07/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita. Tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, inicie a atividade dialogando com a turma sobre o que eles sabem a respeito dos termos masculino e feminino.
Após esse levantamento é importante lembrar que gênero é um conceito gramatical e não o sexo do ser.
Na Língua Portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a.
Isso quer dizer que: menino é um substantivo masculino, que representa um ser do sexo masculino. menina é um substantivo feminino, que representa um ser do sexo feminino. mesa é um substantivo feminino, que representa um ser sem sexo, um objeto.
Deste modo, o significado de substantivos masculinos e femininos é o seguinte:
São masculinos os substantivos que podem ser precedidos de: o, os, um, uns. Exemplos: o anel, os patos, um caderno, uns leões.
São femininos os substantivos que podem ser precedidos de: a, as, uma, umas. Exemplos: a jarra, as gatas, uma mulher, umas abelhas.
Registre na lousa o texto “O baile” de Mary França e Eliardo França.
Nesse texto as personagens são dividas em pares permitindo o estudo da flexão do gênero do substantivo.
Peça que os alunos copiem o texto e façam a sua ilustração. O texto deverá ser copiado no caderno de Língua Portuguesa.
“O baile”
A coruja ia dar um baile.
E falou ao galo para ele falar ao pato.
O pato falou ao rato.
O rato falou ao gato.
Todos foram ao baile.
Cada um levou seu par.
Mas a coruja veio com uma novidade: não podia dançar o gato com a gata, o pato com a pata, o galo com a galinha, o rato com a rata, o sapo com a sapa.
Que confusão!
Dançava o galo com a gata, o gato com a galinha, o pato com a sapa, o sapo com a pata. Mas ficou o rato com a rata!
E eles começara, a dançar de novo. O rato com a sapa, o gato com a pata, o pato com ágata, o sapo com a rata. Mas o galo com a galinha!
Que confusão!
Fonte: FRANÇA, Mary e FRANÇA, Eliardo. O baile. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985
Convide a turma para realizar o baile proposto pela coruja. Faça assim:
a-Peça que a turma fale quantos alunos vieram à aula.
b-Diga que deverão se dividir em dois grupos, formando dois círculos, um dentro do outro.
c-No círculo de dentro ficarão a metade dos alunos, que interpretação os pares da história.
d-Para facilitar a organização, entregue uma ficha com o nome do animal que irá representar.
e-O restante da turma deverá ficar assentado no círculo de fora. Deverá bater palmas, marcando o ritmo para os colegas dançarem.
f-Escolha um aluno através de sorteio, ou de outra maneira que desejar, para ler a história. Na medida em que for lendo, os alunos dramatizarão a parte lida.
g-Poderá ser repetido mais de uma vez, de forma que todos tenham oportunidade de participar dos dois círculos.
Proponha que refaçam os pares, ou seja, dancem de maneira que os pares se correspondam. Solicite que os alunos falem como deverão ser formados os pares.
Espera-se que eles formem da seguinte forma: pato- pata, rato- rata, gato-gata, sapo-sapa, galo-galinha. Nessa correção, chame a atenção da turma para o mecanismo que eles utilizaram: a noção de gênero do substantivo.
Para finalizar, proponha que os alunos façam uma pesquisa em suas casas sobre palavras no masculino e feminino e registrem numa folha em branco. Informe que poderão consultar seus familiares, internet, livros, dentre outros.
Você poderá fazer assim:
TAREFA DE CASA
Pesquise palavras que são escritas no masculino ou feminino. Escreva a palavra e em seguida assinale com um x se ela é masculina ou feminina. Veja como fazer:
PALAVRA |
MASCULINO |
FEMININO |
garoto |
X |
|
|
|
|
|
|
|
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, retome a atividade realizada em casa.
Organize os alunos em duplas e solicite que comparem as palavras escritas em suas pesquisas. Peça também que sublinhem as palavras que foram escritas nas duas pesquisas.
Para finalizar, reorganize a turma em um grande grupo. Instrua os alunos a lerem as palavras para que todos possam tomar conhecimento. Quando terminarem a leitura faça um painel colando as folhas que os alunos utilizaram para escrever as palavras.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
CONVERSANDO COM O PROFESSOR
Acreditamos que atividades lúdicas podem fazer parte das alternativas interessantes e significativas no processo ensino e aprendizagem, pois jogos e brincadeiras têm um grande valor pedagógico. A incorporação de brincadeiras e jogos na prática pedagógica pode desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos para a criança.
Na sala de aula o professor deve ter em mente a preocupação em oferecer aos seus alunos, desafios que possibilitam desenvolver o raciocínio, levando os mesmos a pensar de maneira criativa e crítica, atividades lúdicas, são elementos riquíssimos para este fato. Porém, o jogo deverá ser dosado de acordo com a faixa etária e o nível de conhecimento dos alunos, não poderá ser muito fácil, nem muito difícil, sob pena de causar desinteresse e o não aproveitamento do conteúdo a ser desenvolvido.
O professor pode criar jogos e trazê-los prontos para sala de aula. Pode também, e é muito mais interessante, propor aos alunos que construam coletivamente jogos, para serem utilizados em sala de aula.
Sugerimos a seguir a construção de um jogo da memória.
Podemos elaborar o jogo da memória a partir de rótulos de embalagem, gravuras iguais aos pares ou desenhos feitos pelos próprios alunos. As gravuras devem ser sempre aos pares.
Os próprios alunos podem recortar as gravuras e preparar o fundo de cartolina em tamanhos iguais, que deverão ser determinadas antes de recortarem e colarem as gravuras. Caso os alunos ainda não consigam recortar e colar, isto deverá ser feito com o auxílio ou pela professora. O tema para escolha das gravuras pode estar vinculado ao assunto que estiver sendo desenvolvido.
CONFECCIONANDO JOGO DA MEMÓRIA
Professor, convide seus alunos para confeccionarem um jogo de memória. Para isso você deverá providenciar papel cartolina para que possam desenhar.
Solicite que desenhem imagens de personagens que podem formar pares. Poderão utilizar os pares do texto “O baile”, as palavras que escreveram em suas pesquisas e/ou outros que imaginarem. Exemplos: avô- avó; boi- vaca; coelho- coelha; tio- tia; menino- menina.
As imagens acima foram retiradas de algumas cartelas de um jgo da memória disponível no sítio http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SampIPKC9iI/AAAAAAAADRw/th_yL3j9g3g/s400/BARALHO%2BMASCULINO%2BE%2BFEMININO5.jpg&imgrefurl=http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/jogo-baralho-masculino-e-feminino.html&usg=__YhEAJGNhWflGBfACgMfwkD_eg_Q=&h=400&w=299&sz=44&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=TTi5Cmz0Xg_HyM:&tbnh=137&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3Djogo%2Bda%2Bmemoria%2Bmasculino%2Be%2Bfeminino%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1003%26bih%3D567%26tbs%3Disch:10%2C3&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=266&ei=1vlyTPTYAYOBlAfTz4iJDg&oei=yvlyTN7QIoL-8AaE0tz4Cg&esq=5&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:7,s:0&tx=63&ty=99&biw=1003&bih=567
Se você tiver carimbos com imagens que possam corresponder ao masculino e feminino poderá utilizá-los. Poderá também usar tabelas com imagens para os alunos colorirem. Sugerimos as imagens:
Após a confecção do jogo peça aos alunos que se organizem em pequenos grupos, poderá ser até em duplas, para que joguem utilizando as cartas que confeccionaram.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, promova uma reflexão oral a partir das seguintes questões:
a-O que foi possível aprender nas atividades realizadas anteriormente?
b-Cite alguns objetos de nossa sala de aula que utilizamos os artigos masculinos para nos referirmos a eles.
c-Agora, cite alguns objetos de nossa sala de aula que utilizamos os artigos femininos masculinos para nos referirmos a eles.
Após a reflexão proponha aos alunos que completem o texto abaixo usando o feminino. O texto foi retirado do livro Festa das Palavras 2, de Dirceu Guedes de Azevedo. São Paulo, FTD, 1992, que poderá ser impresso e entregue aos alunos ou eles podem copiá-lo da lousa. Após a resolução da atividade, peça que os alunos façam a leitura oral.
O CASAMENTO DO GALO E DA GALINHA
O galo e __________ resolveram se casar.
__________ e o boi formavam um lindo par.
O padrinho e _____________ foram o bode e _____________.
Encerrando o cortejo, vinha o elegante rei leão, acompanhado de longe pela formosa _____________.
O compadre leitão vinha com ___________.
Todos dançaram a noite inteirinha, festejando com muita alegria o casamento do galo e da ___________.
Para flexões do substantivo consulte http://www.colegioweb.com.br/portugues/flexao-do-substantivo
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/flexoes-substantivo.htm
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u63.jhtm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/flexao-dos-substantivos-em-genero-2.php
Professor, observe se os alunos identificam os gêneros do substantivo em textos e frases, se são capazes de inserir masculino e feminino em seu vocabulário ativo, se têm capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras e se utilizam a linguagem para expressar ideias, considerando a linguagem das outras pessoas. Isso poderá ser feito através das diferentes atividades realizadas e pelos registros feitos pelos alunos, através destes você terá material que poderá utilizar para sanar possíveis dúvidas. Porém, não se esqueça: a avaliação da atividade deverá ser feita durante seu desenvolvimento, ou seja, observe a interação entre os pares, as facilidades e/ou dificuldades encontradas durante as atividades propostas.
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2015
Quatro estrelasótimas sugestões de atividades!
29/07/2015
Cinco estrelasaula maravilhosa , trabalhar os generos de forma lúdica.
12/04/2015
Cinco estrelasamei as sugestoe, dessa forma a aula fica sdae muito obrigado pelaajuuper dimanica e interessante para os alunos,assim tambem havera mais empolgação nas participações .Parabens, e muito obrigado pela ajuda.
15/11/2014
Cinco estrelasMeus parabéns,foi uma luz q/eu estava precisando repassar p/ meus docentes,obrigada.
15/09/2014
Cinco estrelasòtimo e bem esclarecido,obrigado continue nos ajudando bjs.
05/05/2014
Quatro estrelasMuito boa aula,parabéns! Irá me auxiliar muito em sala.
24/02/2014
Cinco estrelasMuito boa esta aula.
17/12/2013
Cinco estrelasótima aula!
30/09/2013
Cinco estrelasAmei!
27/03/2013
Cinco estrelasmuito bom interesante
29/05/2012
Cinco estrelasEu achei muito bom a forma como foi explicado ,e até adotei assim para meus alunos ,muito bom e que surja novas explicações.
28/03/2012
Cinco estrelasadorei, tudo muito bem explicado e interessante.
06/03/2012
Quatro estrelasMe auxiliou muito em uma pesquisa. Parabéns! Amei.