17/09/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Propor um desafio na tarefa do dia anterior.
Tarefa do dia anterior: Procure descobrir:
Você sabe o que é Ditado Popular?
Peça a alguém de sua família que lhe fale um ditado popular.
b) Ao fazer a tarefa, o aluno poderá verificar que ditado popular, dito popular é o mesmo que provérbio, uma sentença de caráter prático e popular. (como consta no Mini-dicionário Aurélio)
c) Pedir que os alunos falem os ditados populares que aprenderam em casa. Após ouvir os diferentes ditados, perguntar o que os alunos compreendem sobre o seu significado.
d) Convidar os alunos a assistir ao vídeo que fala sobre Ditados Populares, disponível em Recursos Educacionais:
e) A professora entregará uma folha xerocopiada com a seguinte atividade.
Leia as frases abaixo e complete-as. Depois, verifique se escreveu ditados populares:
* Quem não tem cão, ____________________.
* Apressado, _______________________.
* Galinha que acompanha pato, ___________________________.
* Em casa de ferreiro, ____________________________.
* Mais vale um pássaro na mão, ____________________________.
* Roupa suja, __________________________.
f) Atividade interessante pode ser encontrada no link:
http://www.editoranacional.com.br/pdf/At_4ano_Un4_LingPort_ditado.pdf
g) Ao terminar as atividades, cada criança deverá escolher um ditado para escrever, explicar o significado e ilustrar. (Pode ser o que trouxe de casa ou algum outro que aprendeu com o colega, ou a partir do vídeo e das atividades desenvolvidas na aula).
2ª aula:
a) Os alunos farão a explicação do ditado popular que escolheram. Depois, cada criança será convidada a escrever uma história em que esse ditado esteja presente.
Lembrar que toda narrativa possui início, meio e fim. Recordar a importância da apresentação do local onde acontece a história, quando acontece, a apresentação das personagens, a complicação da história e a solução encontrada.
b) Ao terminar a escrita, cada aluno apresentará a história para toda a turma.
3ª aula
a) Após a correção feita pela professora, os alunos passarão a história a limpo, dividindo-a em partes e farão a ilustração correspondente a cada parte, a fim de que seja montado um livro individual.
Os livros da turma poderão ficar disponíveis para a leitura na biblioteca de sala.
Nome | Tipo |
---|---|
Ditos populares [Sua língua] | Vídeo |
Para saber mais sobre Ditos Populares, acessar o link:
Verificar se os alunos foram capazes de explicar o que é ditado popular, como também o seu signifcado.
Avaliar o texto produzido pelos alunos quanto a: estrutura da narrativa, ortografia, pontuação, coerência e coesão.
Cinco estrelas 1 classificações
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28/04/2012
Cinco estrelasÓtima aula. Muito legal os arquivos de multimidia!