16/08/2010
Nayde Solande Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:
Atividade 1 - Contação de história.
1º Momento: O professor dará início ao estudo, propondo às crianças que elas assistam a uma animação muito interessante chamada AS CENTOPÉIAS E SEUS SAPATINHOS, autor Milton Camargo, mas que prestem muita atenção: aos personagens que aparecem, ao cenário, à história que está sendo contada http://www.youtube.com/watch?v=J-xzVXVTMns
2º Momento: Depois da exibição, o professor fará questionamentos ás crianças:
3º Momento: Agora, o professor mostrará a fotografia de uma centopéia e uma lacraia e continuará fazendo questionamentos, comparando os dois animais.
http://i.olhares.com/data/big/91/910968.jpg
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c11_aracnideos/Lacraia.jpg
4º Momento: O professor proporá que os alunos que façam uma releitura da centopéia e da lacraia, utilizando massinha de modelar e palitos de fósforo (para representar as pernas), com tanto que percebam os detalhes de seus corpos (se ela tem olhos, o corpo alongado, quantas pernas?).
Atividade 2 - Conhecendo mais sobre a centopéia e a lacraia
1º Momento: O professor pedirá às crianças que se agrupem em duplas para elaborarem perguntas sobre a centopéia e a lacraia. Depois, pedirá para que as duplas façam suas perguntas em voz alta a fim de que todos escutem, o professor aproveitará o ensejo para falar um pouco sobre a centopéia (informar que o animal não recebe esse nome por ter exatamente 100 pernas, mas por ter muitas pernas). Discutirão sobre as características físicas, dos hábitos, do lugar onde vivem, do que se alimentam, de como se reproduzem, e os possíveis perigos que as centopéias e as lacraias oferecem às pessoas.
2º Momento: Depois disso, o professor proporá às crianças que todos juntos construam uma parlenda (trabalhar o conceito de "parlenda") sobre a centopéia. Em seguidai, o professor poderá dar um mote, ou seja, começar a parlenda para que a turma continue a criá-la. Depois de pronta, a parlenda deverá ser transcrita para uma cartolina, ficando em exibição na sala de aula.
Atividade 3: Cantando a centopéia.
O professor, agora, apresentará para as crianças uma música que fala sobre a centopéia.
Centopéia
Composição: Yuri Amorim
Centopéia, Centopéia, sente aqui pra conversar
Centopéia, Centopéia, seus cem passos vou pausar
Seu caminho é tão sozinho e calejada deve estar
E é por isso, em seu serviço, que te faço me escutar Centopéia,
Centopéia, cem caminhos pra tomar
Centopéia, Centopéia, um pra cada perna andar
Por ventura, que tortura se isso for se consumar
Desfalcada, desmembrada num só lugar vai ficar
Centopéia, Centopéia, sem delongas vou mostrar
Centopéia, Centopéia, um segredo para usar
Cem sapatos engomados e engastados pra calçar
E os caminhos, seus pezinhos, um por um vão caminhar
Centopéia, Centopéia, dos olhinhos a brilhar
Centopéia, Centopéia, que tal experimentar?
Com os laços dos cadarços eu posso te ajudar
E o precinho camarada: mundo afora a me guiar
Mundo afora a me guiar,
Mundo afora a me guiar,
Mundo afora a me guiar!
Obs.: O vídeo está disponivel em http://letras.terra.com.br/contra-capa/1491821/
Atividade 4 - O jogo dos sinais.
O professor informará aos alunos que, para finalizar o estudo sobre a centopéia e a lacraia, eles farão um jogo muito divertido chamado de jogo dos sinais, que funciona da seguinte maneira: a turma, em pé, formará um círculo, cada aluno receberá duas plaquinhas, uma verde e outra vermelha (essas plaquinhas podem ser pedaços retangulares de cartolina coladas em um palito de picolé). Depois, o professor lerá uma frase sobre a centopéia (exemplo: Toda centopéia tem exatamente 100 pernas; Toda centopéia é uma lacraia; A centopéia não possui veneno): quem achar que a frase é verdadeira, levanta a placa verde; quem achar que a frase errada, levanta a placa vermelha. Acumula pontos quem tiver o maior número de acertos.
Sites para a pesquisa:
O aluno será avaliado segundo os seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!