09/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Organização social e coletiva dos Incas.
Organização política, social e econômica.
1º Atividade – Definir império
1º momento – Professor inicie a aula questionando aos alunos, o que é um império? Em seguida pode entregar materiais de leitura a turma, organizada em pequenos grupos e esses fazem uma definição de império para discutir na turma e fazer uma elaboração conjunta. O próximo passo é criar argumentos para justificar porque os incas formavam um império.
Os Incas
http://www.klepsidra.net/tawantinsuyu.html
2º momento – Professor discuta com os alunos onde é que iniciou o Império Inca e como se expandiu, destacando os pontos de vista dos historiadores. Você pode ler junto com a turma em leitura coletiva, os textos da história dos incas nos links abaixo. Verificando os antecedentes e a expansão do império inca.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Incas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Incas#Antecedentes
Atividade 2 - Analisar imagens e textos.
1º momento - O professor e os alunos fazem uma lista das atribuições das diferentes classes sociais que existiram no império Inca. Em seguida, mostra para os alunos a imagem abaixo e faz uma discussão sobre essa civilização, abordando o nível de organização que deixaram o registro histórico para as futuras civilizações.
http://vistasnapaisagem.weblog.com.pt/arquivo/39MAchuPichu.jpg
2º momento - O professor e os alunos pesquisam a organização social dos Incas e fazem uma discussão das supostas relações estabelecidas nessa sociedade. Em uma cartolina, os alunos vão listando à função das classes sociais dos incas e suas atribuições, a relação do imperador com os sacerdotes, os administradores e os camponeses, com base no material pesquisado organizam a pirâmide dos incas. A pirâmide, que demonstra essa organização social segundo Figueiredo fica como no modelo abaixo.
Fonte
Texto - Tawantinsuyu: O Império Inca Danilo José Figueiredo (USP) acesso 2010.
http://www.klepsidra.net/tawantinsuyu.html
3ª Atividade – Montar um painel com a cultura e economia inca.
1º momento - Professor ajude seus alunos a montar um painel com gravuras de vestimentas utilizadas pelos incas e identificar ao lado o tipo de roupa e adornos utilizados, podendo está relacionando com a cultura do povo atual das regiões que viveram os incas. Em seguida, elas fazem a diferença entre vestimentas nas classes sociais. Link de pesquisa.
http://www.laguia2000.com/peru/vestimenta-inca
2º momento - Professor ensine aos alunos a fazer uma pesquisa sobre a economia dos incas, descobrindo as relações estabelecidas no modo de produção dessa civilização. Eles procuram o modo de manutenção do império, quem exercia o poder de controle das finanças do império, como o trabalho era organizado, dissertar sobre as atividades dos incas com a moeda, a agricultura e a caça.
Leitura para os professores aprofundar o conhecimento sobre os incar e planejar as aulas.
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u23.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_pr%C3%A9-colombiana
Avalia se as crianças conseguiram:
- Apropriar-se de aspectos históricos, da organização humana (a vida social e coletiva) do povo Inca;
- Apropriaram-se da organização política, social e econômica entendendo assim as relações estabelecidas nesta sociedade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!