02/12/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Estudar as propriedades dos quadriláteros.
Construir quadriláteros a partir de suas propriedades.
Paralelas cortadas por uma transversal
Congruência de triângulos
Professor inicie a aula desenhando no quadro um paralelogramo e uma de suas diagonais, obtendo dois triângulos.
Considerando os triângulos ADB e BCD, mostre que:
Justificativa: são âgulos alternos internos.
Conclusão: os triângulos ADB e BCD são congruentes. Sendo assim, podemos enunciar a propriedade:
EM TODO PARALELOGRAMO OS LADOS OPOSTOS SÃO IGUAIS.
Proceda da mesma forma para deduzir as seguintes propriedades:
Você pode encontrar as figuras, bem como as demonstrações no site:
http://www.somatematica.com.br/fundam/quadrilatero/quadrilatero5.php
Atividade 1
Divida a turma em grupos e proponha a criação de um blog contendo as propriedades dos quadriláteros. Você pode encontrar instruções de como fazer um blog no site: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A
Atividade 2
Proponha as seguintes construções geométricas, descrevendo as propriedades utilizadas para cada construção:
1) Construa um paralelogramo ABCD, dados uma diagonal e dois ângulos adjacentes a ela:
DB = 5cm
Ângulo DBC = 70 graus
Ângulo CDB = 30 graus
2) Construa um trapézio, dados:
Base = 7 cm
Um ângulo da base = 40 graus
Altura = 4 cm
Atividade 3
Divida a turma em grupos e peça que criem três problemas envolvendo construção de quadriláteros.
Site contendo propriedades dos quadriláteros parelelogramos.
http://www.somatematica.com.br/fundam/quadrilatero/quadrilatero5.php
Avalie a aula pelas observações feitas pelos alunos e pelas construções, observando se os alunos compreendem as propriedades dos quadriláteros e constroem figuras baseadas nelas.
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