16/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:
Justificativa: Esta aula surgiu da necessidade de elucidar as crianças sobre os possíveis males que o carrapato pode trazer para seres humanos e animais, fazendo, assim, com que elas, conhecendo esses males, passem a saber também as maneiras de se proteger e proteger os seus animais de estimação dos danos causados pelo carrapato.
Atividade 1 - Pesquisando sobre o carrapato.
1º Momento: O professor começará o estudo fazendo um diagnóstico sobre o conhecimento que os alunos já têm sobre o objeto de estudo.
2º Momento: O professor mostrará 3 fotos ampliadas: uma de um escorpião, outra de uma aranha e a outra de um carrapato. Depois, perguntará para as crianças: QUAL A FOTO QUE MOSTRA UM CARRAPATO? Uma vez que as crianças identifiquem a foto correta, continuará a fazer perguntas sobre as fotos:
http://www.fiocruz.br/~ccs/arquivosite/novidades/nov04/carrapato_plo.jpg
Atividade 2 - Assistindo a um vídeo sobre o carrapato.
1º Momento: O professor proporá às crianças que assistam a um vídeo muito interessante a respeito do carrapato: http://www.youtube.com/watch?v=nQlpKncss9s .
2º Momento: Depois da exibição, o professor fará perguntas sobre o vídeo:
3º Momento: Agora, o professor lançará a seguinte pergunta: O CARRAPATO É UM ARACNÍDEO OU UM INSETO? Para tanto, se faz necessário que as crianças observem fotos de um carrapato e de uma pulga.
Diferenciando um do outro, pois a pulga é um inseto, seu corpo possue 3 divisões: cabeça, tórax e abdômen, e tem 3 pares de patas articuladas, já o corpo do carrapato que é um aracnídeos possue apenas duas partes: cefalotórax e abdômen, e 4 pares pernas, não possuindo antenas. Demais, a pulga e o piolho diferentemente da maioria dos insetos, não possui asas nem antenas.
http://www.falupadedetizadora.com.br/carrapatosarquivo/carrapato3.jpg
http://grandesamigospetshopsalvador.files.wordpress.com/2008/09/carrapato1.jpg
Atividade 3 - Conhecendo melhor a anatomia do carrapato.
1º Momento: O/a professor/a deverá propor a confeccão de quebra-cabeças (sendo que o número dos grupos, será o mesmo de quebra cabeças confeccionados) da seguinte maneira. Para tanto deverão selecionar fotos de aracnidéos e insetos, depois colarão as fotos em cartolina ou papelão, depois recortarão as reproduções em pedaços de formatos geométricos, no feitio de um quebra-cabeça. Depois, colocarão os quebra-cabeças em envelopes. Depois, cada grupo terá que montar seu quebra-cabeça, ao final os grupos poderão trocar os jogos para que todos montem todos os quebra-cabeças.
http://www.osasco.sp.gov.br/ccz/fauna-carrapatos_arquivos/image002.gif
Atividade 4 - Montando um folder.
1º Momento: O/a professor/a proporá aos alunos que elaborem um folder (aqui, explicará o conceito de folder e mostrará um como exemplo). Explicando que este folder terá por finalidade de conscientizar as pessoas, sobre os males causados pelos carrapatos para os seres humanos e, sobretudo, para os animais. Na construção do folder, a turma se dividirá em grupos: um grupo pesquisará em revistas, em textos (fornecidos pelo professor) afim de encontrar fotos interessantes sobre o assunto para ilustrar o folder; outro grupo será responsável pela pesquisa do conteúdo; outro grupo se encarregará pelo texto, todos deverão participar da ilustração do folder.
2º Momento: Uma vez pronto, o folder será devidamente reproduzido e as crianças farão uma panfletagem pela escola, entregando e dando explicações sobre os males causados pelos carrapatos.
Obs.: Caso seja possível, o trabalho de panfletagem poderá ser registrado em fotos ou filmagem.
Site para pesquisa:
O aluno será avaliado segundo os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2012
Cinco estrelasAchei tudo o que eu queria ^^
31/07/2012
Cinco estrelasadorei a aula muito enteresante e divertido obrigado bjs jade canal