22/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ø Aprender sobre a arte mosaicista;
Ø Exercitar a prática do mosaico;
Ø Experimentar a materialidade dos botões e das pastilhas de cerâmica enquanto recurso plástico;
Ø Conhecer algumas obras de Piet Mondrian como referencial teórico-plástico;
Ø Apreciar imagens de mídia: abstratas e geométricas;
Ø Produzir individualmente um mosaico geométrico abstrato com pastilhas de cerâmica e botões com técnica direta sobre retalhos de MDF.
Abstracionismo/desenho abstrato/imagem abstrata
Figurativo x abstrato
Aula 1
Ø Providencie imagens de obras de Piet Mondrian com enfoque no abstracionismo geométrico. Sugestão:
Mondrian, Composicion with Black, Red, Gray, Yellow and Blue, 1920, óleo sobre tela, 91,5 x 93 cm
http://www.znanje.org/i/i27/07iv09/07iv0927/mondrian8.jpg
http://www.artchive.com/artchive/M/mondrian/mondrian_composition_a.jpg.html
Mondrian, Broadway-boogie-woogie, 1942-3, óleo sobre tela
http://www.znanje.org/i/i27/07iv09/07iv0927/Mondrian-Broadway-boogie-woogie.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Broadway_Boogie-Woogie
Ø Mostre as imagens aos alunos e permita que eles apreciem a composição, as cores, as formas;
Ø Pergunte à turma se eles conhecem estas imagens e o que percebem na composição;
Ø Temos várias opiniões sobre estas imagens – com o que se parece?
Ø Quantas formas geométricas vocês estão vendo?
Ø Quantas cores foram usadas para cada composição?
Ø Vocês acham que são fotografias ou pinturas?
Ø Há uma imagem definida no conjunto das formas e cores?
Alguns alunos falarão que se parece com um tapete colorido, outros com um tabuleiro, uma parede pintada, uma colagem de papéis coloridos, uma colcha de retalhos...
Ø Explique o que é abstracionismo geométrico. Sugestão:
O abstracionismo é uma das mais discutidas escolas da pintura moderna. Uma pintura abstrata pode ser definida como aquela cujas formas e cores não possuem relação direta com as formas e cores das imagens da realidade visual, em outras palavras, nada representam, nada descrevem ou narram figurativamente. Nada representar da realidade visual é a condição fundamental da pintura abstrata, porque certos pintores abstratos partem, algumas vezes, das formas visuais da realidade para chegar a formas e cores, visualmente inexistentes e, portanto, abstratas.
http://www.sul-sc.com.br/afolha/pag/artes/abstracionismo.htm
Ø Apresente o artista Piet Mondrian como autor das obras. Sugestão: Pieter Cornelis Mondrian (Artista Moderno) 1872 - 1944
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4226.html
Piet Mondrian (Amersfoort, 7 de Março de 1872 - Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) foi um pintor Holandês modernista.
http://nelinhapadrao.blogspot.com/2009/12/piet-mondrian.html
Ø Leve para a sala retalhos de papéis coloridos variados, tesoura, cola, papel sulfite ou craft em tamanho A3;
Ø Entregue os papéis coloridos e solicite o recorte de forma geométricas pequenas (círculo, quadrado, retângulo, triângulo e losango) em grande quantidade;
Ø Deixe que os alunos brinquem com as peças formando várias composições sobre a mesa – como se fosse um quebra-cabeça;
Ø Peça para que os alunos escolham uma das propostas para realizarem um mosaico de papel colorido tendo o sulfite ou craft como suporte;
Ø Exponha as composições em mosaico de papel junto às imagens das obras mondriânicas apreciadas, formando um grande painel mosaicista;
Ø Solicite botões coloridos e variados para a próxima aula;
Ø Visite obras em construção e peça doação de retalhos de cerâmica para utilização na próxima aula.
Aula 2
Ø Conecte o site do Portal do Professor e veja com seus alunos os passos para a construção de um mosaico:
COLORINDO A ESCOLA COM MOSAICOS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13447
(Conceito/Técnicas/Prática de construção de mosaicos) Aula de minha autoria
Ø Visite anteriormente algumas marcenarias solicitando retalhos de MDF – você poderá também ajuntar suportes usados para sanduíches de metro disponíveis em panificadoras;
Ø Prepare a sala com o material coletado por você (retalhos de MDF e cerâmica) e cola plástica;
Ø Leve uma riscadeira para a sala e junto com os alunos corte os retalhos de cerâmica em quadrados e retângulos variados (você poderá cortar qualquer forma se tiver um torquês);
Ø Na ausência e/ou indisponibilidade de se ter uma riscadeira na escola você poderá quebrar a cerâmica em partes irregulares utilizando um pano velho e um martelo – o tecido é para sobrepor à cerâmica evitando que ela se estilhace ou trinque. Neste caso, olhe a aula sugerida e mostre à turma a riscadeira e o torquês para conhecimento;
Ø Recolha entre os alunos os botões coloridos;
Ø Disponibilize todo o material e convide os alunos a observarem atentamente o conjunto das produções em mosaico de papel construídas na aula anterior;
Ø Repita a dinâmica usada com os papéis coloridos, agora com o novo material;
Ø Divida o material disponível entre os alunos e peça aos alunos uma composição em mosaico sobre o suporte de madeira (MDF ou pinus);
Ø Oriente os alunos a só usarem a cola quando tiverem certeza de que encontraram a melhor forma/disposição das peças;
Ø Lembre aos alunos a necessidade ou importância de se deixar um espaço pequeno entre uma peça e outra para receber a massa de rejunte;
Ø Coloque os trabalhos para secar e local seguro.
Processo de construção de mosaico abstrato geométrico em pastilhas de cerâmica e botões sobre Pinus – Alunos do 4º Ano/2004 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 3
Ø Prepare as mesas da sala de aula, forrando-as com jornal;
Ø Disponibilize vasilha plástica, rejunte, água, tecido velho limpo ou esponja, colhe velha e régua;
Ø Entregue os mosaicos construídos na aula anterior;
Ø Mostre como se prepara o rejunte – mistura do pó com água até o ponto de pão de queijo na consistência de uma massa grossa (siga as instruções da embalagem);
Ø Ensine como se procede no rejuntamento – com a colher, colocar a massa sobre o mosaico como se fosse cobrir um bolo com glacê;
Ø Retire o excesso de massa das pastilhas e botões, alisando com uma régua e deixe secar;
Ø Finalize o processo de rejuntamento com uma esponja úmida ou tecido velho limpo;
Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.
Aula 4
Ø Retome os trabalhos em mosaico construídos com pastilhas de cerâmica e botões sobre retalhos de pinus/MDF;
Ø Sugira para que limpem o mosaico com um pano seco e limpo, eliminando o pó branco deixado pelo rejuntamento;
Ø Apresente a cera pastosa incolor como opção de impermeabilização e proteção do trabalho quanto à poeira e água;
Ø Use estopa ou pincel velho (limpo e seco) para esparramar a cera sobre o mosaico;
Ø Espere vinte minutos e lustre o mosaico com pano branco seco;
Ø Exponha os trabalhos à comunidade escolar.
Apreciações mondriânicas
Mosaico abstrato geométrico em pastilhas de cerâmica e botões sobre Pinus – Alunos do 4º Ano/2004 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)
Suporte – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92)
Mosaico – A arte de elaborar padrões e imagens através da organização de fragmentos coloridos de vidro, mármore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decoração de pavimentos. Trata-se de técnica muito apropriada ao adorno de paredes e abóbadas, e foi muito empregada nas igrejas cristãs da Itália e do Império Bizantino durante toda a Idade Média. Como decoração de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edifícios modernos. Mais raramente, o mosaico é usado para compor imagens portáteis ou como incrustação em peças de mobiliário e outros objetos, como na arte asteca do México. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)
A avaliação, nesta proposta, será realizada durante o processo teórico-plástico desenvolvido nas aulas, por meio de avaliação contínua e autoavaliação, tendo como enfoques: a análise da produção poético-visual dos alunos, a elaboração e construção de mosaico com técnica direta, bem como a capacidade de absorver as informações artísticas e estéticas contempladas nas obras de Piet Mondrian.
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