26/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Aula “O que é dança?” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22181 de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho;
Conceito de dança.
Atividade 1:
Partindo dos vídeos e discussões apresentados na aula “O que é dança?” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22181 de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho, o professor deverá expor que música é uma forma ordenada de sons e silêncios e mediará um debate sobre a importância da música na dança, com as seguintes questões provocadoras: Será que existe dança sem música? A música determina a forma de dançar? Como? Como é produzido o som e como o ouvimos? O norteamento a ser dado será que a dança tem uma relação direta com a música e que, em muitas vezes, o ritmo é que determina as formas de movimentação do corpo. Quanto à última pergunta, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem em livros, sites e etc. as formas de propagação do som, sua produção e como acontece o processo de decodificação do som pelo cérebro.
Dica: por este conhecimento ser específico recomendamos que esta parte da aula seja realizada com o professor de Física ou de Ciências do Colégio.
Sites sugeridos:
http://www.energia.com.br/material/2006/JS_32_Edson-Cebola_Web.pdf
http://www.fisica.net/ondulatoria/elementos_de_acustica.pdf
Acessos dia 17 de agosto de 2010.
http://plenaharmonia.files.wordpress.com/2010/08/musica-no-lar.jpg, acesso dia 28 de outubro de 2010.
Atividade 2
O professor, munido de um aparelho de som com um cd de músicas diversas (de roda, valsas e outras), explicará aos alunos que a música é importante na dança pois conduz o ritmo desta. Apresentar aos alunos que existem 3 tipos de compassos (marcações) nas músicas:
O professor apresentará várias músicas aos alunos, que deverão escutá-las e marcar o ritmo musical com palmas.
Sugestão de músicas:
Hip hop: 1, 2 step
Ciara. http://letras.terra.com.br/ciara/125527/
Funk: Ela dança, eu danço
MC Leozinho. http://letras.terra.com.br/mc-leozinho/486100/
Rock: We are will rock you
Queen. http://letras.terra.com.br/queen/64490/
Rock around the clock
Raul Seixas. http://letras.terra.com.br/raul-seixas/828303/
Forró: Xote da alegria
Fala Mansa. http://letras.terra.com.br/falamansa/14353/
Axé: Lirirrixa
Babado Novo. http://letras.terra.com.br/babado-novo/84140/
Valsa: Valsa das flores.
Música de roda: Ciranda, Cirandinha.
Links acessados dia 28 de outubro de 2010.
O professor solicitará que os alunos identifiquem os compassos binários, terciários e quaternários nas músicas diversas. Assim, ao término, os alunos deverão elaborar um cartaz com o nome da música e qual o ritmo que ela pertence.
Além disso, os alunos deverão utilizar o corpo para marcar esses tempos musicais, executando um tipo de movimento para cada batida (devem ser movimentos simples, como andar, levantar os braços, etc.).
DICA: o professor pode, também, pedir que os alunos tragam as músicas que mais gostam para identificar o ritmo e serem anotadas no cartaz, desde que não sejam ofensivas a gênero, classe ou orientação sexual ou religiosa, nem que contenham palavras de baixo calão.
Atividade 3:
Dividir os alunos em 3 grupos e solicitar que eles criem sons ritmados utilizando o corpo ou objetos comuns, como parede, garrafas, grades e etc., nos ritmos binario, terciário e quaternário. Por exemplo: bater com as mãos no peito de forma intervalada, como ritmo binário, ou no peito e duas palmas como quaternário. Os grupos deverão se apresentar para toda a turma, onde os outros alunos serão convidados a vivenciar os ritmos criados pelo grupo que está apresentando. Segue um exemplo com um vídeo, que poderá ser mostrado aos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=Ghgrc8Mj_-s
Acesso dia 28 de outubro de 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compasso_%28m%C3%BAsica%29
Acesso dia 17 de agosto de 2010.
A turma deverá juntar as 3 seqüências criadas pelos grupos em uma única apresentação.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Três estrelasAtividade com música e dança pode ser explorado varias coisas nas crianças, movimento lateralidade,quantificação. A partir da música as crianças vão identificando som das letras,dançando aprendem a cantar os números,essas disciplinas liberam as energias .
28/08/2011
Cinco estrelasfalando sério, amei a aula. o conteúdo maravilhoso. sou habilitada em educação física mas trabalho arte. e ja cursei ate o 3ºperiodo de arte mas parei.vç está de parabénas!