06/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Integrar os conteúdos das disciplinas de Música, Ciências e Língua Portuguesa com Educação Física.
Desenvolver de forma lúdica a subjetividade e imaginação dos alunos.
Trabalhar o controle dos movimentos, estimulando a Coordenação Motora Geral e a diferenciação dos segmentos corporais.
Desenvolver nos alunos a noção da necessidade do estabelecimento de parcerias com os demais alunos.
Não serão necessários conhecimentos anteriores.
O trabalho com Jogos e Brinquedos Cantados nas séries iniciais do Ensino Fundamental permite que a brincadeira exerça um relevante papel na formação e no desenvolvimento das crianças.
Fonte: http://blog.educacional.com.br/vivaamusica/files/2010/02/ciranda.jpg
Atividade 1 –
Essa atividade é desenvolvida a partir de uma música conhecida coma “Se Você Está Contente”, que permite ao professor trabalhar com seus alunos de forma lúdica noções de diferenciação de segmentos corporais. Os alunos serão dispostos em círculo e o(a) professor(a) apresentará a música de maneira a permitir que os alunos acompanhem os movimentos.
Letra da Música
Se você está contente bata palma (Bis)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente,
Se você está contente bata palma.
Se você está contente bata o pé (Bis)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente,
Se você está contente bata o pé.
Se você está contente dê risada há, há, há (Bis)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente,
Se você está contente dê risada há, há, há.
Se você está contente grite “viva”. Viva! (Bis)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente,
Se você está contente grite “viva”. Viva! (Bis).
Dica
Enquanto a música é cantada e interpretada pelos alunos o(a) professor(a) pedirá para que a música seja executada em diferentes ritmos, inicialmente de forma mais lenta até que se acelere os movimentos.
Atividade 2 –
Essa atividade é conhecida como Toca do Coelho o(a) professor(a) escolherá um aluno que será o coelho os demais alunos serão divididos em trios, sendo que dois darão as mãos formando uma toca que será ocupada pelo terceiro aluno.
Os alunos serão dispostos de forma a manterem uma distância entre as “tocas”. Ao sinal do(a) professor(a) os alunos que estão dentro da toca deverão trocar de casa e o aluno que ficou sem toca deverá tentar ocupar uma das casas. Após todas as trocas haverá um novo “Coelho sem Toca”.
Dica
O(A) Professor(a) deverá prestar atenção para que as funções sejam trocadas, ou seja, os alunos que estão formando a toca deverão ser coelhos e vice versa.
Fonte: http://redescola.com.br/kids/images/stories/saibamais/brinquedos/saidatoca.jpg
Atividade 3 –
A atividade de “Estátua” agrada muito os pequenos e permite que controlem seus movimentos para seu desenvolvimento o(a) professor(a) poderá optar por trabalhar com alguma música ou caso não disponha de aparelhagem ele próprio ditará o ritmo com palmas, um atabaque, apito, ou qualquer outro meio que lhe permita variar a intensidade.
Para facilitar a compreensão vamos trabalhar esse exemplo com a utilização de aparelho de som.
O(A) Professor(a) colocará uma música e solicitará aos alunos que façam movimentos de acordo com ritmo de execução da música.
Durante a execução da música e sem aviso prévio o (a) professor(a) parará a música e nesse momento todos os alunos devem ficar imóveis, como se tivessem se transformado em uma estatua, após a interrupção da música o professor circulará entre as “estatuas” para verificar se realmente são estatuas ouse estão se mexendo.
A seguir a música voltará a ser executada até nova interrupção.
Fonte: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/imagens/brincadeira-estatua.jpg
Esses links poderão contribuir para o enriquecimento dos seus conhecimentos sob o tema.
http://www.soprando.net/ap/brinquedos-cantados-e-a-educacao-infantil
http://www.youtube.com/watch?v=kX925u40p-Y
O envolvimento dos alunos nas atividades e o desempenho serão à maneira de avaliação da turma.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2012
Quatro estrelasfiquei satisfeita com o que encontrei aqui.Obrigada
06/02/2012
Cinco estrelasEste projeto foi bem elaborado,pensando no desempenho dos alunos,parabéns aos autores.