21/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para iniciar a aula, objetivando introduzir os temas: Identidade e Identidade Profissional e como estas são construídas, sugerimos que o professor desenvolva com os alunos a dinâmica “Colcha de Retalhos” (Disponível em: http://www.pucrs.br/mj/subsidios-dinamicas-39.php Acessado em: 24 de Agosto de 2010.).
Para essa atividade, o professor deverá providenciar os materiais descritos na tabela abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais |
Comentários |
Tecido |
Cortados em quadrados de aproximadamente 10cm. |
Tinta de tecido |
Cores que o professor achar necessário. Pode ser utilizada tinta guache. |
Linha e agulha |
Caso o professor prefira, ele poderá utilizar cola de tecido. |
O professor deverá instruir os alunos para que, indiviualmente, pensando em suas origens, sentimentos e momentos marcantes, escolham pedaços de tecidos para pintar símbolos, como desenhos que os lembrem de quando eram mais novos (uma bola de futebol, uma boneca, um avião etc.) e cores relacionadas às suas lembranças.
Quando todos terminarem, poderão compor a primeira parte da colcha de retalhos, costurando ou colando os trabalhos de cada um, sem ordem definida (Fig. 1).
Figura 1 - Exemplo da primeira parte da colcha de retalhos.
Fonte: do autor.
Dando continuidade à atividade, os alunos, agora trabalhando juntos, com a supervisão do professor, deverão conversar sobre a história da comunidade onde vivem. Relembrando alguns fatos, acontecimentos e características únicas da sua comunidade, representando-os em pedaços de tecidos.
O professor poderá estimular esse momento perguntando:
“Qual foi o acontecimento mais marcante da comunidade em que mora esse ano? E nos últimos cinco anos?”
“A comunidade é conhecida por alguma atividade (plantação, turismo, história folclórica etc.)?”
“Como podemos descrever a comunidade em um símbolo?”
Terminadas as pinturas, os alunos deverão costurar ou colar os retalhos feitos à colcha de retalhos já iniciada.
Nesse momento, pensando na cidade em que vivem, no país e no mundo em que estão inseridos, sugerimos que os alunos discutam sobre fatos e acontecimentos, pintando símbolos, cores e imagens relacionadas a estes.
O professor poderá estimular esse momento fazendo perguntas como:
“Qual é o símbolo da cidade onde vivemos? E do estado?”
“O que responderiam sobre seu país se alguém pedisse para que o definisse em apenas um desenho?”
"Quais os símbolos do nosso país?"
Terminanda a confecção dos alunos, deverão costurar ou colar na colcha, terminando assim, a colcha de retalhos (Fig.2).
Figura 2 - Imagem de uma colcha de retalhos.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_YdiCOxhRHpA/TFpr44SOFkI/AAAAAAAAAGE/IdJiST-NDZM/s1600/colcha+de+retalhos.jpg Acessado em: 24 de Agosto de 2010.
No final da atividade, sugerimos que o professor pergunte aos alunos como se sentiram ao fazer essa colcha de retalhos – o que sentiram, se foi difícil pensar em fatos e lembranças relacionadas às suas realidades, às suas histórias...
Dando prosseguimento à atividade anterior, o professor deverá falar:
“Somos, como essa colcha de retalhos, um pouquinho de todos com quem convivemos e da realidade que nos rodeia, esse pouquinho cria nossa identidade.”
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos procurem o significado de Identidade no dicionário. Caso prefira, ele poderá escolher um aluno para ler o significado encontrado.
Identidade:
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=identidade Acessado em: 24 de Agosto de 2010.
Após a leitura do significado de Identidade no dicionário, os alunos deverão, com a supervisão e auxílio do professor, conceituar a Identidade com suas próprias palavras.
É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre o assunto em questão.
Tendo conceituado Identidade, o professor deverá perguntar aos alunos:
“Baseados no conceito de Identidade, o que é Identidade profissional?”
Após ouvir as opiniões dos alunos acerca do assunto, o professor deverá dizer:
“Identidade profissional é o conjunto de atributos que torna um profissional único e especial".
Fonte: http://www.ligiafascioni.com.br/conteudo/?n=2&id=93 Acessado: 24 de Agosto de 2010.
Dando continuidade à aula, com o objetivo de discutir a Identidade e Identidade profissional, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até quatro integrantes e apresente a eles o vídeo da música “Quem eu sou” da banda Hori (Fig. 3).
Link do vídeo “Hori-Quem eu sou”:
http://www.youtube.com/watch?v=4dYO0dRk9NE Acessado em: 24 de Agosto de 2010.
Figura 3 – Imagem do Vídeo da música “Hori - Quem eu sou”.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após apresentação do vídeo, sugerimos que o professor entregue aos grupos a letra da música (Fig. 4) para que ela seja discutida entre os alunos.
Link da letra da música “Quem eu sou”:
http://letras.terra.com.br/hori/1581851/ Acessado em: 24 de Agosto de 2010.
Figura 4 - Imagem da letra da música “Quem eu sou - Hori”.
Com o intuito de nortear a discussão da letra da música em questão, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro para Leitura e Discussão:
Após as discussões em grupos, o professor deverá promover uma discussão entre todos os alunos, de forma que as questões do roteiro anterior sejam debatidas neste momento.
Nesse momento, com o intuito de discutir a Identidade Profissional e a importância do Auto-Conhecimento para a construção desta, sugerimos que o professor peça para que os alunos se sentem em círculo para o desenvolvimento da dinâmica “Entrevista comigo daqui 10 anos” (Adaptado de: http://www.pucrs.br/mj/subsidios-dinamicas-entrevista-comigo-daqui-10-anos.php Acessado em: 24 de Agosto de 2010.).
O professor deverá pedir para que os alunos fechem os olhos e pensem em como são hoje, estudantes à busca de uma profissão.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos se imaginem daqui a dez anos: visualizem o que estão fazendo, como estão, com quem estão, como estão se sentindo (felizes ou não etc.).
Os alunos deverão ter mais ou menos cinco minutos para se imaginarem no futuro. Passados esses 5 minutos, eles deverão abrir os olhos e cada aluno deverá contar ao grupo o que realizou nesse período, como está sua vida profissional, como é visto pelas pessoas à sua volta.
Quando todos tiverem falado de si, o professor deverá pedir para que fechem novamente os olhos, e para que voltem à realidade - ao tempo presente.
Ao abrir os olhos, o professor deverá perguntar aos alunos:
“Foi difícil imaginar o futuro profissional? Por quê? Como decidiram qual profissão seguir? Ficaram satisfeitos com futuro que imaginaram?”
“O que pretendem fazer para alcançar essa realidade? O que vocês podem fazer agora para transformar esses sonhos em realidade?”
“ Vocês acham que as escolhas feitas no presente são orientadas pela visão de futuro que projetamos?”
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir para que os alunos escrevam, numa folha de caderno, o que gostam ou não de fazer, pensando no seu futuro profissional e em maneiras de construir a Identidade Profissional que desejam.
Ao terminarem, o professor deverá instruí-los para que continuem acrescentando atividades profissionais que gostam e que geram bem-estar nessa folha para que consultem no momento em que forem escolher a profissão e curso universitário.
Com objetivo de aprofundar o autoconhecimento dos alunos para escolher uma profissão, o professor poderá discutir a Orientação Profissional com estes e a importância desta no momento de autoconhecimento. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1562413-5604,00-OPINIAO+ORIENTACAO+PROFISSIONAL+NA+ESCOLA+E+FUNDAMENTAL.html Acessado em: 25 de Agosto de 2010. Disponível em: http://www.fumec.br/noticias/detalhes.php?notId=215 Acessado em: 26 de Agosto de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam os conceitos envolvidos na Identidade Profissional. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
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