Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CICLO DO PAU-BRASIL

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a exploração do pau-brasil se constituiu em uma atividade comercial dos portugueses, que implicou no trabalho escravo dos índios;
  • Discutir quais foram as relações estabelecidas entre colonizadores e colonizados, as lutas indígenas que expressaram a ação de invasão e domínio dos portugueses;
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber quem foram os primeiros habitantes do Brasil;

Saber que os nativos eram os índios que habitavam o Brasil no período da chegada dos portugueses.

Estratégias e recursos da aula

Atividade -  Discutir os motivos pelos quais a coroa portuguesa se interessou pelo pau-Brasil.     

1º momento – Professor, propicie a construção de um conhecimento inicial sobre o pau-Brasil.  Para começar, você pode despertar o desejo das crianças saber mais sobre essa riqueza natural. Mostre várias figuras e peça para que as crianças falem um pouco do que estão vendo e digam que árvore é essa.

Fonte:

http://www.google.com/images?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=s&hl=pt-BR&q=ciclo%20do%20pau%20brasil&lr=&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1280&bih=619 

2º momento – Pergunte aos seus alunos o que eles sabem sobre o pau-brasil, organize-os em grupo de 4 componentes, para discutir e escrever tudo que sabem sobre o pau-brasil.  Oportunize que compartilhem com os demais colegas em uma reunião pública. Você nesse momento, não interfere, apenas coordena a fala dos participantes dos grupos. Também não introduz nenhum conhecimento novo, apenas diagnostica e questiona para verificar a consistência do conhecimento dos alunos.

3º momento – inicie a sistematização do tema, comece pela orientação da leitura das crianças sobre o assunto, você pode encontrar no livro didático, em outras fontes que achar adequada ou nos textos  indicados:  

 “O mundo das plantas” Pau-brasil. Canal Kids. Acessível em:  

 http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/pau.htm   http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/pau2.htm    

Acesso em 10 de set de 2010.  

 “Uma história de muitas curiosidades”. 

 Acessível em:   http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/paubrasil/cap4/curiosidades.htm    

Acesso em 10 de set de 2010.

http://ecoblogando.wordpress.com/2009/02/11/espcies-brasileiras-pau-brasil-caesalpinia-echinata/    

Observação – Professor, depois da apresentação e motivação do tema, oriente os alunos a registrar em um portifólio tudo que for fazendo e aprendendo.  Deixe um momento em todos os dias no final da aula, para que eles realizem um registro e uma análise do que aprenderam, do que entenderam ou deixaram de entender; o que foi difícil e o que fizeram com facilidade; quando o professor foi esclarecedor e quando não conseguiu estabelecer uma relação de comunicação; que eles apontem a responsabilidade que assumiram na atividade e a sua relação com os colegas no momento de construção, no momento de diálogos.  Em cada reflexão, devem anexar as tarefas desenvolvidas.    

Atividade 2 -   Listar as ações da coroa para explorar o pau-brasil e manter o domínio do território brasileiro.

 1º momento – Professor, possibilite aos seus alunos a assistir  ao vídeo  “cor do pau-brasil”, parte 1 e 2.

A cor do pau-brasil: parte 2  A cor do pau-brasil: parte 1 

Fonte:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2065 

Em seguida os alunos fazem o registro do que perceberem no vídeo:

  •  o nome que denominava o Brasil no século XV. Como era o contexto natural e cultural do Brasil.  
  • A riqueza natural que o rei de Portugal se interessou.
  • O nome do rei da época (1502).
  •  O imaginário dos portugueses sobre as terras brasileiras.
  • As ações do rei para explorar a terra brasileira.
  • Como se procedeu a exploração do pau-brasil.
  • As atividades dos nativos nesse processo de exploração.
  • Os exploradores visavam lucros, para isso verifique como eles agiam.  
  • As ações tomadas pelo novo rei D. João III e o motivo.   
  • As ações do rei para explorar a terra brasileira.
  • Como se procedeu a exploração do pau-brasil.
  • As atividades dos nativos nesse processo de exploração.
  • Os exploradores visavam lucros, para isso verifique como eles agiam.    
  • As ações tomadas pelo novo rei D. João III e o motivo.

2º momento – Professor, você pode usar a sala de multimídia, caso sua escola não tenha esse tipo de laboratório o trabalho pode ser manual, para orienta a escrita de  uma tira, feita com os registros os registros do vídeo. Você, nesse momento, organiza a turma em duplas, leva até ao computador e ensina como elaborar a tira no paint.  

Primeiro você aprende com a ferramenta do youtube, para ensinar, veja os seguintes links:  

http://www.youtube.com/watch?v=WF6464aEPc8   

 http://www.youtube.com/watch?v=ZsP7eMdNclo&feature=related   

Observação - Se a sua escola tiver datashow, você faz os desenhos e as quadrinhas bem devagar para seus alunos companharem os passos, depois é a vez deles usarem a ferramenta até conseguirem desenvolver a habilidade de trabalhar no paint para construir tirinhas. Aqueles que já tiverem domínio podem ajudar os outros.

3º momento - Quando seus alunos tiverem dominando a ferramenta, você solicita que eles sentem em duplas e planejem como irá construir as tirinhas com o registro do vídeo “cor do pau-brasil” (PORTAL/MEC, 2008). Devem destacar: Cenário; Personagens Falas. Quadrinhos das falas. Para isso é preciso orientar, o que eles devem fazer:

  • planejar o que vai expressar;
  • desenhar os personagens (sujeito histórico);
  • fazer os retângulos para a escrita;
  • escrever a fala de cada personagem
  • colocar um personagem para se comunicar com o outro.

Nesse momento, você pode ir ajudando os alunos a definir as personagens, as falas e os desenhos que podem criar.  

Caso, não tenha computador na sua escola, você ensina a fazer as tinhas manualmente, com criação de desenhos do próprio pulso.

4º momento - Professor, crie um momento para os alunos compartilharem suas tirinhas, ensine as crianças a colaborar com as outras, lendo e fazendo sugestões para melhorar. Você coordena e verifica se as sugestões têm fundamento e incentiva essa prática de ajuda de uns para com os outros, mostre que o trabalho coletivo, fica mais organizado e com maior perfeição.

Atividade 3 -  Estabelecer diálogo sobre a exploração dos colonizadores e as lutas indígenas.

1º momento -  Professor, faça uma síntese do que foi esse período para a formação e história do nosso povo.  Discuta as relações de exploração, Envolva os alunos, despertando curiosidades, promovendo a fala e o diálogo, com você e com os outros colegas.

http://www.escolakids.com/colonizacao-do-brasil.htm  

Nesse momento você pode usar como recurso a imagem de um pau-brasil com o desenvolvimento histórico desse ciclo econômico.

2º momento -  organize os alunos em uma grande roda e combine a construção de uma representação (teatro). Discuta com as crianças o estilo de um texto teatral, onde pode haver um narrador com um discurso indireto e as personagens com discurso direto.

Planeje com os alunos a elaboração do texto, o que fala o narrador e o que fala as personagens, em uma elaboração conjunta construa o texto. Combine e confeccione o cenário e o figurino, pode pedir ajuda de alguns pais e funcionários da escola que possam contribuir. Passe o texto e no final as crianças apresentam a história da colonização no período do ciclo do pau-brasil.

Os convidados  são os alunos e pais da escola.

3º momento – os alunos apresentam o portifólio (portfólio), que já havia sido orientado no inicio do estudo, fazendo uma auto-avaliação e avaliando o professor na atividade de ensino. Esse feedback é importante para a construção, reconstrução a formação integral dos alunos e para a construção, reconstrução da profissionalidade docente.

Recursos Complementares

O processo evolutivo da produção de texto infantil     

Carla Andréa Brande (UFSCar) Orientadora: Prof. Dra. Claudia Raimundo Reyes (UFSCar)  

 http://blig.ig.com.br/maeducacao/2009/   

Avaliação

Na avaliação você deve verificar se as crianças participaram de modo a se apropriar do conhecimento histórico. Voce vai fazendo um acompanhamento, um a um. durante o processo de ensino-aprendizagem, analisando o diálogo que eles conseguem estabelecer com as informações, se utilizam as informações para desenvolver as atividades propostas, para compreender que a exploração do pau-brasil se constituiu em uma atividade comercial dos portugueses, que implicou no trabalho escravo dos índios; discutir quais foram as relações estabelecidas entre colonizadores e colonizados, as lutas indígenas que expressaram a ação de invasão e domínio dos portugueses;

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosane, EM Gerardo Mário Tornatore , São Paulo - disse:
    rosane_minchin@hotmail.com

    08/03/2012

    Cinco estrelas

    Boa noite Adorei esta aula, tanto que aproveitei algumas partes dela em minhas aulas de História e fiquei muito feliz com o resultado e a participação dos alunos, uma vez que as atividades despertaram neles um imenso interesse. Obrigada por compartilhar


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.