29/07/2010
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria e José Marcelo Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Petróleo e Gás |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Educação Profissional | Produção Alimentícia | Técnico em Alimentos |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Conhecer as partículas elementares: prótons e elétrons.
Como introdução do estudo do átomo, deve ser resgatado como o estudo da matéria se iniciou. O professor deve iniciar esta atividade exibindo o documentário "Mundos Invisíveis Parte 1" série do Físico Marcelo Gleiser exibida pelo Fantástico/Rede Globo, que está disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=5s_7gzJ8mq0
O filme é motivador, mostra o que temos de moderno em tecnologia e relaciona com a história dos primeiros filósofos, buscando uma explicação para a constituição da matéria. Somente depois de 2000 anos a idéia do átomo foi explicada com maior segurança.
Figura 1. Átomo, figura obtida do site: http://historiadaquimica.files.wordpress.com/2009/12/atom.jpg
"A ciência explica a natureza e cria novos mundos que não percebemos com nossos sentidos." Marcelo Gleiser
Atividade 1- Como é constituída a matéria segundo os filósofos antigos. Teatro de curta duração.
Peça os alunos que façam um miniteatro, com duração média de dois minutos, onde ocorre um diálogo entre leigos curiosos e um dos seguintes Filósofos gregos da antiguidade (Thales de Mileto, Eráquito, Demócrito, Aristóteles) explicando a constituição da matéria , baseado no filme exibido anteriormente. Cada grupo deverá ser responsável pela ideia de um dos filósofos.
Após a exibição dos teatros, o professor deve exibir um filme que apresente os modelos atômicos atuais que pode ser obtido no site:
http://www.youtube.com/watch?v=0UW90luAJE0&feature=related .
Após o primeiro filme, outros específicos de cada um dos principais modelos devem ser exibidos. Primeiro, aprofundando um pouco mais no modelo de Thompson, exiba o seguinte filme (reportagem da BBC com legendas em português) obtido no site:
http://www.youtube.com/watch?v=i9xMrNDHWts
Figura 2 . Átomo com distribuição homogênea de elétrons e prótons, modelo de Thompson, imagem obtida do site: http://www.eletronuclear.gov.br/imagens/uploads/Image/NuclearFission3.jpg
Posteriormente, acrescentando algo sobre o modelo atômico de Rutherford (reportagem da BBC com legendas em português) obtido do site a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=HRmdkAAoZ5M&feature=related
Figura 3. Átomo com elétrons orbitando o núcleo, modelo de Rutherford, figura obtida do site: http://1.bp.blogspot.com/_Ufi6UtxHZdg/SRpuzyLhQJI/AAAAAAAAD2M/Cn8T4xu6sNY/s400/%C3%A1tomo.gif
O professor, após a exibição do filme, pode propor um estudo de todos os modelos, com a leitura do texto "MODELOS ATÔMICOS", do portal São Francisco: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/modelos-atomicos/modelos-atomicos-1.php
Atividade 2. Os Modelos de Rutherford e de Thompson.
Nesta etapa, cada grupo será responsável em apresentar de forma criativa , de preferência com uma representação teatral, os modelos atômicos de Rutherford e de Thompson.
Peça os alunos que façam um teatro com curta duração, explicando os modelos atômicos dos cientistas (Thompson e Rutherford), baseado nos filmes exibidos anteriormente.
Atividade 3. O Modelo de Bohr
Como útima atividade, os alunos deveram apresentar os avanços que a descrição do átomo feito por Bohr , propiciaram.. As limitações do átomo de Thompson e de Rutherford e a idéia dos níveis de energia proposto por Bohr. Cada grupo será responsável em apresentar de forma criativa, de preferência com uma representação teatral, os seus argumentos. Os grupos devem ressaltar as falhas que existem também no modelo de Bohr e o que hoje é aceito como região orbital para o elétron. Peça os alunos que façam um teatro com curta duração, baseado nos filmes exibidos anteriormente e no próximo, " O modelo de Bohr", que pode ser obtido pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=16rze5ru9kk
Figura 4. Modelo atômico de Bohr, com núcleo contendo os prótons e nêutrons e as camadas externas contendo os elétrons em níveis de energia diferentes, imagem obtida do site: http://4.bp.blogspot.com/_9Ptz3hMwKAc/S7uUS2W7i3I/AAAAAAAAANM/hJYhojeFqXY/s320/2eca9c29d40801017a545db6655e8e5d.jpg
O átomo pode ser estudado em : http://ciencia.hsw.uol.com.br/atomos.htm
Aprofundando um pouco sobre a estrutura do núcleo de um átomo: http://www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html
A evolução dos modelos atômicos pode ser revista em: http://enciclopediavirtual.vilabol.uol.com.br/quimica/atomistica/resumodosmodelos.htm
Após estudar os modelos atômicos, o aluno deverá saber:
Quatro estrelas 3 classificações
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14/04/2014
Cinco estrelasmuito bom gosteimuito da materia
24/11/2011
Cinco estrelasmuito bom!!
14/02/2011
Quatro estrelasGostei, bem criativa e diversificada. Parabens!