23/09/2010
Maria da Conceição de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
1ª atividade
Após a observação das atitudes das crianças sobre o uso da água, inicie uma conversa na roda instigando a curiosidade das crianças.Proponha o registro escrito com o desenho sobre o que as crianças sabem a partir das perquntas abaixo.
Sugestão de texto de apoio para leitura do professor.
Tipos de vaporização
Evaporação: é a vaporização lenta que ocorre a qualquer temperatura e somente na superfície do líquido. Ex.: evaporação dos rios, lagos, mares, etc. A Evaporação é a passagem do estado líquido para o gasoso em um processo lento. A água de um lago pode evaporar independente da temperatura em que ela esteja.
Ebulição: é a vaporização rápida e tumultuada que ocorre somente a uma dada temperatura (ponto de ebulição) e em todo o líquido ao mesmo tempo.
Calefação: é a vaporização mais rápida e tumultuada que ocorre quando uma pequena quantidade do líquido entra em contato com uma grande quantidade de calor. Ex.: pingo de água em uma chapa quente.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/fisica/tipos-de-vaporizacao
Após a conversa na roda proponha a observação. Escolha um local apropriado para deixar uma vasilha de água exposta ao sol e um copo com gelo.
Anote junto com as crianças as observações da experiência na forma de um quadro.
o copo com o gelo?
Horário:
|
A vasilha com água?
Horário: |
2ª atividade:
Depois de observar e fazer anotações diárias na sala sobre o que aconteceu com o copo com gelo e a vasilha com água durante alguns dias, proponha um texto coletivo sobre a experiência. Observe o texto coletivo feito com crianças de 5 e 6 anos.
Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN.2000
3ª atividade:
Exiba o desenho animado explicando o ciclo da água. Após a exibição converse com as crianças sobre o que perceberam do processo de evaporação. Proponha que elas desenhem a cena do vídeo que representa a evaporação da água.
Animação ciclo da água
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/6917/open/file/obj_ped_ciclo_das_aguas.swf?sequence=1
4ª atividade:
Desafie as crianças construírem um enredo a partir do desenho animado para apresentar à outras turmas da escola sobre a evaporação da água. Para construir o texto divida as cenas principais do desenho animado, os personagens e as falas. Oriente o passo a passo do trabalho.
Como fazer:
Divida o papel branco ou colorido ao meio. Distribua para cada criança o desenho da cena e a fala do personagem. Podemos sugerir os balões para representar a fala como nas revistas em quadrinhos.
Para essa atividade o professor(a) deve ler revistas em quadrinhos e conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem dessas histórias. Apresente as características das histórias em quadrinhos tais como: as onomatopéias, os tipos de balões, cenários, expressões faciais, as características dos personagens.
Após a produção dos grupos é hora de montar as cenas na seguência.Para este momento, deve-se ter em mãos cartolinas pretas cortadas para colar os textos das crianças. Agora é só expor e convidar outras turmas para conhecer o trabalho. Conbine quem vai ficar responsável pela explicação.
Vídeo sobre evaporação consulte o site:
http://www.youtube.com/watch?v=L7bUq0ip0-Y&feature=related
Para saber + consulte Histórias em quadrinhos no portal do professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
Texto de fundamentação para o professor
As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face, além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementos.
Os quadrinhos também utilizam a linguagem não verbal, que é fundamental na transmissão de sua mensagem, não se pode deixar de citar a importância dos elementos específicos de um quadrinho como o requadro, o balão, e as legendas que auxiliam os recursos lingüísticos (discurso direto, onomatopéia, expressões populares), não verbais (gestos e expressões faciais) e paralingüísticos (prolongamento e intensificação de sons) na compreensão da narrativa.
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/03/2013
Cinco estrelasexcelente.eu aprendi muito....parabens
14/11/2012
Cinco estrelasacho legal este site é o que mais explica melhor obrigado!!!:)
28/08/2012
Cinco estrelasmuito bom tirei 8.0 na prova huuu!!
22/12/2011
Cinco estrelaseu achei excelente otimo PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!