23/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Conhecer a origem das festas juninas, refletir sobre a influência africana, indígena e portuguesa na manifestação popular brasileira e apresentar a comunidade escolar um jornal mural contendo o resultado da pesquisa.
Descobrimento do Brasil, a chegada dos portugueses, a catequisação dos índios, as manifestações culturais dos escravos, etc.
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre a origem das festas juninas, o que se comemora, quem organiza, pratos típicos, músicas, danças, etc.
Anote no quadro as repostas dos alunos, e os questione sobre as origens, isto é, se é uma manifestação cultural portuguesa, africana ou indígena. |
Para complementar a discussão utilize o áudio: Avaliação Escolar: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1394 para apresentar a turma a música: São João, xangô menino de Caetano Veloso e Gilberto Gil. (ela inicia no 10min. e 20seg.) |
são joão, xangô menino Composição: Caetano Veloso/Gilberto Gil Ai, Xangô, Xangô menino Da fogueira de São João Quero ser sempre o menino, Xangô Da fogueira de São João Céu de estrela sem destino De beleza sem razão Tome conta do destino, Xangô Da beleza e da razão Viva São João Viva o milho verde Viva São João Viva o brilho verde Viva São João Das matas de Oxóssi Viva São João Olha pro céu, meu amor Veja como ele está lindo Noite tão fria de junho, Xangô Canto tanto canto lindo Fogo, fogo de artifício Quero ser sempre o menino As estrelas deste mundo, Xangô Ai, São João, Xangô Menino Viva São João Viva Refazenda Viva São João Viva Dominguinhos Viva São João Viva qualquer coisa Viva São João Gal canta Caymmi Viva São João Pássaro proibido Viva São João |
Sugerimos duas atividades de pesquisa para os alunos, divida a turma em pequenos grupos e apresente os temas. A ferramenta sugerida para criar textos colaborativos é o Google Docs. Em caso de dúvida, acesse o tutorial: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR |
Agora apresente a origem da Festa Junina presente no áudio Avaliação Escolar (a partir de 18min. e 40seg.)
Após apresentar o áudio, retome as respostas dos alunos anotadas no quadro, complementando a explicação.
Agora apresente o vídeo: Entre a fé e a espada disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1480 para apresentar a turma o contexto histórico da época, a chegada dos portugueses aos Brasil e a influência da cultura portuguesa na formação cultural do país. |
Atividade 2: Pesquisar e construir um texto colaborativo com os seguintes temas:
- origem da festa junina (São João)
- quais as melhores festas juninas do Brasil
- como era a festa junina dos índios
- como era a festa junina dos africanos
- como era a festa junina dos portugueses
- pratos típicos e suas origens
- danças e suas origens
Verifique se na sua região as festas juninas recebem outras influências, isto é, apresenta outros elementos diferentes do apresentado no áudio. Por exemplo, no Paraná foi incluído como comida típica o pinhão. Apresente para turma. |
Os alunos deverão apresentar para o grupo os resultados da pesquisa.
Atenção professor! A medida que os alunos apresentam seus resultados, complemente os temas quando necessário, faça relações entre os temas dos grupos, etc.
Agora que os alunos já conhecem a origem das festas juninas, a influência dos escravos, indígenas e portugueses, é hora de criar um jornal mural. Cada grupo deverá criar um cartaz, maquete, vídeo, áudio, etc. sobre o tema escolhido.
Nome | Tipo |
---|---|
Avaliação escolar | Áudio |
Entre a fé e a espada | Vídeo |
A origem da Festa Junina no Brasil e suas influências: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm
É importante que o professor tenha bem definido e deixe claro para a turma os critérios de avaliação, dessa forma os alunos poderão verificar quais critérios serão avaliados e desenvolver as competências necessárias.
Em Estratégias da aula sugerimos um mapa conceitual dos conteúdos a serem pesquisados e compreendidos pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!