Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CENTOPÉIA OU LACRAIA?

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solande Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • Conhecer e identificar as características do centopéia: classe, alimentação e reprodução;
  • Elaborar questões sobre a centopéia;
  • Expressar suas idéias oralmente;
  • Os cuidados que devemos ter com a centopéia.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceiro de "ecossistema".
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Contação de história.

1º Momento: O professor dará início ao estudo, propondo às crianças que elas assistam a uma animação muito interessante chamada AS CENTOPÉIAS E SEUS SAPATINHOS, autor Milton Camargo, mas que prestem muita atenção: aos personagens que aparecem, ao cenário, à história que está sendo contada http://www.youtube.com/watch?v=J-xzVXVTMns

2º Momento: Depois da exibição, o professor fará questionamentos ás crianças:  

  • Quais são os animais aparecem na história?
  • Como é formado o corpo da joaninhas?
  • Como é formado o corpo da centopéia?
  • A joaninha é um insetos? Por quê?
  • Quantas patas tem a joaninha?
  • E a centopéia quantas pernas tem?
  • Alguém já viu uma centopéia de perto?
  • Na história, qual o problema que a centopeinha teve?
  • Ela conseguiu comprar seus sapatos?
  • Como ficou a joaninha depois de calçar todos os sapatos na centopeinha?

3º Momento: Agora, o professor mostrará a fotografia de uma centopéia e uma lacraia e continuará fazendo questionamentos, comparando os dois animais.

http://i.olhares.com/data/big/91/910968.jpg 

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c11_aracnideos/Lacraia.jpg 

  • Qual delas tem mais pernas? A centopéia ou a lacraia?
  • O que elas têm de parecido?
  • Qual a diferença entre elas?
  • Elas são venenosas?
  • Do que será que elas se alimentam?
  • Qual é o habitat delas?

4º Momento: O professor proporá que os alunos que façam uma releitura da centopéia e da lacraia, utilizando massinha de modelar e palitos de fósforo (para representar as pernas), com tanto que percebam os detalhes de seus corpos (se ela tem  olhos, o corpo alongado, quantas pernas?).

Atividade 2 - Conhecendo mais sobre a centopéia e a lacraia

1º Momento: O professor pedirá às crianças que se agrupem em duplas para elaborarem perguntas sobre a centopéia e a lacraia. Depois, pedirá para que as duplas façam suas perguntas em voz alta a fim de que todos escutem, o professor aproveitará o ensejo para falar um pouco sobre a centopéia (informar que o animal não recebe esse nome por ter exatamente 100 pernas, mas por ter muitas pernas). Discutirão sobre as características físicas, dos hábitos, do lugar onde vivem, do que se alimentam, de como se reproduzem, e os possíveis perigos que as centopéias e as lacraias oferecem às pessoas.

2º Momento: Depois disso, o professor proporá às crianças que todos juntos construam uma parlenda (trabalhar o conceito de "parlenda") sobre  a centopéia. Em seguidai, o professor poderá dar um mote, ou seja, começar a parlenda para que a turma continue a criá-la. Depois de pronta, a parlenda deverá ser transcrita para uma cartolina, ficando em exibição na sala de aula.

Atividade 3: Cantando a centopéia.

O professor,  agora, apresentará para as crianças uma música que fala sobre a centopéia.

Centopéia

Composição: Yuri Amorim

Centopéia, Centopéia, sente aqui pra conversar

Centopéia, Centopéia, seus cem passos vou pausar

Seu caminho é tão sozinho e calejada deve estar

E é por isso, em seu serviço, que te faço me escutar Centopéia,

Centopéia, cem caminhos pra tomar

Centopéia, Centopéia, um pra cada perna andar

Por ventura, que tortura se isso for se consumar

Desfalcada, desmembrada num só lugar vai ficar

Centopéia, Centopéia, sem delongas vou mostrar

Centopéia, Centopéia, um segredo para usar

Cem sapatos engomados e engastados pra calçar

E os caminhos, seus pezinhos, um por um vão caminhar

Centopéia, Centopéia, dos olhinhos a brilhar

Centopéia, Centopéia, que tal experimentar?

Com os laços dos cadarços eu posso te ajudar

E o precinho camarada: mundo afora a me guiar

 Mundo afora a me guiar,

Mundo afora a me guiar,

Mundo afora a me guiar!

Obs.: O vídeo está disponivel em http://letras.terra.com.br/contra-capa/1491821/ 

Atividade 4 - O jogo dos sinais.

O professor informará aos alunos que, para finalizar o estudo sobre a centopéia e a lacraia, eles farão um jogo muito divertido chamado de jogo dos sinais, que funciona da seguinte maneira: a turma, em pé, formará um círculo, cada aluno receberá duas plaquinhas, uma verde e outra vermelha (essas plaquinhas podem ser pedaços retangulares de cartolina coladas em um palito de picolé). Depois,  o professor lerá uma frase sobre a centopéia (exemplo: Toda centopéia tem exatamente 100 pernas; Toda centopéia é uma lacraia; A centopéia não possui veneno): quem achar que a frase é verdadeira,  levanta a placa verde; quem achar que a frase errada, levanta a placa vermelha. Acumula pontos quem tiver o maior número de acertos.

Recursos Complementares

Sites para a pesquisa:

Avaliação

O aluno será avaliado segundo os seguintes aspectos:

  • Conheceram e identificaram as características básicas da centopéia: reprodução, alimentação e classe;
  • Elaboraram perguntas sobre o assunto  estudado;
  • Desenvolveram a oralidade;
  • Conheceram os cuidados que devem ser tomados com a centopéia.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.