27/09/2010
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do anúncio.
- Identificar a finalidade do gênero textual anúncio.
- Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do anúncio.
- Produzir anúncios escritos e orais.
O professor deve sondar se os alunos conhecem algum tipo de anúncio. Será importante também verificar se eles sabem produzir cartazes e de que forma devem se expressar oralmente quando vão falar para a classe.
A seguir, uma definição de anúncio, retirada do Dicionário de Gêneros Textuais:
Anúncio: notícia ou aviso por meio do qual se divulga algo ao público, ou seja, a criação de alguma mensagem de propaganda com objetivos comerciais, institucionais, políticos, culturais, religiosos, etc. Como publicidade, trata-se de uma mensagem que procura transmitir ao público, por meio de recursos técnicos, multissemióticos, e através dos veículos de comunicação, as qualidades e os eventuais benefícios de determinada marca, produto, serviço ou instituição [...]. |
Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.
ATIVIDADE 1
Para iniciar o trabalho com anúncios, o professor pode perguntar aos alunos: o que uma pessoa faz quando quer vender alguma coisa? Após ouvir as várias sugestões dadas pelos alunos, o professor deve direcionar a conversa, de tal forma que eles percebam que, em geral, quando alguém quer vender algo, é preciso anunciar. Em seguida, ele pode perguntar o que se faz quando se quer, por exemplo, avisar que uma festa irá acontecer. De modo semelhante ao que fez com relação à primeira pergunta, deve-se encaminhar a discussão de modo que os alunos percebam a necessidade de divulgar a festa. O professor pode então dizer que o texto que usamos para divulgar algum produto ou evento recebe o nome de anúncio.
Em seguida, ele pode mostrar um exemplo de anúncio para os alunos. A figura abaixo exemplifica um anúncio:
Disponível em: http://tapetedepenelope.wordpress.com/2010/03/09/uma-lingua-chamada-futebol/
A partir dessa imagem, o professor pode fazer algumas perguntas para seus alunos: o que está sendo anunciado por meio da imagem? Qual é o produto que está sendo vendido? Como sabemos que esse é o produto que está sendo vendido? É necessário que apareça no texto a palavra “vende-se”, para percebermos que se trata de anúncio? Espera-se que, por meio dessa discussão, os alunos identifiquem a função social dos anúncios.
Outras imagens de anúncios podem ser encontradas em:
ATIVIDADE 2
Levar para a sala de aula revistas e jornais diversos. Formar grupos com os alunos e pedir para que observem, nesses materiais, onde e de que forma aparecem os anúncios. Explicar para eles que, além de notícias e reportagens, em jornais e revistas, encontra-se a divulgação de uma série de produtos a serem vendidos. Com essa atividade, os alunos terão a possibilidade de ver os anúncios em um de seus suportes mais usuais.
Após a observação dos anúncios, pedir que os alunos recortem anúncios de que mais gostaram e montem um cartaz com eles. Cada grupo deverá escolher um anúncio para apresentar para a turma. Na apresentação, solicita-se que eles expliquem o que aquele anúncio está apresentando, o que mais chamou a atenção nele e por que o grupo o escolheu. Ao final dessa atividade exploratória, o professor pode pedir aos alunos que levem, para a próxima aula, exemplos de anúncios encontrados em suas casas.
ATIVIDADE 3
Formar grupos novamente para que os alunos solicializem os anúncios trazidos de casa. Tentar colocar anúncios de diferentes tipos nos grupos para que os alunos possam ter acesso a diferentes formatos desse gênero textual. Caso não seja possível solicitar aos alunos diferentes tipos de anúncios, o professor poderá levar anúncios diversificados como as sugestões que seguem a seguir:
Disponível em: http://portfoliodoartico.blogspot.com/2008/04/perdigo-salsicha-hot-dog-anncio.html
Disponível em: http://avessoecia.com.br/colaboradores.htm
Disponível em: http://www.fator4.com.br/blog/?cat=18
Após o manuseio dos anúncios escritos, o professor deve, junto com a turma, sintetizar as principais características que constituem um anúncio, tais como seu objetivo (vender ou divulgar com produto), os meios em que circula (jornais, revistas, televisão, rádio), a presença de outros elementos além da linguagem escrita (como imagens, textura, etc.), o tipo de texto que é divulgado (normalmente textos curtos) etc. Esses dados podem ser anotados na lousa ou em um cartaz para ser afixado na sala de aula.
ATIVIDADE 4
Depois de identificarem as principais características de um gênero, os alunos devem passar para a parte de produção de um anúncio. Essa atividade pode ser desenvolvida em grupo. O professor pode escolher um tema para ser anunciado por todos os grupos, como algum evento a ser realizado na escola ou algum produto conhecido pelas crianças, ou pode deixar que cada grupo escolha o que deve ser anunciado. Cada grupo deve preparar a apresentação do anúncio para turma. Essa aula deve ser dedicada à preparação dos anúncios. O professor pode auxiliar os alunos na escrita dos textos de anúncios.
ATIVIDADE 5
Para finalizar o trabalho, o professor pode organizar um seminário com os trabalhos construídos na atividade 4. Coletivamente, o professor deve pedir que os alunos façam uma avaliação para ver se os trabalhos estão de acordo com o que se propõe para o gênero anúncio. Durante essa avaliação, é importante que os alunos sejam instruídos a não julgarem os seus colegas ou realizarem qualquer avaliação pejorativa. O professor deve conduzir a avaliação, de maneira a que todos percebam se as regras de construção de anúncios foram compreendidas. O professor deve, ainda, realizar um trabalho de correção dessas atividades, no qual os alunos possam reescrever os anúncios para que eles se adequem às regras.
O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar os seguintes endereços eletrônicos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%BAncio_publicit%C3%A1rio
Durante todo o trabalho, o professor pode avaliar o aluno para verificar seu interesse pelo tema e sua participação no trabalho que está sendo desenvolvido. Assim será possível identificar as estratégias que o aluno está utilizando na aquisição do conhecimento. Durante a execução da atividade 5, o professor poderá perceber, por meio da análise do produto final elaborado por cada grupo, se houve compreensão das características principais do gênero anúncio.
Cinco estrelas 1 classificações
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25/10/2012
Cinco estrelasSuper interessante, ativo, minha aula será bem dinamica