14/10/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Sistema de numeração decimal |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Aplicar conhecimentos de potências de base 10 na resolução de problemas.
Propriedades de potenciação
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, e neste momento você poderá motivá-los apresentando a animação disponível em http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/powersof10/, laboratório didático virtual. Na animação “Segredos do Universo”, você poderá mostrar a seus alunos uma sequência de imagens que simulam a visão de um observador. Esta sequência de imagens começa com a Via Láctea, a 10 milhões de anos luz da Terra, e vai se aproximando da Terra com magnitudes equivalentes a múltiplos de 10, até chegar a uma imagem de uma folha de uma árvore no jardim de um laboratório na Flórida. Professor, é importante deixar bem claro a seus alunos, que todas as distâncias mostradas na sequência de imagens, tem como referência a folha da árvore. Depois disso, as imagens que aparecem na sequência mostram um mundo microscópico que revela a folha: paredes celulares, núcleo da célula, cromatina, DNA e, finalmente, universo de elétrons e prótons.Converse com seus alunos sobre a aplicação das potências de base 10. Na apresentação do laboratório virtual apareceu uma visão nano de uma célula. Sendo assim, apresente os vídeos, abaixo sobre nanotecnologia:
• http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM119569-7823-NANOTECNOLOGIA,00.html
Professor, a parte teória sobre este assunto está disponível em:
• http://www.esenviseu.net/criar/potencia/notacao.htm
• http://elisiofisica.blogspot.com/2010/03/notacao-cientifica-exercicios.html
• http://www.deltateta.com.br/2008/02/20/notacao-cientifica-e-algarismos-significativos/
Elabore uma lista de exercícios para que eles possam praticar um pouco. Exemplos estão disponíveis em:
• http://www.matematicamuitofacil.com/notacaocientifica.html
• http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=8&ved=0CDgQFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww.educacional.com.br%2Fupload%2FblogSite%2F1530%2F1530264%2F8357%2FNC%2520-%2520NL.doc&rct=j&q=atividades+sobre+nota%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica&ei=rvMcTN28DYL68AaLvvSLDA&usg=AFQjCNGYwYBPraPPfJQM7CaaK4jbF9Hmrw e as respostas estão em http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=8&ved=0CDgQFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww.educacional.com.br%2Fupload%2FblogSite%2F1530%2F1530264%2F8357%2FNC%2520-%2520NL.doc&rct=j&q=atividades+sobre+nota%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica&ei=rvMcTN28DYL68AaLvvSLDA&usg=AFQjCNGYwYBPraPPfJQM7CaaK4jbF9Hmrw
• http://colegiosenhoradefatima.com.br/7seriemat06.pdf
Professor, oriente seus alunos para utilizar calculadora científica para efetuar os cálculos. Lembre-se que a calculadora disponível no sistema operacional dos computadores, trabalham com notação científica.
Ao jogar "Comando", os alunos podem desenvolver o senso numérico relacionado a essa notação e compreender como utilizá-la em diferentes situações nas quais ela se fizer necessária.
Organização da classe: em quartetos
Recursos necessários: um tabuleiro e uma carta com o sinal menos para cada jogador, 30 cartas, sendo três com cada um dos números de 0 a 9.
Recurso opcional: cartas com comandos.
Orientação:
1) Um jogador embaralha as cartas e distribui três delas para cada um dos jogadores. Os jogadores não podem mostrar suas cartas aos oponentes. O restante das cartas é colocado com as faces viradas para baixo, no centro da mesa.
2) O professor dá o comando. Os alunos tentarão formar com suas cartas o número falado pelo professor ou o mais próximo possível desse valor. Cada jogador distribui suas cartas no tabuleiro, caso necessite de expoente negativo, utiliza a carta com o sinal de menos. Por exemplo:
3) Assim que formar o número pedido, o jogador deverá mostrar aos oponentes o seu tabuleiro com o número formado.
4) Ganha três pontos o jogador que conseguir compor o número pedido pelo professor ou o número mais próximo. O jogador que tiver o segundo número mais próximo ganha um ponto.
5) Cada jogador deverá fazer as anotações dos comandos, do número que formou, dos números formados pelos colegas e dos pontos.
6) Depois disso, as cartas são novamente embaralhadas e distribuídas.
7) Ganha o jogo aquele jogador que, ao final de cinco rodadas, tiver o maior número de pontos.
ALGUNS COMADOS POSSÍVEIS
• Formar o número mais próximo de 0,003.
• Formar o número mais próximo de 156900.
• Formar o número mais próximo da metade de 4x102.
• Formar o número mais próximo do dobro de 8x10-6.
• Formar o número mais próximo de um terço de 1,5x109
• Formar o menor número possível.
• Formar o maior número possível.
ALGUMAS EXPLORAÇÕES POSSÍVEIS
Ao final de uma partida proponha aos alunos:
• Analisem algumas jogadas:
* Se um aluno recebe as cartas 2, 5 e 8, e o comando é escrever o maior número possível, qual carta ele escolherá para colocar no expoente?
* O professor dá o comando, por exemplo, forme o número mais próximo da metade de 6,8x104, e um aluno apresenta o tabuleiro com o número 2,5x103. O que você mudaria nesta composição para obter um número mais próximo do comando?
• Operem com alguns dos números formados: adicionando os dois maiores números obtidos, subtraindo o menor número do maior, duplicando o maior número, encontrando a metade ou a terça parte do número formado.
COMUNICANDO A APRENDIZAGEM
Para que os alunos explicitem o que aprenderam com o jogo, pode-se:
1) Propor que eles realizem uma produção de texto, como, por exemplo, escrever um bilhete convidando um colega para jogar Comando e destacando o que se aprende com o jogo.
2) Solicitar que criem, em grupo, problemas a partir do jogo. Depois, os grupos trocam os problemas para a resolução. A partir desses registros, será possível avaliar se os alunos compõem conscientemente números em notação científica e se compreendem a função do número no expoente ou como fator.
Parte teórica:
• http://conquistamatematica.blogspot.com/
• http://www.educacao.te.pt/jovem/index.jsp?p=117&idArtigo=307
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
• Atividades em sala.
• Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
• Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
• Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs, Fóruns e Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/) sobre o assunto.
• Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
• Seminários sobre as atividades indicadas na aula.
• Professor, experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, livros e exercícios virtuais. “Inclusão digital nas escolas públicas”, http://www.escolabr.com/novo/, por exemplo, veja http://professorcarlos.ninehub.com, acesse como visitante. Acesse o "Curso de Moodle" dentro da categoria "Coordenação pedagógica".
Quatro estrelas 2 classificações
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29/01/2014
Cinco estrelasParabéns! Excelente planejamento.
09/02/2011
Três estrelasObs: o link da atividade 2 não consegue abrir pois está assim: http://elisiofisica.blogspot.com/2010/03/notacao-cientifica-exercicios.html%20 Para abrir deveria estar assim: http://elisiofisica.blogspot.com/2010/03/notacao-cientifica-exercicios.html É só corrigir lá na postagem! Obrigado. Atenciosamente, Elísio.