26/11/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Reconhecer as conjunções explicativas em situações reais concretas;
Empregar adequadamente as conjunções explicativas;
Verificar, por meio de questões propostas, o papel da conjunção explicativa na construção dos sentidos do texto;
Analisar aspectos que envolvem a conjunção explicativa.
As atividades foram elaboradas para alunos do oitavo ano que já tenham iniciado o estudo das conjunções.
Primeira etapa:
Professor: inicie a aula solicitando que os alunos observem os pares de orações:
I. Pescoço: cuide
um dia ele se vinga
II ( O organismo humano) Pode ficar até dois meses em abstinência
passa a se alimentar de si mesmo
III Sol, pelo amor de Deus
Não venhas agora
as morenas vão logo embora
Professor: após a observação dos alunos, recapitule algumas questões discutidas em aulas anteriores. As orações apresentadas não estão relacionadas por nenhuma palavra; no entanto, essas mesmas orações poderiam ser dispostas de outro modo a fim de contribuir para a coesão. Sendo assim, podemos utilizar alguns conectores para ligar essas orações para que elas deixem de ser uma sequência de frases soltas e sem conexão e apresentem relações de sentido entre si.
Professor: convide os alunos para observarem o modo original como as orações foram construídas.
“Pescoço: cuide, pois um dia ele se vinga.” |
“O organismo humano tem necessidade contínua de energia. Pode ficar até dois meses em abstinência porque, além de certo estágio, passa a se alimentar de si mesmo.” |
“ Sol, pelo amor de Deus Não venhas agora Que as morenas vão logo embora” ( Noel Rosa) |
Professor: solicite que os alunos identifiquem a palavra que liga as orações de cada par e a relação de sentido introduzida por cada conectivo referente ao que se afirmou antes.
Professor: mostre aos alunos as principais conjunções explicativas:
que, pois, porquanto e porque |
Destaque que a conjunção “porquanto” é menos empregada em textos do cotidiano, ocorrendo o seu uso principalmente em textos muito formais.
Segunda etapa:
Professor: solicite aos alunos que realizem as atividades propostas abaixo. Lembre a eles que as conjunções explicativas estabelecem uma relação de explicação. A segunda oração explica ou justifica a ideia expressa na primeira.
01. Preencha a lacuna com um conector adequado:
Monstros complicados
não povoaram meus sonos de criança
o saci-pererê não fazia mal a ninguém
limitando-se moleque a dançar maxixes desenfreados
no mundo das garotas de madeira
que meu tio habilidoso fazia para mim.
(Murilo Mendes Poemas e bumba meu poeta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988;)
Professor: mostre aos alunos que uma oração que expressa ideia de conclusão pode ser transformada em uma oração explicativa, como apresentado abaixo:
Essa caneta é muito boa, por isso use-a.
Use essa caneta, pois ela é muito boa.
02. Solicite que os alunos reescrevam as orações abaixo utilizando conjunções explicativas:
a) A taxa do condomínio está muito cara, por isso teremos que nos mudar.
b) O professor está muito doente, portanto não dará aula.
c) Estou com dor de cabeça, por isso vou ficar em casa.
d)O trânsito dessa avenida está tumultuado, logo vou mudar de caminho.
Terceira etapa:
Professor: agora, apresente a imagem para os alunos e solicite que eles leiam também logo abaixo o texto que acompanha a imagem.
Todo mundo sabe que o OMO é o líder no mercado brasileiro de detergentes em pó, devido a sua ótima performance e remoção de mancha. E o que era bom, agora está muito melhor. A Unilever a partir desse mês, abastece os pontos-de-vendas de todo o Brasil, com o novo Omo Multiação Active Clean. Com a novidade, a consumidora terá uma sensação de roupa recém lavada durante o dia. Graças a ação de microcápsulas que agem durante a lavagem, nos poderemos usar nossas roupas favoritas por mais tempo e estarmos sempre com aquela sensação gostosa de roupa limpa! Desse jeito, o OMO não vai sair da sua casa tão cedo!
Disponível em: http://www.tottalmarketing.com/loadModule/3214/Confira_o_novo_OMO_Multiacao_Active_Clean.htm
|
Professor: após a leitura dos textos ( verbal e não verbal), proponha que os alunos construam duas frases, utilizando conjunções explicativas. Cada uma dessas frases deve justificar a aquisição e o uso do produto apresentado. Cada aluno deve ler para a turma uma das frases construídas.
Professor: acompanhe atentamente a apresentação das frases para que sejam realizadas as correções necessárias.
Professor: após a finalização da atividade anterior, distribua jornais e revistas para os alunos e solicite-lhes que encontrem textos em que ocorreu o emprego de uma conjunção explicativa. Cada aluno deve identificar o conector encontrado e apresentar a ideia antecendente que esse conector explica ou justifica.
Sugestão de leitura:
Professor: divida a classe em pequenos grupos e solicite que os alunos troquem os textos nos quais foram localizadas as conjunções explicativas. Em seguida, cada equipe analisa a atividade do colega e, se necessário, sugere alguma alteração. Após esse trabalho, as equipes devem apresentar o resultado das análises para toda turma.
Professor: mostre aos alunos como foi fácil encontrar tais conectores nos textos do cotidiano. Aproveite, também, para fazer correções, caso seja necessário.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/10/2011
Cinco estrelaslegal