21/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Antônio dos Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Seria importante que os alunos já tivessem estudado o adjunto adnominal e o aposto, além de já terem noção da estrutura de um período simples.
Atividade 1
O professor deve colocar na lousa (quadro negro) o período a seguir:
Um jogador iniciante se orienta principalmente pela esperança de aparecer boas cartas que o deixem com uma mão forte.
Os alunos devem então ser instigados à reflexão a partir dos questionamentos de "a" a "d".
a) Vamos contextualizar esta frase. Ela pode estar falando de jogadores de quê? Como você chegou a esta hipótese?
b) Quais são os adjetivos que você encontra nesta frase? O que eles caracterizam? (Observação: Caso julgue necessário, o professor deve solicitar aos alunos que consultem uma gramática para verificar o conceito de "adjetivo".)
c) A expressão "que o deixem com uma mão forte" tem valor de adjetivo. O que diferencia essa expressão dos adjetivos que você apontou na questão "b"?
d) Qual é o elemento caracterizado pela expressão "que o deixem com uma mão forte"? Que palavra liga tal expressão ao elemento caracterizado por ela (pela expressão)?
e) Transforme os adjetivos encontrados na questão "b" em orações.
Atividade 2
Como decidir entre colocar ou não uma vírgula na oração que tem valor de adjetivo? Vejamos:
I. Meus alunos que foram bem na prova serão aprovados.
II. Meus alunos, que foram bem na prova, serão aprovados.
Levante hipóteses: Qual a diferença de sentido entre as frases I e II?
Explicação: Em I, eu falo apenas dos alunos que foram bem na prova, ou seja, eu faço uma referência restritiva, mas existem outros alunos que não foram bem na prova. Por outro lado, em II, eu falo de todos os alunos e explico que todos esses alunos foram bem na prova, eu faço uma referência mais genérica.
Vejamos mais um par de exemplos:
III. A Laura que estuda na UFMG foi para a França.
IV. A Laura, que estuda na UFMG, foi para a França.
Explicação: Para quem conhece mais de uma Laura, a frase III restringe de que Laura se fala. Para quem conhece apenas uma Laura, a frase IV lembra que a conhecida Laura tem uma ligação com a UFMG.
Observação: Ao fazer as explicações, o professor deve introduzir a nomenclatura ORAÇÃO ADJETIVA RESTRITIVA e ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA.
O professor deve propor ainda que alguns alunos criem pares de exemplos a serem sorteados e explicados oralmente por seus colegas.
Finalizando esta atividade, sugerimos que os alunos leiam o texto a seguir:
A fauna australiana abrange uma diversidade incrível de animais, mas sem dúvida, o canguru vermelho se tornou o principal ícone da fauna do país. Segundo especialistas, a maioria dos animais encontrados na Austrália são únicos, ou seja, são espécies exclusivas do país, inexistentes em outros lugares do mundo. Nesse sentido, 83% dos mamíferos, 89% dos répteis, 90% dos peixes e insetos e ainda 93% dos anfíbios catalogados são encontrados somente na Austrália. Toda essa “exclusividade” pode ser atribuída ao isolamento geográfico do continente, à estabilidade tectônica e fatores climáticos. [...]
Fonte: http://www.west1.com.br/pages.php?recid=59, acessado em 16 de agosto de 2010.
Segundo o texto, qual das frases de cada par pode ser considerada correta? Explique.
1. a) O canguru vermelho que pode ser encontrado na Austrália é um mamífero.
b) O canguru vermelho, que pode ser encontrado na Austrália, é um mamífero.
2. a) 93% dos anfíbios que foram catalogados na Austrália somente podem ser encontrados neste país.
b) 93% dos anfíbios, que foram catalogados na Austrália, somente podem ser encontrados neste país.
Atividade 2
Para iniciar esta atividade, o professor deve retomar os períodos III e IV mencionados na atividade anterior e propor os seguintes questionamentos:
a) Os verbos "estudar" e "ir", no par de períodos apresentados em III e IV, fazem referência ao mesmo agente da ação. Identifique-o.
b) Distribua as informações apresentadas em III ou IV, que são períodos compostos (isto é, períodos formados por mais de um verbo ou locução verbal), em duas orações (isto é, períodos formados por um só verbo ou locução verbal).
c) Faça agora o caminho inverso. Transforme os pares de orações a seguir em um período composto.
Ao final desta atividade, o professor deve fazer a correção dos exercícios com os alunos, explicando o emprego dos pronomes relativos. Sugerimos que o professor faça um quadro esquemático com as respostas dadas ao item "c" e solicite aos alunos que apresentem, oralmente, mais exemplos de emprego dos pronomes relativos utilizados nas respostas. Vejamos:
Respostas ao item "c" do exercício: |
Pronomes relativos |
Outros exemplos: |
1. Natal, onde eu nasci, fica a apenas 190 km de João Pessoa. |
onde |
|
2. Porto de Galinhas, aonde as meninas irão nas próximas férias, tem uma das praias mais bonitas do Brasil. |
aonde |
|
3. A Suíça, de onde vêm os melhores chocolates do mundo, é um dos menores países da Europa. |
de onde |
|
4. Pedro, a quem eu emprestei o meu livro, é um dos alunos mais dedicados do curso. |
a quem |
|
5. Esta praia, cuja água está poluída, é muito bonita. |
cujo, cujos, cuja, cujas |
|
Atividade 3
Para esta atividade, o professor deve solicitar que os alunos leiam o texto a seguir:
Oceano Pacífico e Austrália
Muitos viajantes do Planeta Férias descobriram os prazeres das ilhas no Sul do Pacífico, onde apreciaram os milhares de locais de mergulho, mares relativamente seguros e praias estonteantes. Os países que fazem a cadeia de ilhas do Sul do Pacífico têm mais a oferecer em termos de aventuras aquáticas e atividades do que em qualquer lugar do mundo. E muitos visitantes consideram a região como um pequeno bocado do Céu na Terra. Um grande número de visitantes da Austrália, que visita a Grande Barreira de Recife, tira tempo para ver o cenário maravilhoso da Austrália que é o habitat para um grande número de criaturas únicas. A Nova Zelândia pode ser considerada o centro da aventura do mundo e é um refúgio para amantes da natureza e entusiastas de desportos extremos. O Tahiti, Vanuatu, Fiji e Palau são algumas das ilhas que ainda se podem gabar das praias virgens e fauna e flora não perturbada, que irá, definitivamente, engrandecer as suas experiências de férias na região. Deixe o Planeta Férias encontrar o seu destino de sonho na região maravilhosa do Sul do Pacífico, veja hoje a nossa seleção dos hotéis de grande valor. [...]
Fonte: http://www.agoda.com.pt/pacific_ocean_and_australia.html, acessado em 14 de agosto de 2010.
Depois de fazerem uma leitura do texto, os alunos devem responder os questionamentos em "a", "b" e "c":
a) Qual é o objetivo deste texto? O que ele apresenta a fim de alcançar tal objetivo?
b) Classifique, como restritivas ou explicativas, as orações adjetivas destacadas no texto e indique qual é o elemento caracterizado por cada uma delas.
c) Explique a ambiguidade ou estranhamento existente no seguinte trecho: Um grande número de visitantes da Austrália, que visita a Grande Barreira de Recife, tira tempo para ver o cenário maravilhoso da Austrália que é o habitat para um grande número de criaturas únicas. Como podemos desfazer esta ambiguidade ou estranhamento?
Observação: Ao corrigir este último item, o professor deve chamar a atenção dos alunos para o fato de que, para evitar ambiguidade, o pronome relativo geralmente vem junto do seu antecedente, isto é, do elemento a que ele se refere. Para os casos em que isso não ocorre, o uso de "o qual", "a qual", "os quais" ou "as quais" é uma alternativa.
Considere a charge a seguir:
Charge publicada em 6 de fevereiro de 2009. Fonte: http://noticias.uol.com.br/humor/2009_album.jhtm#fotoNav=7, acessado em 15 de agosto de 2010.
d) No título da charge de Angeli, o adjetivo "escolar" caracteriza o substantivo "merenda". Observe a ilustração e desenvolva, a partir do adjetivo "escolar", duas orações adjetivas diferentes que possam descrever a ilustração.
Ao final desta atividade, o professor deve promover uma discussão sobre os exercícios.
Para obter breves explicações sobre as orações adjetivas, sugerimos o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%B5es_subordinadas_adjetivas, acessado em 15 de agosto de 2010.
Para explicações mais detalhadas sobre as orações adjetivas, ver BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!