16/03/2011
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida Adotar posturas na escola e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas tanto local como globalmente. Conhecer energias alternativas e suas implicações para a sociedade em que vivemos.
Discutir sobre a relação entre consumo de energia e o impacto disso para a sociedade identificando quais são os conhecimentos dos alunos a respeito do assunto.
Orientações didáticas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php
Você, educador apaixonado que enxerga em seus alunos seres capazes, inteligentes, que têm possibilidades de construírem uma sociedade mais humana, usem e abusem das novas tecnologias, estimule o espírito pesquisador e possibilite que os alunos utilizem a web como meio de buscar conhecimento para termos opções quanto ao uso da energia, o que irá garantir nosso futuro? Como ter estratégias sustentáveis para nosso planeta?
Este projeto tem o intuito de colocar os alunos em contato com as energias alternativas e o que a sociedade pode fazer para melhorar nossa qualidade de vida.
Sequência Didática
Em um projeto contextualizado é importante que o professor possa:
Promover situações significativas de aprendizagem;
Partir de perguntas interessantes, propor questões instigantes e considerar o conhecimento da criança sobre o assunto abordado;
Criar situações investigação;
Criar explicações hipotéticas;
Desequilibrar as hipóteses levantadas em casa para provocar avanços;
Buscar informações adicionais através de consultas a fontes bibliográficas;
Situar-se em relação às novas informações;
Criar situações experimentais observando as regularidades e discrepâncias do processo do objeto de estudo;
Comparar os dados observados com os dados da literatura;
Construir relações entre fatos, fenômenos e leituras;
Utilizar estratégias de busca de informações.
Utilizar diferentes fontes para buscar informações: objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros , mapas, etc;
Oferecer oportunidades para que os alunos tenham acesso a locais que guardem informações, como bibliotecas, museus e etc.
No portal do professor há um vídeo Museu da Electricidade este poderá ser o disparador do debate sobre energia alternativa.
Atividade 1-
Entregue uma carta para cada aluno com o seguinte texto:
É crescente a preocupação com as fontes renováveis de energia em todo o mundo. A alta dos preços dos combustíveis fósseis, impulsionada pelo esgotamento das reservas de petróleo previstas para as próximas décadas, e os grandes períodos de estiagem, gerados pelo aquecimento global - que afetam diretamente as hidrelétricas - tem levado cientistas a pensarem cada vez mais em fontes de energias renováveis.
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eolica.htm
O objetivo da atividade é que os alunos vivenciem diferentes papéis e que no processo de pesquisa irá direcionar seu posicionamento. A diversidade de papéis trará para o contexto da sala de aula um debate sob diferentes pontos de vista, dessa forma o aluno pode construir conhecimento sobre o tema ampliando seus horizontes. Cada carta deve conter uma das propostas de pap&eacu te;is, no qual em trios os alunos deverão preparar sua apresentação baseado no ponto de vista proposto. Para embasar suas opiniões o aluno deverá utilizar a web para pesquisa.
Você, a partir deste momento vivenciará outro papel. Irá analisar a questão das energias alternativas como se fosse...
1. Cientista engajado nas questões ambientais elabore uma apresentação em PowerPoint com suas idéias para melhorar a questão do uso da energia e possíveis alternativas;
2. Você é um empresário que lucra muito com a
3. Você é um representante do Governo Brasileiro e deve apresentar as vantagens e desvantagens da energia térmica;
4. Você é um membro do Greenpeace e está preocupado com as conseqüências do uso da energia hídrica, apresente seus pontos de vista quanto a estas questões enfocando a questão do Brasil nesse aspecto.
5. Você é um pesquisador e deve apresentar um mapa e estatísticas dos países que utilizam a energia nuclear, enfocando as vantagens e desvantagens da energia nuclear;
6. Você é um geólogo e deve apresentar a energia geotérmica;
7. Você é um representante de um Governo estrangeiro e vem ao Brasil para apresentar as vantagens e desvantagens da energia eólica;
8. Você é um jornalista e irá visitar o prédio na Cidade Universitária - USP - São Paulo, que utiliza Energia fotovoltaica e fazer uma reportagem sobre este tipo de energia;
Processo de Avaliação
Parte 1
Explique o gráfico abaixo utilizando os conteúdos apresentados por seus colegas.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php
Faça um cronograma das apresentações entre os alunos e a cada apresentação faça um quadro resumo com as principais contribuições dos trios sob o assunto se necessário traga textos complementares para a sala de aula.
As apresentações poderão ser publicadas posteriormente no Slideshare. Um site colaborativo de apresentações.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/03/2012
Cinco estrelasMuito bom este texto, claro eobjetivo.Irei aproveitar muitos itens dele nas aulas sobre Energia com os alunos do 9º ano. desde já agradeço esta oportunidade, Lídia.