31/01/2011
Yara Maria Becker Reis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
O aluno irá desenvolver um senso crítico a respeito de cidadania e ver que a sua participação em assuntos do cotidiano da cidade é importante meio de se provocar as mudanças necessárias. O respeito no trânsito tanto por parte dos motoristas quanto dos pedestres é imprescindível para a valorização da vida. Há muito que ser mudado. Motorista e pedestres precisam conhecer melhor as lei que regem o trânsito e passar a vivê-las constantemente.
Conhecer um pouco a situação do trânsito em sua cidade.
Operar uma filmadora, câmera fotográfica e a sala de informática
Trabalhar noções de cidadania com os alunos
· Os alunos deverão ser conscientizados de que, tanto motoristas quanto ciclistas e pedestres devem obedecer às leis de trânsito. Deverá ser proferida uma palestra aos alunos sobre a segurança no trânsito.
· Serão desenvolvidas orientações junto aos alunos e interessados sobre filmagem e fotografia.
· Os alunos serão orientados a pesquisar os dados relativos ao trânsito, fazer as filmagens e fotografia e publicá-los no site e no blog da escola.
· Os alunos usarão fotos e vídeos Produzidos por eles e material recolhido junto à Guarda Municipal do município para registrar infrações no trânsito da cidade.
· Haverá uma mostra de fotos e vídeos produzidos pelos alunos.
· Os alunos irão produzir um filme documentário – com material próprio e com o material de pesquisa - que será distribuído para todas as escolas públicas como forma de orientação aos cidadãos.
O professor irá refletir com os alunos através de debates, palestras com especialistas no assunto. Isso levará os alunos a questionarem a verdadeira situaação do trânsito em sua cidade.
O professor deverá levar os alunos a utilizarem os recursos tecnológicos que os alunos têm em mãos: celular, câmera fotográfica, pequenas filmadoras, computadores (para baixar o material gravado e fazer a edição).
Os alunos serão incumbidos de editar o material gravado. Para isso, o professor deverá incentivá-los a pesquisar na internet ou nos sitemas operacionais dos computadores recursos que utilizarão para a edição.
Os alunos devem se conscientizar de que tanto motorista, quanto pedestres e ciclistas devem obedecer às leis de trânsito e aprender a operar todos os recursos tecnológicos que tem em mãos de maneira otimizada.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!