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ORGANIZAÇÃO ESPACIAL: introduzindo essa temática

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   

  • Construir as noções de organização espacial;
  • Construir a iniciativa da localização no espaço utilizando as relações topológicas: frente, atrás, vizinho, perto e longe;
  • Construir a iniciativa da localização no espaço utilizando as relações projetivas: esquerda e direita;
  • Construir maquetes e projetos a partir de um espaço de referência;
  • Resolver situações-problema a partir da maquete.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber conceitos como: frente, trás, direita, esquerda.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO 

Inicialmente o professor sugere que a turma observe a sala de aula, os objetos que tem nesse espaço (carteiras, mesas, estantes, etc.). Depois desse momento ele apresenta para o grupo de alunos diversas caixinhas em diferentes tamanhos, após essa apresentação sugere a possibilidade de representar a sala de aula através daquelas caixas, montando uma maquete.

Primeiramente o grupo negocia o que cada uma das caixas irá representar (nesse momento serão necessárias caixas de vários tamanhos, como por exemplo de: remédio, fósforo, sapato, perfume entre outras. Algumas caixas serão necessárias em quantidade maior, pois para poder representar as carteiras são necessárias caixas pequenas em maior quantidade. Por isso, o professor deverá realizar uma campanha com antecedência para a realização dessa atividade, inclusive para conseguir caixas grande de formatos diferentes para que a turma escolha qual caixa melhor represente a sala de aula.

2º MOMENTO

Depois de escolhido o que cada caixa irá representar o professor divide a turma em vários grupos. Cada um desses grupos ficará responsável por pintar as caixas, procurando representá-las o mais próximo possível do objeto real, utilizando cores parecidas.

 Crianças pintando as caixas para a maquete

3º MOMENTO 

O professor reúne toda a turma com as caixas de cada grupo e sugere a organização da maquete. Para tanto, deverá provocar o grupo a fim de que definam o ponto de referência, ou seja, o que irá nortear a localização dos objetos (a porta da sala, o quadro , a janela).

Esse momento é importante para que o professor instigue a turma para que os alunos percebam o objeto que está atrás ou à frente de outro, perto ou longe, como também o que está à direita ou à esquerda, fazendo com que a turma vá percebendo as relações topológicas e projetivas.

Depois dessa construção é importante que o professor faça com que os alunos percebam que aquele objeto (a maquete) passou a ser uma representação da sala de aula, apesar de ter elementos que representem a maioria dos objetos da sala real, a mesma não permite ser uma sala de aula e sim uma representação da sala de aula.

4º MOMENTO

Depois de ter a maquete construída (caixa de supermercado) o professor poderá sugerir a construção da planta(mapa) da sala. Antes poderá sugerir que cada crianças desenhe como imagina que ficará essa planificação.

Em seguida, na roda, o professor prende com fita adesiva um plástico sobre toda a caixa da maquete e uma criança desenha com hidrocor as formas que está vendo, como se estivesse desenhando a sala de aula vista por cima sem o teto.

Essa representação depois de pronta poderá ser fixada no quadro para que a turma construa uma legenda com os desenhos (representações) que estão na planta e os seus objetos reais.

Essa planta(mapa) depois de concluída poderá ser reproduzida em atividades diversas, em que o professor poderá desenvolver situações-problema que envolvam direção, representação de outros objetos, multiplicação etc.

Após esse momento é importante que o professor apresente para a turma a projetos arquitetônicos reais e mapas, para que a turma reflita sobre esses materiais suas representações e suas funções.

Recursos Complementares

Não percebemos a necessidade de recursos complementares.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram da construção da maquete;
  • Construíram a noção de organização espacial , utilizando as relações topológicas ;
  • Localizam-se na maquete e/ou no projeto a partir de uma orientação determinada;
  • Resolveram as situações-problema utilizando-se de estratégias próprias.
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  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
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