreensão das informações contidas em textos disponíveis em sites.
Professor, as leituras dos textos deverão ser feitas com toda a turma e enriquecidas pelas discussões que certamente irão provocar. Para orientá-los na leitura, o professor deverá entregar o roteiro abaixo.
O professor pedirá que, em grupos, respondam às questões abaixo, em seus cadernos, conforme informações contidas nos textos dos sites abaixo. Todos os grupos deverão acessar os sites para lerem e responderem a todas as questões.
Texto 1
http://www.redigindo.hpg.com.br/red-publicitaria.htm
1- Por que a redação publicitária é diferente das outras redações?
2- Por que as grandes agências de propagandas mantêm um revisor de texto? Só os redatores e os revisores, disponíveis nos computadores, não são suficientes?
3- Que crítica pode-se fazer ao slogan, "CEARENSE DE FIBRA VENCE AQUI MESMO" encontrado no site.
4- O anúncio testemunhal (também conhecido por anúncio de autoridade) alcança mais o público? Justifiquem suas respostas.
5- Em que os anúncios para serem usados nas emissoras de rádio diferem dos usados na televisão? A imagem ajuda ou dificulta o trabalho do publicitário? Ela substitui o texto ou vice-versa?
Texto 2
http://www.slideshare.net/lucioamaral/aula-4-texto-publicitario-459909
1- Prof. Lúcio Amaral faz uma apresentação sobre o que o publicitário precisa saber. Anotem o que consideram mais importante.
Aula 2
Atividade 1
Continuando a aula anterior, os alunos voltarão ao laboratório de informática. Deverão acessar os sites para continuarem as leituras e responderem às questões:
Texto 3
http://webinsider.uol.com.br/2003/06/20/algumas-dicas-para-um-bom-texto-publicitario/
1- Leiam o texto e extraiam as principais dicas oferecidas pelo publicitário Zeca Martins.
2- O que vocês entenderam por target ?
Texto 4
http://www.youtube.com/watch?v=OyV5QKBotFk&NR=1&feature=fvwp
1- É possível explorar os cinco sentidos: olfato, paladar, audição, tato, paladar em propagandas?
2- Qual a crítica que a dupla faz a esse vídeo?
3- Vocês classificam o texto de Pedro Bial como um texto publicitário? Qual o tema do vídeo? Por que tem o nome de Filtro Solar?
Texto 5
http://www.youtube.com/watch?v=3oB2rMaY0ho&feature=related
Assistam ao comercial, que foi considerado o mais caro do mundo, e o critiquem. Para reduzir os custos desta propaganda, proponham o que fazer para barateá-la?
Texto 5
http://www.youtube.com/watch?v=vvuH9ncr18o&NR=1
Aula 3
Atividade 1
Nesta aula, os alunos farão uso das propagandas que recortaram de revistas e jornais. O professor deverá entregar a eles o seguinte roteiro para que as avaliem:
1- O publicitário fez uso de imperativos para convencer o consumidor a adquirir o produto?
2- Explorou algum órgão dos sentidos?
3- Fez uso de imagens ou falas de autoridade?
4- Colocou o nome do produto bem à mostra? Repetiu este nome com o intuito de não ser esquecido?
5- Qual o comercial que vocês classificam como o melhor?
Atividade 2
O professor pedirá que os alunos criem um produto novo para ser lançado no mercado e deem a ele um nome e criem uma propaganda para seu lançamento. Para tanto, disponibilizará para a turma cartolinas, papel crepon, papel sulfite, lápis coloridos, canetas hidrocores, cola e etc.
Professor, peça ajuda a outros professores da escola, representantes de todas as áreas do conhecimento, para avaliarem os trabalhos e, ao final, afixe-os em um grande mural da escola.
O professor deverá sugerir que acessem outros sites de propagandas como:
http://www.videosdahora.com.br/Videos-Br/4874/Comercial-novo-guarana-antarctica/
http://www.videosdahora.com.br/Videos-Br/4741/manequim-da-levis-usa-levis/
http://www.youtube.com/watch?v=KZvQvQ4lK_Y
A avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das diferentes atividades propostas.
Importante: As produções dos alunos deverão ser expostas para apreciação também de todos os alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!