01/10/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Conhecer os benefícios e prejuízos causados pelos vulcões.
As crianças precisam ter idéia do que significa vulcanismo e fenômenos naturais.
Perguntar aos alunos que benefícios e malefícios o vulcão poderá ocasionar. Registrar as hipóteses e pedir que busquem informações criando um quadro informativo para ser afixado na sala. Os alunos poderão descobrir que o vulcanismo não tem só aspectos negativos. Apesar dos perigos serem multifacetados, os beneficios desta atividade podem ser importantes para os seres humanos. Pedir que as crianças pesquisem e registrem estes benefícios.
Exemplos de como o vulcanismo pode trazer benefícios ao homem:
- As nascentes termais do vulcão Copahue, ricas em minerais, são utilizadas para tratamentos da pele.
- As cinzas vulcânicas são utilizadas em tratamentos medicinais no Japão.
- Os solos vulcânicos são muito férteis e bons para a agricultura, desde que exista água;
- São regiões normalmente turísticas, podendo este fato constituir uma fonte de rendimento.
Exemplos de como o vulcanismo pode trazer malefícios ao homem:
- Os vulcões podem causar incêndios;
- destruir cidades interias;
- matar muita gente;
- prejudicar a aviação;
- intoxicar pessoas e animais etc.
http://members.fortunecity.com/dafnecristina/Trabalhos/vulcoes.html
O professor deve fazer outra rodada de pesquisa e discussão com as crianças sobre os malefícios dos vulcões e propor um júri simulado em que um grupo de crianças irá defender os vulcões e outro grupo irá atacar. Ao final, a professora deve propor uma discussão em que as crianças cheguem à conclusão de que todo fenômeno tem seu lado positivo e negativo.
As crianças devem pesquisar na internet, imagens de paisagens paradisíacas de vulcões fora de atividade pelo mundo todo e produzir um texto sobre as belezas dos vulcões, sua utilização como ponto turístico e como fonte de estudos de profissionais que trabalham nesta área. É importante que esses sites sejam previamente selecionados pelo professor, a fim de evitar que as crianças desviem o foco de atenção para o tema em questão. Sugestões de alguns sites:
http://www.viajandaunblog.pop.com.br/post/2573/lugares-paradisiacos-tenerife-nas-ilhas-canarias
http://www.roteirosandinos.altamontanha.com/sulchile/vulcoes.asp
A professora deverá propor uma exposição com todo o material produzido pelas crianças. Estas deverão convidar outras turmas da escola, apresentar a exposição, em especial nomeando os vulcões que descobriram, destacando a sua localização geográfica e outros aspectos que julgarem necessários apresentar.
VULCÃO OSORNO- PUERTO VARAS - CHILE, disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_dzHfO10EbvU/TD8WIUBBT2I/AAAAAAAAAFU/7-OlPGbsfII/s1600/791565.jpg
VULCÃO TEÍDE- TENERIFE- ESPANHA, disponível em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d7/Teide_Tenerife.jpg
MONTANHA DO PICO- ARQUIPÉLAGO DE AÇORES- PORTUGAL, disponível em:
http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/67BD387E-A395-4189-AD98-7B6BCD3564E1/155908/MontanhadoPico.jpg
Sites sobre vulcões:
Com esta aula é possível avaliar se os alunos conseguiram:
- Identificar e argumentar sobre os benefícios e prejuízos causados pelos vulcões,
- Pesquisar e localizar geograficamente imagens de vulcões existentes em várias partes do mundo e apresentar para outras turmas da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!