23/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ø Pensar de forma interdisciplinar sobre o Mercado Municipal enquanto um dos Patrimônios Históricos da cidade, envolvendo os conteúdos de Artes, Língua Portuguesa, Matemática e História;
Ø Realizar uma pesquisa de campo no Mercado Municipal buscando a sua história e tombamento, a arquitetura, o comércio, o referencial turístico;
Ø Conhecer a galeria de arte do mercado;
Ø Trabalhar o desenho de observação;
Ø Produzir composições plásticas em técnica mista a partir da observação dos aspectos arquitetônicos do mercado.
*Patrimônios históricos da cidade.
*Sugestão para o professor – aulas publicadas no Portal do professor:
- Patrimônio Histórico e a alquimia da aquarela
Autoria: Marileusa de Oliveira Reducino http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5236
- Patrimônios Históricos
Autoria: Soraia Cristina Cardoso Lelis http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15618
Aula 1
Ø Providencie anteriormente:
*o ônibus e a autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos para o trabalho de campo no Mercado Municipal;
*a troca de horários com os demais professores e a possível participação destes no trabalho de campo;
*a autorização da direção escolar para a proposta;
*a aprovação da visita às dependências do mercado e à exposição na Galeria de Arte pelo responsável por este espaço (se possível, convide um artista com obra exposta na galeria para dialogar com os alunos);
Ø Retome rapidamente com os alunos os patrimônios históricos da cidade e o que é tombamento;
Ø Fale da proposta de trabalho de campo a ser desenvolvida juntamente com os professores de história, matemática e língua portuguesa;
Ø Assista ao vídeo: Mercado Municipal de Uberlândia – T= 10' , como uma forma de sensibilizar a turma para a pesquisa a ser realizada na semana seguinte;
http://www.youtube.com/watch?v=5sddvm_XB5Y
Ø Solicite aos alunos a anotação das dúvidas para subsidiar as reflexões após a exibição do documentário;
Ø Reflita com os alunos a importância do mercado no contexto da cidade:
*Entregue fichas individuais e peça a eles para que deixem registradas no mural da sala as suas expectativas quanto ao trabalho de campo a ser realizado.
Aulas 2, 3 e 4
Ø Organize a/s turma/s e professores acompanhantes para a entrada no ônibus (aqui tivemos um período correspondente a 3 horas/aula para realizar a pesquisa de campo, havendo a necessidade de troca de horários com alguns professores para possibilitar a participação das três turmas do 5º ano – 78 alunos);
Ø Acompanhe os alunos no trajeto da escola ao mercado, ressaltando a importância da proposta e as possibilidades de construção de novos conhecimentos;
Ø Visite com os alunos todas as dependências do mercado;
Ø Favoreça o diálogo dos alunos com os artistas e com os comerciantes, bem como a visitação às lojas e produtos;
Ø Promova o diálogo com a curadoria da exposição, com a/o responsável pela galeria de arte e com um artista; (a artista com disponibilidade para falar com a turma foi Adélia Lima cuja obra em exposição era uma escultura de uma figura humana feminina em arame cozido);
Ø Proponha o registro do trabalho de campo através de desenho de observação das características arquitetônicas do mercado em papel layout A3 e giz de cera;
Ø Por arquitetura entende-se: ARQUITETURA/ARQUITETÔNICO - [...] a arquitetura moderna não se exprime no monumento, no templo, no mausoléu; não aspira a dar forma sensível aos “eternos valores” nos quais se funda a sociedade dos homens, às “grandes ideias” que a dirigem. Ao contrário, seu domínio é o da vida de todo dia, dos atos através dos quais a cultura e a civilização se traduzem num modo de vida: a fábrica, o escritório, a casa, o teatro, a escola, e com esses todos os objetos que têm referência direta à prática da existência cotidiana. (ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e Destino. São Paulo: Editora Ática, 2001, p.163)
Ø Permita que os alunos fotografem a pesquisa de campo;
Mercado Municipal de Uberlândia
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Trabalho de Campo no Mercado Municipal
Visita à Galeria de Arte do Mercado - Exposição Coletiva SANTOS SÃO Antônio, Pedro e João - Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Trabalho de Campo no Mercado Municipal
Desenho de observação com giz de cera e papel canson A3 - Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 5
Ø Entregue aos alunos alguns questionamentos para verificar o nível de informações absorvidas na visita à Galeria de Arte do Mercado Municipal:
*Exposição Coletiva “SANTOS SÃO ANTÔNIO JOÃO PEDRO”: encontro com a artista Adélia Lima.
- Com qual(is) artista/s e/ou obra/s em exposição você mais se identificou?
- Qual a técnica utilizada pela artista Adélia Lima na obra exposta?
- O que você achou do diálogo com a artista?
Ø Socialize na turma as respostas obtidas no questionário rememorando a visita à galeria, o diálogo com a artista e a apreciação das obras expostas.
Ø Para saber mais:
Mercado Municipal de Uberlândia – O local possui atendimento personalizado, tipicamente mineiro e o estacionamento é amplo e gratuito. É conhecido pelos produtos caseiros como doces e queijos tradicionais e regionais, frutas, verduras e legumes selecionados, frango caipira, mel e derivados, dentre outros. Tem também a Casa do Palmito, lanchonetes, comida árabe, produtos para açougues, agropecuária, barbearia, sapataria, engraxataria, tabacaria, chaveiros, artesanatos e outras utilidades, além de casa típica de cachaça e loja de artigos religiosos com livraria. Aberto de segunda à sexta-feira - 8h às 19h, Sábado - 8h às 18h, Domingos e feriados - 8h às 12h30
http://www.abemregionalmg.com.br/cultura_lazer.pdf
file:///C:/Documents%20and%20Settings/artes/Desktop/foto%20mercado.htm
Aula 6
Ø Organize os registros em forma de fotografias e textos elaborados no conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática e História, em forma de painel;
Ø Proponha a troca de experiências entre o conteúdo trabalhado/abordado nas aulas de História, Língua Portuguesa, Matemática e Artes:
*O que aprendemos em cada um destes conteúdos a partir da visita ao mercado municipal?
*Como é trabalhar vários aspectos a partir de uma mesma atividade?
*Solicite aos alunos para falarem das possibilidades desenvolvidas com cada professor nos respectivas áreas de conhecimento (História, patrimônio e tombamento; Cálculos matemáticos; Estética arquitetônica; Produção de textos e relatórios).
Ø Estude com os alunos a cartilha “Mercado Municipal” recebida das mãos da Secretária Municipal da Cultura - Mônica Debs, elaborada para distribuição na reinauguração do mercado após a sua restauração;
Ø Destaque os pontos mais importantes do referencial teórico contido na cartilha, pois o conteúdo na sua íntegra foi contemplado nas aulas de Língua Portuguesa e História com os seus desdobramentos, especificidades e aplicabilidade; em matemática os alunos trabalharam com compras – moeda – pagamento e troca, operações, medida, quantidade e peso dos produtos comercializados;
Ø Reflita com os alunos sobre PATRIMÔNIO.
Sugestão: O patrimônio está ligado ao sentido de herança legado. É a soma dos bens culturais que tenham significado e importância para uma sociedade. O Patrimônio Cultural de um povo lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que seja reconhecido como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.
(PATRIMÔNIO Cultural que bicho é esse?!, Secretaria Municipal de Cultura – Compac – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia, 2007, p. 4).
Ø Aborde o conceito de TOMBAMENTO trabalhado nas aulas de história.
Sugestão: TOMBAMENTO – é um instrumento legal de preservação, um ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando-se em conta sua função oficial. O tombamento não retira a propriedade do imóvel, nem implica em seu congelamento, permitindo transações comerciais e eventuais modificações, previamente autorizadas e acompanhadas, além de auxílio técnico do órgão competente. (PATRIMÔNIO Cultural que bicho é esse?!, Secretaria Municipal de Cultura – Compac – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia, 2007, p. 4).
Ø Mostre imagens do Mercado Municipal de Uberlândia aos alunos que não participaram do trabalho de campo: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=rsN&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&channel=s&q=mercado+municipal+de+uberlandia&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=
Aula 7 e 8
Ø Prepare diversos recursos materiais para a realização de composição plástica em técnica mista sobre os desenhos de observação com giz de cera sobre papel canson A3 realizados no espaço do mercado;
Ø Permita que os alunos usem o material desejado de forma a criar estratégias para a produção artística acerca das características observadas nas edificações do patrimônio municipal visitado;
Ø Dialogue com os alunos individualmente, auxiliando-os em seu processo criativo;
Ø Solicite a reorganização da sala de aula, do mobiliário escolar e dos recursos plásticos utilizados como meio para a construção das poéticas em técnica mista.
Processo artístico sobre o Trabalho de Campo no Mercado Municipal Composição plástica em técnica mista
Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 9
Ø Contate os profissionais do Arquivo Público sondando a possibilidade de expor o trabalho plástico dos alunos na sede deste espaço;
·Organize as propostas artísticas construídas pelos alunos para o transporte ao local da exposição;
.Veja algumas poéticas criadas a partir do trabalho de campo no mercado em parceria com as áreas de História, Matemática e Língua Portuguesa:
Mercado Municipal - Composição plástica em giz pastel seco e aquarela sobre papel canson A3
Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Mercado Municipal - Composição plástica em giz de cera e areia sobre papel canson A3
Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Mercado Municipal - Composição plástica em guache, giz de cera derretido e colagem com E.V.A sobre papel canson A3
Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Crie com os alunos o convite e alguns cartazes para divulgação da exposição dos trabalhos;
Ø Convide os alunos para uma atividade extraclasse - a montagem da exposição com dia e horário pré-determinados, garantindo a participação de um número representativo de autores;
Ø Prepare alguns alunos para apresentarem o projeto transdisciplinar na abertura da exposição (vernissage), fora do contexto institucional, visando a socialização e o diálogo para além da comunidade escolar.
Aula 10
Ø Converse com a turma sobre a montagem da exposição fora do contexto escolar (em parceria com profissionais do Arquivo Público) – dificuldades encontradas, alunos que compareceram, organização do espaço e distribuição dos trabalhos;
Ø Comente sobre a apresentação do projeto no vernissage e mostre as fotografias, socializando as impressões dos alunos enquanto participação e autoria na exposição – inclusive com aqueles que não compareceram;
Ø Fale da importância de se mostrar o trabalho e a proposta educacional da escola fora do seu contexto, por atingir um público diferente e assim conhecer outros olhares sobre a nossa produção artística;
Ø Solicite aos alunos um relatório em parceria com os professores de Língua Portuguesa, Matemática e História sobre o processo desenvolvido.
Culminância do Projeto: Mercado Municipal – Patrimônio Histórico de Uberlândia - Exposição no Arquivo Público
Alunos dos 5ºs Anos 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Vitor Marcelino
SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. Coleção)
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, 1996, p. 178)
INTERDISCIPLINARIDADE - interdisciplinar adj m+f (inter+disciplina+ar) Comum a diversas disciplinas. http://www.dicio.com.br/interdisciplinaridade/
Como avaliação propõe-se a apreciação do percurso dos alunos nas atividades propostas, na interdisciplinaridade dos conteúdos, bem como no processo criativo das produções artísticas, a participação na montagem da exposição e a presença na vernissage com a apresentação do projeto aos convidados presentes. Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário a troca contínua e efetiva de experiências e a autoavaliação como percursos verificadores da aprendizagem.
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