01/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Saber quem foram os primeiros habitantes do Brasil;
Saber que os nativos eram os índios que habitavam o Brasil no período da chegada dos portugueses.
1º momento – Professor, propicie a construção de um conhecimento inicial sobre o pau-Brasil. Para começar, você pode despertar o desejo das crianças saber mais sobre essa riqueza natural. Mostre várias figuras e peça para que as crianças falem um pouco do que estão vendo e digam que árvore é essa.
Fonte:
2º momento – Pergunte aos seus alunos o que eles sabem sobre o pau-brasil, organize-os em grupo de 4 componentes, para discutir e escrever tudo que sabem sobre o pau-brasil. Oportunize que compartilhem com os demais colegas em uma reunião pública. Você nesse momento, não interfere, apenas coordena a fala dos participantes dos grupos. Também não introduz nenhum conhecimento novo, apenas diagnostica e questiona para verificar a consistência do conhecimento dos alunos.
3º momento – inicie a sistematização do tema, comece pela orientação da leitura das crianças sobre o assunto, você pode encontrar no livro didático, em outras fontes que achar adequada ou nos textos indicados:
“O mundo das plantas” Pau-brasil. Canal Kids. Acessível em:
Acesso em 10 de set de 2010.
“Uma história de muitas curiosidades”.
Acessível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/paubrasil/cap4/curiosidades.htm
Acesso em 10 de set de 2010.
http://ecoblogando.wordpress.com/2009/02/11/espcies-brasileiras-pau-brasil-caesalpinia-echinata/
Observação – Professor, depois da apresentação e motivação do tema, oriente os alunos a registrar em um portifólio tudo que for fazendo e aprendendo. Deixe um momento em todos os dias no final da aula, para que eles realizem um registro e uma análise do que aprenderam, do que entenderam ou deixaram de entender; o que foi difícil e o que fizeram com facilidade; quando o professor foi esclarecedor e quando não conseguiu estabelecer uma relação de comunicação; que eles apontem a responsabilidade que assumiram na atividade e a sua relação com os colegas no momento de construção, no momento de diálogos. Em cada reflexão, devem anexar as tarefas desenvolvidas.
1º momento – Professor, possibilite aos seus alunos a assistir ao vídeo “cor do pau-brasil”, parte 1 e 2.
A cor do pau-brasil: parte 2 A cor do pau-brasil: parte 1
Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2065
Em seguida os alunos fazem o registro do que perceberem no vídeo:
2º momento – Professor, você pode usar a sala de multimídia, caso sua escola não tenha esse tipo de laboratório o trabalho pode ser manual, para orienta a escrita de uma tira, feita com os registros os registros do vídeo. Você, nesse momento, organiza a turma em duplas, leva até ao computador e ensina como elaborar a tira no paint.
Primeiro você aprende com a ferramenta do youtube, para ensinar, veja os seguintes links:
http://www.youtube.com/watch?v=WF6464aEPc8
http://www.youtube.com/watch?v=ZsP7eMdNclo&feature=related
Observação - Se a sua escola tiver datashow, você faz os desenhos e as quadrinhas bem devagar para seus alunos companharem os passos, depois é a vez deles usarem a ferramenta até conseguirem desenvolver a habilidade de trabalhar no paint para construir tirinhas. Aqueles que já tiverem domínio podem ajudar os outros.
3º momento - Quando seus alunos tiverem dominando a ferramenta, você solicita que eles sentem em duplas e planejem como irá construir as tirinhas com o registro do vídeo “cor do pau-brasil” (PORTAL/MEC, 2008). Devem destacar: Cenário; Personagens Falas. Quadrinhos das falas. Para isso é preciso orientar, o que eles devem fazer:
Nesse momento, você pode ir ajudando os alunos a definir as personagens, as falas e os desenhos que podem criar.
Caso, não tenha computador na sua escola, você ensina a fazer as tinhas manualmente, com criação de desenhos do próprio pulso.
4º momento - Professor, crie um momento para os alunos compartilharem suas tirinhas, ensine as crianças a colaborar com as outras, lendo e fazendo sugestões para melhorar. Você coordena e verifica se as sugestões têm fundamento e incentiva essa prática de ajuda de uns para com os outros, mostre que o trabalho coletivo, fica mais organizado e com maior perfeição.
1º momento - Professor, faça uma síntese do que foi esse período para a formação e história do nosso povo. Discuta as relações de exploração, Envolva os alunos, despertando curiosidades, promovendo a fala e o diálogo, com você e com os outros colegas.
http://www.escolakids.com/colonizacao-do-brasil.htm
Nesse momento você pode usar como recurso a imagem de um pau-brasil com o desenvolvimento histórico desse ciclo econômico.
2º momento - organize os alunos em uma grande roda e combine a construção de uma representação (teatro). Discuta com as crianças o estilo de um texto teatral, onde pode haver um narrador com um discurso indireto e as personagens com discurso direto.
Planeje com os alunos a elaboração do texto, o que fala o narrador e o que fala as personagens, em uma elaboração conjunta construa o texto. Combine e confeccione o cenário e o figurino, pode pedir ajuda de alguns pais e funcionários da escola que possam contribuir. Passe o texto e no final as crianças apresentam a história da colonização no período do ciclo do pau-brasil.
Os convidados são os alunos e pais da escola.
3º momento – os alunos apresentam o portifólio (portfólio), que já havia sido orientado no inicio do estudo, fazendo uma auto-avaliação e avaliando o professor na atividade de ensino. Esse feedback é importante para a construção, reconstrução a formação integral dos alunos e para a construção, reconstrução da profissionalidade docente.
O processo evolutivo da produção de texto infantil
Carla Andréa Brande (UFSCar) Orientadora: Prof. Dra. Claudia Raimundo Reyes (UFSCar)
Na avaliação você deve verificar se as crianças participaram de modo a se apropriar do conhecimento histórico. Voce vai fazendo um acompanhamento, um a um. durante o processo de ensino-aprendizagem, analisando o diálogo que eles conseguem estabelecer com as informações, se utilizam as informações para desenvolver as atividades propostas, para compreender que a exploração do pau-brasil se constituiu em uma atividade comercial dos portugueses, que implicou no trabalho escravo dos índios; discutir quais foram as relações estabelecidas entre colonizadores e colonizados, as lutas indígenas que expressaram a ação de invasão e domínio dos portugueses;
Cinco estrelas 1 classificações
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08/03/2012
Cinco estrelasBoa noite Adorei esta aula, tanto que aproveitei algumas partes dela em minhas aulas de História e fiquei muito feliz com o resultado e a participação dos alunos, uma vez que as atividades despertaram neles um imenso interesse. Obrigada por compartilhar