18/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Professora, desafie as crianças pensarem sobre a história do número nas civilizações antigas. Este é um momento em que as crianças acionam seus conhecimentos prévios e suas hipóteses sobre os números. Problematize na roda. Sugira que registrem as idéias em duplas.
.Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre:
Conte que houve um tempo em que a humanidade só contava até quatro. Toda quantidade acima de dois pares era chamada de MUITOS. Nessa época, os homens não precisavam da matemática para viver.
Vejamos como um grupo de crianças de 5 e 6 anos pensam sobre a história do número:
Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.
Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.
A partir das idéias iniciais das crianças proponha a exibição do video:Histórias dos Números Das Pedras ao Computador. converse sobre o que as crianças entenderam. Para enriquecer e ampliar o conhecimento sobre o número, em outro momento leia um texto sobre a história do número.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=a_9DPJpLvCE
http://www.youtube.com/watch?v=JQN7Eclg4rM
Para descobrir sobre a origem dos números, precisamos estudar um pouco da história humana e entender os motivos que possobilitaram a criação do núumero.
Na verdade, desconhecemos qualquer outro motivo que tenha gerado os números. Os historiadores são auxiliados por diversas descobertas, como o estudo das ruínas de antigas civilizações, estudos de fósseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos.
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.
As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram criadas há cerca de dez mil anos na região que hoje é denominada Oriente Médio. A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário.
No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.
No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra.
A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha. A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.
Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados até o século XVIII na Inglaterra. A palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondência unidade a unidade.
fonte: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
Esta atividade tem como objetivo possibilitar a compreenção sobre os usos e funções do números. Após a fala das crianças sugira que escrevam uma lista de situações em que se usa os números. Este momento também pode ser feito coletivamente durante a roda de conversa.
Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.
Esta atividade permite as crianças perceber o sistema de numeração nas civilizações antigas. Para isso, apresente gravuras que mostrem como os sumérios, os egípcios, os romanos escreviam o número. Fixe na parede e sugira que desenhem o modo como essas civilizações registravam o número. Podemos usar papel preto cortado ao meio e giz branco para o desenho. Vejamos algumas das produções realizadas por crianças de 5 e 6 anos.
click na imagem do portal e observe a produção de uma criança sobre o sistema de numeração dos egípcios.
Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.
No começo da história da escrita de algumas civilizações como a egípcia, a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais:
Depois este método foi mudado, devido à dificuldade de se contar mais do que quatro termos: Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. É um sistema de numeração de base dez e era composto pelos seguintes símbolos numéricos:
fonte: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
Outro sistema de numeração muito importante foi o da Babilônia, criado a aproximadamente 4 mil anos. Algumas das primeiras formas de contagem foram utilizadas com as partes do corpo humano, sendo que em algumas aldeias os indivíduos chegavam a contar até o número 33.
fonte: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
Proponha criar um texto para contar a história do número. Escreva coletivamente com as crianças. Depois de escrito digite ou escreva com letra de bastão. Separe o texto em partes para cada grupo desenhar a forma que cada uma das civilizações escreviam o número. Para encerrar o estudo proponha uma brincadeira simbólica desafiando as crianças criarem situações envolvendo as primeiras formas de contagem dos homens primitivos tais como: contar os rebanhos usando pedrinhas, traços, dedos, cordas, etc.
Fonte: Abracadabra: fantasticas historias de aventuras e sonhos. NEI/UFRN.2008.
Sugestões de video para o professor sobre a história do número:
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12/09/2015
Cinco estrelasEstou encantada com esse modelo de aula da história dos numerais. Pois trabalho no ensino fundamental com as crianças do 1º ano e estou trabalhando com esse tema e tudo que encontre aqui realmente é tudo que preciso para orientar meus alunos e com isso fazemos uma apresentação final, explicando um pouquinho do que eles aprenderão com essas atividades que só veio enriquecer tudo o que eu estava procurando e precizando. deixo aqui meus parabéns.
23/02/2015
Cinco estrelasAdorei, vai ajudar muito na minha aula sobre a históriia dos numeros.